sábado, 5 de julho de 2014

Deschamps muda jogo, baixinho de 1,67m decide e França bate Nigéria

Jogadores da França comemoram gol após falha de Enyeama (© Getty)
Jogadores da França comemoram gol após falha de Enyeama

Benzema tenta após tabela com Griezmann, mas Moses salva em cima da linha. A torcida comemora.

Valbuena cruza na área e Benzema força Enyeama a fazer bela defesa. A torcida comemora.

Cabaye acerta o travessão em chute da intermediária. A torcida comemora.

Não restava dúvida: boa parte das mais de 67 mil pessoas que foram ao Estádio Nacional, em Brasília, nesta segunda-feira, estava do lado da Nigéria. Os africanos até responderam ao apoio em boa atuação. Com um quarteto poderoso na frente, a equipe chegou a ter até um gol corretamente anulado no primeiro tempo. Na volta do intervalo, a França se soltou, aumentou a pressão e, no fim da partida, conseguiu a vitória de 2 a 0.

Em escanteio batido pelo ‘baixinho' de 1.67 m Valbuena, Enyeama, que vinha em excelente tarde, falhou, deixou a bola passar e Paul Pogba desviou de cabeça para o fundo das redes aos 34 minutos do segundo tempo. Praticamente nos acréscimos, Griezmann fez corta-luz em nova jogada de Valbuena vindo da linha de fundo e Yobo desviou contra a própria meta fechando a conta.

O resultado pode ser creditado em parte ao técnico francês Didier Deschamps, que conseguiu mudar a dinâmica da partida com a saída de Giroud e a entrada de Griezmann. Benzema, então sumido, voltou a participar com o destaque da Real Sociedad em campo.

O jogo

Demorou para os times se soltarem. Os primeiros 10 minutos foram praticamente todos eles marcados pela distribuição errada de passes. Enquanto os franceses tentava subir com Paul Pogba pelo meio, os nigerianos apostavam em seu quarteto ofensivo com Musa-Odemwingie-Emenike e Moses.

Somente aos 14, as Super Águias, enfim, levaram perigo em uma de suas descidas.

Emenike recebeu bola na esquerda, tentou cortar a marcação de Debuchy e foi derrubado na entrada da área. Odemwingie se apresentou para a cobrança e assustou em desvio de cabeça de Mikel que Lloris se antecipou para afastar qualquer ameaça.

Na sequência, foi a vez dos Azuis, enfim, acordarem também. Giroud fugiu da marcação, saiu da área e recebeu de Benzema na altura da meia-lua para girar e mandar ao lado da meta defendida por Enyeama.

Quase que a França é surpreendida em novo ataque rápido da Nigéria. Aos 18, Musa inverte papel com Emenike, carrega pelo lado esquerdo e manda no meio da área. O atacante do Fenerbahce, sozinho, desvia com um toque rasteiro e não dá chances de reação para Lloris. A arbitragem, no entanto, assinala corretamente impedimento do camisa 9.

Foi por pouco - nesse caso, literalmente.

A resposta francesa veio em grande estilo, após Pogba fazer fila vindo do meio-de-campo, abrir para Valbuena e correr para receber cruzamento do baixinho na frente. Ele acerta um belo voleio que acaba sendo parado por Enyeama em excelente defesa.

O jogo tem uma queda de ritmo em seguida e volta a se concentrar no meio-de-campo;

A França conseguia bater sempre a marcação adversária em triangulações pelas laterais. Foi assim mais uma vez aos 29 minutos, em combinação entre Matuidi, Valbuena e Debuchy que o lateral-direito finalizou forte com perigo.

Antes do intervalo, a Nigéria ainda chegou novamente com Emenike arriscando da intermediária para boa defesa de Lloris. No rebote, Moses ainda tentou aproveitar, mas tocou com a mão e teve a falta marcada.

Os africanos tiveram a primeira chance na etapa complementar. Logo aos seis minutos, Moses dança na frente da defesa e a bola sobra para passagem de Ambrose meter na área. Emenike se adianta à marcação, mas tem marcado mais uma vez o seu impedimento. O zagueiro do Real Madrid, Raphael Varane, ainda se machucando no lance.

Os franceses não encontravam mais espaço para atacar.

Ao contrário do que aconteceu em outros jogos, Giroud e Benzema não conseguiam se aproximar e deixava a equipe dependente basicamente das subidas de Matuidi e Pogba.

Pouco demais. A Nigéria, que não tinha nada com isso, aproveitava para pressionar. Falhando ainda no último passe, o time forçava nos chutes à distância. Em um deles, aos 18 minutos, Odemwingie pegou bem e exigiu defesa difícil de Lloris.

O troco dos Azuis veio aos 24 - e quase que de forma avassaladora. Benzema fez boa tabela na entrada da área com Griezmann, que entrou no lugar de Giroud, recebeu na frente e bateu na saída de Enyeama. A bola ainda voltou em sua perna para encobrir o goleiro nigeriano. Moses, então, salvou em cima da linha.

A França mudou totalmente a cara do confronto.

Aos 31 minutos, em escanteio cobrado por Valbuena, Benzema dominou do lado direito e chutou cruzado com bastante perigo. A zaga nigeriana afastou. Na sobra, Cabaye soltou um canudo e o travessão salvou os africanos.

Em seguida, foi a vez de Enyeama se desdobrar em cabeçada de Benzema após bola alçada por Valbuena.

O camisa 1 passou batido aos 34. Em novo escanteio mandado na área por Valbuena, o goleiro-artilheiro saiu em falso e deixou a bola passar para Pogba, sozinho na outra trave, testar para as redes e abrir o placar. Em outra jogada na linha de fundo, o baixinho do Olympique de Marseille mandou cruzou rasteiro na área, Griezmann fer o corta-luz e Yobo desviou contra as próprias redes nos acréscimos.




FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...