terça-feira, 7 de outubro de 2014

Bianchi tem lesão cerebral difusa; especialista diz que haverá sequelas



Depois de um dia de poucas informações, a equipe Marussia divulgou um comunicado oficial na noite de terça-feira no Japão (manhã no Brasil) em nome da família de Jules Bianchi, internado no Centro Médico Geral de Mie, em Yokkaichi, desde domingo, em razão do gravíssimo acidente sofrido durante a corrida da Fórmula 1 em Suzuka. Segundo o comunicado, o francês de 25 anos possui uma "lesão axonal difusa" e encontra-se em estado crítico, porém estável.

Jules permanece na Unidade de Terapia Intensiva do Centro Médico Geral de Mie, em Yokkaichi. Ele sofreu uma lesão axonal difusa e está em estado crítico, mas estável. Os profissionais médicos do hospital estão oferecendo o melhor tratamento e cuidados e somos gratos por tudo o que fizeram por Jules desde o acidente - informa a família em comunicado.

Bianchi recebendo primeiros atendimentos médicos após acidente no Japão (Foto: Reprodução / Formule1nieuws.nl)

O GloboEsporte.com entrou em contato com o neurocirurgião com especialização na Santa Casa de Belo Horizonte e centros franceses da área, Leogildo Charpinel. Ele explicou que a lesão axonal difusa trata-se de um trauma grave em decorrência do impacto do cérebro com as paredes do crânio devido a fortes desacelerações. O francês da Marussia atingiu um guindaste que rebocava a Sauber de Adrian Sutil, que havia rodado na saída da curva 7. O impacto no veículo de resgate foi a cerca de 200km/h, com uma força de 50G, equivalente a 50 vezes a força da gravidade. O acidente aconteceu na 43ª volta do GP do Japão e provocou o encerramento da prova.

Segundo o especialista, Bianchi deverá ter sequelas, mas será preciso saber a extensão dos danos para se ter uma ideia das limitações que o piloto francês terá daqui para frente:

É uma lesão grave, uma patologia grave, a lesão axonal difusa acomete todo o cérebro, com microtraumatismos, lesando o neurônio, o neurônio não funciona, apesar da pessoa estar viva. Ele pode ter sequelas, não voltar a andar, não voltar a falar. É uma lesão que não tem melhora, é preciso saber a extensão. Você pode viver anos e anos, mas sem falar ou ter qualquer função - explicou Charpinel, que possui especialização em neurocirurgia na Santa Casa de Belo Horizonte
e em hospitais franceses.

Philippe Bianchi e Christine Bianchi, pais do piloto, no Centro Médico Geral de Mie (Foto: EFE)

Charpinel usou exemplos para explicar como a lesão axonal difusa pode afetar os neurônios:

A lesão axonal difusa é mais ou menos, para ficar simples de entender, como você pegar um elástico novinho, esticá-lo, e vê-lo perder a força. O elástico está novinho, mas não terá a força elástica mais. É como pegar um calção e ter o elástico frouxo. O neurônio é uma estrutura comprida. O cérebro chacoalha, ele não é fixo ali dentro da cabeça, o que o protege é o osso. Quando a pessoa leva uma pancada, o cérebro se movimenta para frente, para trás, de lado, e o neurônio fica machucado, em certos momentos, ele perde a sua função - completou.

Confira o comunicado na íntegra:

"Este é um momento muito difícil para nossa família, mas as mensagens de apoio e carinho por Jules de todo o mundo têm sido uma fonte de grande conforto para nós. Gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos.

Jules permanece na Unidade de Terapia Intensiva do Centro Médico Geral de Mie, em Yokkaichi. Ele sofreu uma lesão axonal difusa e está em estado crítico, mas estável. Os profissionais médicos do hospital estão oferecendo o melhor tratamento e cuidados e somos gratos por tudo o que fizeram por Jules desde o acidente.

Agradecemos também a presença do Professor Gerard Saillant, presidente da Comissão Médica da FIA, e do Professor Alessandro Frati, neurocirurgião da Universidade de Roma La Sapienza, que viajou para o Japão a pedido da Scuderia Ferrari. Eles chegaram ao hospital hoje e se reuniram com a equipe médica responsável para o tratamento Jules, a fim de serem plenamente informados do seu estado clínico, para que sejam capazes de aconselhar a família. Os Professores Saillant e Frati reconheceram o excelente atendimento prestado pelo Centro Médico de Mie e gostariam de agradecer a seus colegas japoneses. O hospital continuará a acompanhar e tratar Jules e mais atualizações médicas serão fornecidos quando for o caso".

FONTE: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...