sábado, 18 de outubro de 2014

RUGAS ESTÁTICAS X DINÂMICAS: SAIBA A DIFERENÇA ENTRE ELAS!

Descubra como diferenciar as linhas de expressão e quais são as melhores formas de preveni-las!

Descubra como diferenciar as linhas de expressão e quais são as melhores formas de preveni-las!


FONTE: TEMPO DE MULHER

Basta mencionar a palavra “ruga” para que as mulheres sintam um arrepio. Afinal, ela é a principal vilã da beleza do rosto, este que é o nosso principal cartão de visitas. Por isso, garanto que você já deve ter adotado métodos eficazes de combate ao envelhecimento da sua pele. E desde cedo iniciou os cuidados com a cútis, certo? Não? Então, não fique parada aí e corra contra o tempo. Quanto antes você começar, menos marcas de expressão você terá com o passar dos anos.

E falando nelas, você sabia que existem dois tipos de rugas? Pois é, e elas se chamam dinâmicas e estáticas. De acordo com a dermatologista Silvia Zimbres, de São Paulo, o primeiro grupo são linhas de expressão causadas pela ação dos músculos faciais. “Elas só ficam visíveis quando sorrimos, rimos ou choramos”, explica. Já as estáticas são mais profundas e permanentes, originadas pelo envelhecimento natural da pele. Podemos notá-las mesmo quando a face não está em movimento.

Apesar dessas diferenças e do tipo de ruga que você tenha, o importante é aprender a identificar cada caso e cuidar dela o quanto antes. E lembre-se sempre: não importa a idade, em qualquer momento da vida você pode combater o envelhecimento da pele. Inclusive, hoje em dia já existe creme anti-idade indicado para todas as faixas etárias e que estimula a renovação celular. Além, claro, de ter um bom protetor solar como aliado.

Ah, e não esqueça que esses produtos devem se tornar os seus melhores amigos, afinal, eles serão incluídos na sua rotina de beleza, fazendo parte do seu dia a dia! Já pensou que maravilha chegar aos 50 com carinha de 30? Então, confira as dicas a seguir e vamos descobrir juntas mais detalhes sobre cada um desses dois tipos de rugas!

1. As causas

Bom, vamos lá. É fácil entender: as rugas dinâmicas são aquelas originadas pela hiperatividade muscular, ou seja, pelos movimentos frequentes que fazemos diariamente. Por sua vez, as estáticas acontecem quando começa a ocorrer a diminuição de colágeno [proteína que mantém a pele firme] e elastina [também é uma proteína e, como o próprio nome indica, funciona como um elástico: faz a pele voltar à sua forma original quando esticada].

Outro detalhe importante, no caso das rugas estáticas, é que a ausência de hidratação cutânea também é um dos causadores dessa marquinha indesejada. “Outros fatores podem favorecer o aparecimento das rugas estáticas. Entre eles, excesso de exposição solar, fumo, má alimentação e estresse, além da herança genética”, completa Márcia Ramos-e-Silva, chefe do serviço de dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

2. Como identificar

A dica é se olhar no espelho e perceber se existem marcas e vincos na pele que já aparecem sem que você movimente os músculos da face. Se encontrar algum sinal, são rugas estáticas. Experimente brincar com o rosto. Sorria ou faça biquinho para achar as dinâmicas. “O exercício é válido, mas não substitui a consulta do dermatologista. Isso porque o profissional vai avaliar a sua pele com profundidade para identificar a textura da região”, conta Barbara Uzel, dermatologista do Hospital Anchieta, de Brasília.

Aproveite ainda para criar um kit de prevenção antirrugas. Mas verifique com esse especialista que produtos você pode usar. E não deixe de ter basicamente um hidratante adequado para o seu tipo de pele [mista, oleosa, seca ou normal], um creme anti-idade que proporcione uma regeneração celular e, claro, um protetor solar!

3. Prevenir é o melhor remédio

Os cuidados devem começar desde cedo, combinado? “Aos 20 anos, deve-se dar preferência aos produtos que sejam antioxidantes - como a vitamina C -, e que estimulem a textura jovem e saudável da pele. Depois dos 30, é hora de investir em ácidos clareadores e ricos em água para hidratar a região”, ensina Samar Mohamad El Harati, dermatologista do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, em São Paulo.

4. Adeus, sujeirinhas!

Ter uma pele limpa e bem cuidada ajuda a postergar o aparecimento das tão temidas rugas. Por isso, lave o rosto com água morna e sabão neutro. “O ideal é fazer esse ritual duas vezes ao dia. Doses excessivas retiram a oleosidade e a hidratação natural da pele”, afirma Silvia.

Se criar esse hábito, de lavar a pele com frequência, vai notar facilmente a diferença na textura da sua cútis.

5. Cor da pele

Sim, as marcas de expressão aparecem com mais frequência em mulheres brancas. “Quanto mais clara a cor da pele, menor a quantidade de melanina, pigmento responsável por absorver a radiação ultravioleta e proteger o DNA das células do rosto”, diz a dermatologista Luciana Hitomi, do Rio de Janeiro.

Por isso, peles morenas e negras parecem envelhecer mais tardiamente. Justamente porque essa melanina presente em maior quantidade protege mais essas células de tonalidade mais escura.

7. Tratamentos

As rugas são uma consequência natural da pele do rosto, ok. Mas para a alegria da ala feminina, felizmente, já existem cosméticos anti-idade que podem amenizar os efeitos sobre a pele. Alguns deles funcionam, inclusive, com ações diretas nas células da cútis, renovando-as com frequência. Além disso, aumentam a produção do colágeno, hidratam a pele e ainda permitem recuperar a firmeza e luminosidade da face.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...