quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A Base: profissionalismo, amadorismo, dedicação e ganância vivem juntos

Internacional usa métodos para aperfeiçoar seus talentos (Foto: Reprodução TV Globo)

A fábrica de bons jogadores do futebol brasileiro continua funcionando, mas será que produz tão bons jogadores quanto antigamente? O segundo episódio da série “Base: da terra à grama” mostra os diferentes modos de lapidar o talento de um jogador e os fatores financeiros que podem influenciar esse processo.

A equipe do Esporte Espetacular visitou clubes grandes e prolíficos em produzir talentos como o Internacional, que trabalha com método e investimento. Visitou também clubes pequenos que fazem o trabalho na categoria de base simplesmente com abnegação como o pequeno Galícia, de Salvador. Um terceiro tipo de clube também foi estudado pela reportagem: o clube-empresa, que mesmo sem a tradição das grandes agremiações, trabalha de forma profissional e atenta e revela bons jogadores como o Fragata, clube de propriedade do ex-volante da seleção brasileira Emerson.


E como os empresários dos jogadores entram nessa equação? Descobrimos olheiros europeus presentes nas competições de base aqui no Brasil e também falamos com meninos que revelam seguir cegamente as ordens de seus agentes em busca de tão sonhada independência financeira que pode surgir através de uma transferência internacional. O papel da CBF, que não oferece um calendário completo para as categorias de base também é avaliado.
Olheiros ligados em jogos das divisões de base (Foto: Reprodução TV Globo)

Mas há trabalhos bem feitos e vários times da série A contam com jogadores importantes feitos na base. São jogadores como os cruzeirenses Lucas Silva e Alisson, o colorado Eduardo Sasha, o volante botafoguense Gabriel, ou seu xará santista Gabigol. O atacante Erik, do Goiás, a dupla Douglas Coutinho e Marcelo, do Furacão e também o gremista Luan são bons exemplos que talento e organização precisam tabelar, já que, sozinha, a bola não acha o caminho do gol.

Meninos sonham ser jogadores de futebol (Foto: Reprodução TV Globo)

fonte: Globo Esporte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...