sábado, 13 de dezembro de 2014

CBV desiste de sediar Liga Mundial de vôlei após punição a brasileiros

Técnico Bernardinho foi punido pela Federação Internacional de Vôlei

O Brasil não vai mais sediar a fase final da Liga Mundial de vôlei, que acontecerá em julho de 2015. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou, nesta sexta-feira, que abriu mão do evento "em solidariedade aos punidos", depois que a FIVB decidiu punir o técnico Bernardinho e os jogadores Mário Junior, Murilo e Bruninho.

Todos foram punidos após o Mundial Masculino, disputado na Polônia, em setembro. Bernardinho criticou a Federação.

"Foram muitas coisas feias que fica complicado. A Federação Internacional age de uma maneira baixa demais. Teve coisa aqui, escalação de árbitro, no sentido de desestabilizar mesmo. Nada influenciou no jogo, nós perdemos porque eles jogaram nas bolas, com inteligência, tocando a bola, mas é muito baixo", disse Bernardinho, à época.

De acordo com o comunicado emitido pela CBV, "o técnico Bernardo Rezende foi punido com 10 jogos de suspensão e multa de 2 mil dólares. O líbero Mário Junior recebeu seis jogos como punição, Murilo Endres está suspenso por um jogo e o capitão da seleção brasileira, Bruno Resende, foi multado em 1.000 dólares".

O Brasil foi líder da segunda fase, mas não teve nenhum benefício, já que caiu, na 3ª fase, no mesmo grupo que Polônia e Rússia, duas potências. Os poloneses, que ficaram em segundo na 2ª fase, ainda tiveram o privilégio de escolher a cidade sede.

Veja o comunicado divulgado pela CBV:


Em meio as notícias que envolvem o voleibol brasileiro, posterior ao relatório da Controladoria Geral da União e, principalmente, depois do posicionamento da CBV em acionar judicialmente os responsáveis pelos contratos e pagamentos suspeitos na gestão do ex-presidente Ary Graça, a modalidade mais vitoriosa do esporte do nosso país foi mais uma vez surpreendida com um duro golpe.


Nesta sexta-feira (12.12), a CBV recebeu a decisão da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), presidida por Ary Graça, sobre fatos ocorridos no Mundial Masculino, na Polônia, em setembro. O técnico Bernardo Rezende foi punido com 10 jogos de suspensão e multa de 2 mil dólares. O líbero Mário Junior recebeu seis jogos como punição, Murilo Endres está suspenso por um jogo e o capitão da seleção brasileira, Bruno Resende, foi multado em 1.000 dólares.


A CBV repudia a atitude da FIVB um dia depois do seu presidente Ary Graça virar alvo novamente das manchetes dos principais veículos de comunicação do Brasil, numa clara demonstração de retaliação ao posicionamento da CBV frente aos indícios de irregularidades apresentados pela CGU.


A CBV está prestando suporte jurídico aos ídolos brasileiros e vai apresentar recurso em instância superior. Mais do que isso, em solidariedade aos nossos jogadores, ao nosso técnico multicampeão e em respeito ao torcedor brasileiro, a CBV, por decisão do presidente Walter Pitombo Larangeiras, comunica que NÃO REALIZARÁ EM SOLO BRASILEIRO a fase final da Liga Mundial, prevista para acontecer no Brasil em julho de 2015.


Entendemos que o torcedor brasileiro ficará frustrado por não ter a oportunidade de ver aqui as melhores equipes do voleibol mundial, mas a CBV não compactua com as práticas desenvolvidas pela FIVB e toma essa atitude para resgatar o respeito que o Brasil tem e merece no cenário esportivo internacional.

Mais tarde, a Federação Internacional de Vôlei, presidida por Ary Graça, se pronunciou sobre o assunto:

Posicionamento

A FIVB declara que recebeu da Confederação Brasileira de Voleibol - CBV - uma carta de aceitação de sediamento do referido evento, assinada pelo Vice-Presidente da CBV, no dia 3/Outubro/2014, cumprindo formalidade do "Bidding Process" do evento Finais da Liga Mundial 2015, a ser sediado no Rio de Janeiro, em Julho de 2015.

Igualmente, a FIVB declara que o Presidente Ary Graça não tem qualquer ingerência na decisão do "Disciplinary Panel" da Federação, que decidiu pela punição para os jogadores e treinador tendo em vista sua conduta durante o Mundial de Voleibol na Polônia em 2014. Trata-se de um órgão disciplinar absolutamente independente, que recebe denúncias do Presidente do Comitê de Controle de cada competição.

O evento denominado Finais da Liga Mundial 2015 é um dos principais eventos anuais da Federação Internacional de Voleibol e não pode ser tratado dessa forma. Portanto, a CBV, se realmente confirmar a decisão descrita na nota oficial emitida, arcará com todas as penalidades impostas pelo Regulamento Esportivo e pela Constituição da FIVB.

A FIVB lamenta profundamente ver uma Federação Nacional ir de encontro à decisão de um Tribunal Independente, fato nunca antes ocorrido na história do Voleibol.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...