sábado, 5 de julho de 2014

Bélgica 'broca' paredão dos EUA na prorrogação e pega a Argentina nas quartas

Holanda (4 ) 0 x 0 (3) Costa Rica (© AP)

Durante os 90 minutos, o goleiro Tim Howard, dos EUA, fez 12 defesas, batendo o recorde do Mundial até agora

Foi preciso uma furadeira enorme para "brocar", como dizem os baianos, o paredão defensivo que os EUA montaram na Arena Fonte Nova, mas a Bélgica marcou duas vezes na prorrogação e venceu os americanos por 2 a 1 nesta terça-feira, em Salvador, avançando às quartas de final da Copa do Mundo com 100% de aproveitamento - quatro vitórias em quatro partidas até agora.

A vitória dos belgas poderia ter saído ainda no tempo normal, mas o goleiro Howard fez de tudo para impedir. Durante os 90 minutos, o arqueiro fez 12 defesas impressionantes, batendo o recorde do Mundial até agora. A melhor delas foi em um chute de Mirallas, que o barbudo defendeu com as pernas.
De Bruyne sai para comemorar o gol. Ao fundo, norte-americanos lamentam (© Getty)

Os norte-americanos também tiveram a chance de ganhar na capital baiana, mas Wondolowski perdeu uma chance inacreditável no último lance do tempo regulamentar, levando o técnico Jurgen Klinsmann à loucura.

No tempo extra, a Bélgica finalmente achou os gols que procurou insistentemente durante toda a partida. Primeiro, De Bruyne aproveitou jogada de Lukaku e bateu cruzado para abrir o placar. Depois, o próprio De Bruyne devolveu a gentileza e lançou Lukaku, que fuzilou para ampliar.

Na segunda etapa da prorrogação, Green descontou com um belo gol logo no primeiro minuto, deixando o jogo ainda mais emocionante. Apesar da garra dos americanos, porém, os europeus seguraram a vantagem até o final e se classificaram.

Na próxima fase, os "Diabos Vermelhos" vão enfrentar a Argentina, que passou pela Suíça com uma apertada vitória por 1 a 0, também nesta terça-feira, em São Paulo.

O duelo terá transmissão ao vivo dos canais ESPN e do WatchESPN, além de tempo real pelo ESPN.com.br.

O jogo

O primeiro tempo foi parelho, mas as duas equipes perdendo boas chances. A melhor dos americanos saiu após tabela entre Bradley e Dempsey, os cérebros da equipe, mas o chute do camisa 8 saiu fraco, para defesa segura de Courtois.

A resposta belga veio dois minutos depois: Zusi perdeu a bola no meio-campo e deu o contra-ataque que quase foi fatal. De Bruyne recebeu livre na esquerda a cortou a zaga com um drible seco, mas seu chute saiu torto, à direita do gol de Howard.

Pouco depois, Vertonghen recebeu boa bola na esquerda e cruzou rasteiro, com veneno, mas Beasley apareceu para cortar de maneira providencial, salvando o US Team. O troco veio com Jones, chutando forte de fora da área, à direita de Courtois, para levar o duelo sem gols para os vestiários.

Na volta do intervalo, a Bélgica retornou mais ligada e por muito pouco não abriu o placar aos 10 minutos: Origi cabeceou, o goleiro Howard ficou só olhando e a bola bateu no travessão antes de sair. Quatro minutos depois, Hazard costourou pela esquerda e cruzou, e Mertens por muito pouco não anotou um belo gol de letra.

Os europeus seguiam tentando furar o bloqueio dos EUA, que se defendia ferozmente com uma linha de cinco. Aos 28, Fellaini disparou de fora da área e assustou Howard, que viu ela passar à direita. Minutos depois, a bola sobriu limpa para Origi, mas o atacante parou na ótima defesa do goleiro americano.

A pressão dos "Diabos Vermelhos" era infernal, e Howard ia se virando como podia. Aos 30, Origi lançou e Mirallas saiu de frente com o arqueiro, mas o barbudo defendeu de maneira espetacular com as pernas. Três minutos depois, Hazard bateu colocado e o arqueiro fez mais uma ótima intervenção, espalmando o perigo para longe.

A pressão dos belgas foi intensa até o final, com Hazard mandando uma bola no lado de fora da rede e Kompany obrigando Howard a mais uma bela defesa. No último lance, Wondolowski teve a bola do jogos para os Estados Unidos, mas isolou na pequena área e levou o técnico Jurgen Klinsmann à loucura, além do jogo para a prorrogação.

Logo no início do tempo-extra, a Bélgica achou o gol que tanto procurou o jogo inteiro: Lukaku ganhou no corpo pela direita e carregou até a área, cruzando rasteiro para De Bruyne, que girou em cima dos dois zagueiros americanos e bateu cruzado para finalmente vencer Howard.

O mesmo De Bruyne devolveu a gentileza no final do primeiro tempo da prorrogação, dando boa enfiada de bola para Lukaku fuzilar Howard e ampliar.

No segundo tempo extra, todavia, o jogo seguiu emocionante: logo no primeiro lance, o jovem Green, que havia acabado de entrar nos EUA, rebebeu ótimo lançamento e chutou de primeira para vencer Courtois e recolocar o US Team no jogo.

Apesar da garra dos americanos, a Bélgica segurou a vantagem até o fim e avançou para a próxima fase da Copa, mantendo 100% de aproveitamento no torneio.

FICHA TÉCNICA

BÉLGICA 2 x 1 ESTADOS UNIDOS

Copa do Mundo 2014 - Oitavas de final

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA

Data: 1º de julho de 2014, terça-feira

Horário: 17h (horário de Brasília)

Público: 51.227 torcedores

Árbitro: Djamel Haimoudi (ARG)

Assistentes: Redouane Achik (MAR) e Abdelhak Etchiali (ARG)

Cartões amarelos: Kompany (BEL); Cameron (EUA)

GOLS

BÉLGICA: De Bruyne, aos 2, e Lukaku, aos 15 minutos do primeiro tempo da prorrogação

ESTADOS UNIDOS: Green, aos 2 minutos do segundo tempo da prorrogação

BÉLGICA: Courtois; Alderweireld, Kompany, van Buyten e Vertonghen; Witsel, Fellaini e De Bruyne; Hazard (Chadli), Mertens (Mirallas) e Origi (Lukaku). Técnico: Marc Wilmots.

ESTADOS UNIDOS: Howard; Cameron, Gonzalez, Besler e Beasley; Jones, Zusi (Wondolowski) e Bradley; Johnson (Yedlin), Bedoya (Green) e Dempsey. Técnico: Jurgen Klinsmann.



FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...