segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Pipeline e Backdoor: entenda as ondas que vão decidir o título mundial de surf

Pipeline e Backdoor. Esses são os nomes das duas ondas que irão decidir o campeão do Pipe Masters, uma das competições mais tradicionais do surf profissional, e o campeão mundial 2014. Entenda melhor cada uma delas.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que as duas ondas quebram exatamente na mesma praia, chamada também de Pipeline ou Banzai Pipeline. No entanto, Pipeline é a onda que vai para a esquerda, enquanto Backdoor vai para a direita. E nem sempre acontecem ao mesmo tempo. Ou, ao menos, não é frequente que as duas estejam em suas melhores condições no mesmo momento.

Mas, mesmo em dias em que as duas ondas estão "funcionando" bem, é preciso escolher uma delas para realizar o campeonato, porque, embora estejam na mesma bancada, as ondas estão distantes uma da outra e exigem posicionamentos diferentes por parte do surfista.

O "reef" de Pipeline, assim como todos os picos do Havaí, foi formado a partir de uma combinação entre atividade vulcânica, corais e erosão.Além disso, há outra questão envolvendo o mar de Pipeline. Ali, uma mesma bancada tem ondas diferentes (Backdoor e Pipeline, por exemplo). E, além da bancada ou reefs (banco de corais no fundo do mar), o mar possui três "reefs" - bancadas diferentes, com distâncias diferentes em relação à praia. A onda clássica de Pipeline pode quebrar no primeiro e no segundo reef. Dependendo da direção do swell, do tamanho da onda e de outras variáveis, a onda passa a acontecer no terceiro reef e muda um pouco de nome - passa a se chamar Banzai Pipeline.

SURFLINE.COM

Os "reefs" de Pipeline

O que faz delas ondas tão temidas, entre outras coisas, é o fundo do mar naquele local. Abaixo da água, em uma profundidade bastante rasa, há corais. Qualquer descuido ou queda pode machucar muito e trazer graves consequências. O fundo, inclusive, também contribui para Pipeline e Backdoor serem ondas rápidas.

Em entrevista ao ESPN.com.br/XGAMES, Gabriel Medina foi sincero ao dizer que prefere competir na final do WCT surfando apenas Pipeline. Isso porque ele surfa com o pé direito à frente da prancha (Goofy). Nunca houve, aliás, um campeão do Billabong Pipe Masters surfando de costas para Backdoor, o que seria o caso de Medina. Assista ao vídeo acima, com Gabriel falando sobre essas duas ondas e a possibilidade de rolarem no campeonato.

ALEKO STERGIOU
Mick Fanning surfando Pipeline

Muitas etapas do WCT no Havaí já foram decididas em Backdoor, por isso a preocupação em relação a Medina. "Se quebrar Backdoor, seria o pior cenário pro Gabriel, porque teria muita direita, e é uma onda difícil de surfar de costas pra onda e o próprio Gabriel não tem muita experiência nela. Mas ele se adapta muito fácil", comenta o surfista Bruno Santos.

Só saberemos qual onda vai rolar no Pipe Masters quando o evento começar. Mas Medina tem demonstrado confiança, mesmo que tenha que surfar de modo diferente do que está acostumado. A janela de espera da última etapa do WCT vai de 8 a 20 de dezembro, com transmissão dos Canais ESPN e do WatchESPN. 

FOTOS: PIPELINE, O LOCAL DA DECISÃO DO TÍTULO MUNDIAL

O line up clássico



































 

WCT Pipe Masters AO VIVO nos Canais ESPN e WatchESPN

Acompanhe ao vivo no WatchESPN todas as baterias do Pipe Masters, a última e decisiva etapa da ASP World Tour. Na TV, os canais ESPN transmitem ao vivo a fase decisiva da competição. Além da transmissão ao vivo, os canais ESPN exibem logo após o término do evento um programa com os melhores momentos da etapa.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...