sexta-feira, 10 de outubro de 2014

SP Prime - Medina confirmado na etapa de Maresias

Maresias tem um dos melhores tubos do Brasil. Foto: Aleko Stergiou.

O fenômeno de Maresias, Gabriel Medina, está confirmado no evento que vai fechar a "perna brasileira de fim de ano" da ASP South America na primeira semana de novembro na praia mais badalada do litoral norte paulista.

Medina é uma das várias estrelas do WCT já confirmadas no evento que vai fechar a "perna brasileira de fim de ano" da ASP South America nos dias 3 a 9 de novembro. Ele pode conquistar o primeiro título mundial do Brasil na história do esporte semana que vem em Portugal e o SP Prime seria o primeiro evento dele como campeão do ASP World Tour.

Além disso, esta é a última etapa com nível máximo de pontuação - 6.500 - do ASP Qualification Series 2014, antes do encerramento da temporada na Tríplice Coroa Havaiana. Portanto, será decisiva na briga pelas dez vagas para a elite dos top-34 que vai disputar o título mundial na estreia da World Surf League no ano que vem.

"Estamos trabalhando para fazer um evento que venha ao encontro com o grande momento que o surfe brasileiro está vivendo", promete Luiz Tuzino, um dos idealizadores do SP Prime.

"Hoje, os quatro brasileiros mais bem colocados no ranking do WCT são do estado de São Paulo e o Gabriel Medina tem chances reais de ser o primeiro brasileiro campeão mundial da história esse ano. Além dele, o Adriano de Souza, o Miguel Pupo e o Filipe Toledo, também vêm se destacando na temporada e estava na hora de São Paulo voltar a sediar uma etapa do Circuito Mundial".




Maresias. Foto: Aleko Stergiou.

Luiz Tuzino também conta como o SP Prime foi concretizado. "A ideia de fazer o evento surgiu de um bate papo entre eu, o meu sócio Sérgio Pellegrino, com o Xandi Fontes e o Dany Boi, da Quantica Eventos, que já faz o WCT no Rio. Nós queríamos aproveitar todo este momento para potencializar mais o surfe no nosso estado. O Governo do Estado de São Paulo também enxergou essa oportunidade e nos apoiou totalmente, para que o nosso desejo de fazer o evento mais importante das séries qualificatórias para o WCT em Maresias se tornasse realidade. Estou muito feliz, porque para mim é a realização de um sonho".

A Praia de Maresias é apontada por muitos surfistas entre as que têm os melhores tubos do Brasil e já sediou cinco etapas do Circuito Mundial de Surfe Profissional. Mas, o SP Prime será o primeiro com o nível máximo de importância na briga pelas vagas para a divisão de elite que disputa o título mundial no WCT, com a vitória valendo 6.500 pontos. A expectativa é grande, pois desde 2010 a cidade de São Sebastião não recebe nenhum evento internacional da Association of Surfing Professionals (ASP).

Conta a história que no litoral paulista foram surfadas as primeiras ondas no país, por Osmar Gonçalves em 1938 no Canal 3 de Santos. O estado de São Paulo sempre esteve na vanguarda do esporte e foi palco das primeiras competições de surfe no Brasil, os antigos festivais da década de 70 em Ubatuba.

Já a Praia de Maresias só foi desbravada pelos surfistas nos anos 80. Na época, era acessível por uma estrada de terra em precárias condições na verdadeira aventura pela Mata Atlântica para surfar as ondas mais adrenalizantes do litoral norte paulista.

A melhor combinação para Maresias bombar seus tubos de qualidade internacional com 4 a 10 pés de altura, é quando entram ondulações de Sul/Sudeste com vento Leste, principalmente entre os meses de abril e novembro.

As várias bancadas de areia espalhadas pelos 5 Km da Praia de Maresias, podem produzir tubos inesquecíveis para os surfistas. Quando as ondas estão acima de 6-8 pés, um bom preparo físico será exigido para enfrentar as fortes correntezas até o outside, pois não existe canal quando o mar fica grande.



Medina vai voltar a competir em casa. Foto: Kirstin Scholtz / ASP.

"Já estamos vivendo a expectativa para o evento, ainda mais com essa possibilidade do Gabriel Medina ser campeão mundial em Portugal. Mas, mesmo que não seja, o campeonato será como uma homenagem para ele, por ser na casa dele", disse Silvio da Silva, presidente da Federação Paulista de Surf (FPS).

"Já faz tempo que não temos uma etapa do Circuito Mundial no litoral paulista, então é uma novidade para o público, ainda mais sendo em Maresias com festas e shows na programação, vai lotar a praia certamente. É um evento importante para o nosso estado, importante para os surfistas porque vale a maior pontuação no ranking mundial e importante para o Brasil também, que está vivendo um momento especial no cenário internacional do surfe. Agora é só esperar para que Maresias dê altas ondas como a gente conhece para tudo ser perfeito".

Maresias no mundial

A estreia de Maresias no calendário mundial foi em 1993 e o paulista Renan Rocha festejou o título quando o fenômeno Gabriel Medina nem tinha nascido ainda, pois só veio ao mundo em dezembro daquele ano. Depois, só voltou a sediar uma etapa do extinto WQS em 1999 e em 2000, vencidas pelo paranaense Peterson Rosa e o baiano Crhistiano Spirro, respectivamente. As outras duas etapas foram realizadas em intervalos de cinco anos.

O novo retorno ao calendário da ASP aconteceu em 2005 e o carioca Pedro Henrique ficou com o título. E a última foi em 2010, o SuperSurf Internacional vencido pelo paranaense Caetano Vargas. Agora, mais cinco anos depois aproximadamente, é a vez da primeira etapa com status Prime na Praia de Maresias, o SP Prime, que vai dividir um total de 250 mil dólares entre os 96 participantes, pois todos recebem premiação em dinheiro pela participação no evento.



Maresias. Foto: Daniel Smorigo/ASP


Festas e shows

Além das disputas por pontos decisivos na corrida pelas vagas no WCT de 2015, a etapa mais importante da "perna brasileira de fim de ano" da ASP South America também programou várias atrações para o público que deve lotar a Praia de Maresias para assistir os melhores surfistas do mundo.

No dia 1.o de novembro, acontece a Festa de Abertura no Morocco Bar e no sábado seguinte, 8 de novembro, o agito começa na praia mesmo, com um Festival de Música aberto ao público no final de tarde logo após o encerramento da competição, com a banda CPM 22 como principal atração. Depois, à noite, tem a Festa de Encerramento no Sirena Club.

FONTE:: João Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...