terça-feira, 24 de junho de 2014

Presente de aniversário: Messi faz 27 anos e encara freguês histórico

Messi na coletiva da Argentina (Foto: AP)

É dia de festa na Argentina. Nesta terça-feira, Lionel Messi completa 27 anos de idade. Concentrado para a Copa do Mundo, o craque terá que deixar a celebração para dentro de campo, e o convidado da vez é um velho conhecido que costuma deixar belas lembranças. Na quarta-feira, às 13h (de Brasília), os hermanos encaram a Nigéria, no Beira-Rio, em jogo que vale a liderança do Grupo F. Será a quarta vez que o confronto será realizado nos últimos seis Mundiais, e todos acabaram com festa em Buenos Aires.

Em 1994, 2002 e 2010, os africanos também cruzaram o caminho da Argentina na fase de grupos. O resultado? Três vitórias dos hermanos, mas sempre com dificuldade. Os argentinos têm recordações positivas de jogos com a Nigéria também em seleções inferiores. Foram eles os rivais nas conquistas do Mundial Sub-20 de 2005 e das Olimpíadas de Pequim-2008 - ambas com Messi em campo. A página triste nesta história aconteceu em 1996, quando, liderados por Kanu, os nigerianos venceram a final olímpica em Atlanta.

No total, levando em conta apenas a seleção principal, Argentina e Nigéria se enfrentaram seis vezes, com quatro vitórias para os hermanos, um empate e somente uma derrota, além de oito gols marcados e seis sofridos. O revés, por sinal, aconteceu neste ciclo de Copa: 4 a 1 em amistoso em junho de 2011, em Abuja, sob o comando de Sérgio Batista, pouco antes da Copa América. Três meses depois e já com Sabella, o troco: 3 a 1, em nova partida amigável, em Bangladesh.


O primeiro encontro entre Argentina e Nigéria em Copas entrou para história. Não pelo futebol desempenhado no 2 a 1 de virada, com dois gols de Canniggia, mas pelo que aconteceu depois. Foi nesta partida, em Foxborough, nos EUA, que Diego Armando Maradona foi pego no exame antidoping e colocou um ponto final em sua história em Mundiais - praticamente também na seleção.

O exame apontou que o craque tinha consumindo cinco substâncias proibidas: efedrina, norefedrina, pseudoefedrina, norpseudoefedrina e metaefedrina, todas presentes em descongestionantes nasais e que podem dar um estímulo aos atletas. Na ocasião, a cena de Maradona saindo do campo sorrindo e de mãos das a uma enfermeira foi marcante. Após o resultado, a Fifa excluiu o jogador daquele Mundial.



Oito anos depois, na Copa da Coreia e do Japão, os nigerianos cruzaram o caminho dos argentinos na estreia. O 1 a 0, gol de Batistuta, até garantiu um bom início para o time de Bielsa, que tropeçou diante de Inglaterra e Suécia na sequência e acabou eliminado na primeira fase. Heinze, com um gol de cabeça, foi o herói do 1 a 0 no encontro de quatro anos atrás, na Copa da África do Sul .

Placares apertados, por sinal, são uma rotina do confronto entre a Argentina e seleções africanas na história dos Mundiais. Além dos três jogos contra a Nigéria, os hermanos foram surpreendidos por Camarões e, então campeões, perderam por 1 a 0 na estreia em 1990. Em 2006, o rival foi a Costa do Marfim, e foi necessário suar para fazer 2 a 1, também na primeira partida.


Nigéria é freguês da Geração Messi

Messi esteve no elenco campeão mundial sub-20 em 2005 (Foto: Getty Images)

Duelos equilibrados também marcaram o histórico em seleções de base, e Lionel Messi foi determinante para dar o troco após a Nigéria fazer 3 a 2 na final olímpica em Atlanta-1996. Foi do craque do Barcelona os dois gols que decretaram a vitória por 2 a 1 na decisão do Mundial Sub-20 de 2005, na Holanda. O atual capitão, inclusive, foi artilheiro e eleito o melhor jogador da competição, diante de um time nigeriano com peças que compõem o elenco atual, como Obi Mikel, do Chelsea.

Naquela partida, Zabaleta, Garay, Gago, Biglia e Agüero também estiveram em campo - e fazem parte do grupo que disputa a Copa no Brasil. Três anos depois, a base foi a mesma em Pequim e com caras novas. Oito dos 11 titulares na China são titulares do time de Sabella e estarão no jogo do Beira-Rio, entre eles Angel Di María, autor do gol do título, com triunfo por 1 a 0.

Nesta quarta-feira, mais um capítulo da curta, mas badalada história entre argentinos e nigerianos será escrito. Desta vez, com um protagonista mais do que definido e doido por novos motivos para festejar, além de completar 27 anos.

Números do confronto
Jogos pela seleção principal: 6
Vitórias da Argentina: 4
Empate: 1
Vitória da Nigéria: 1

Finais
Jogos Olímpicos de Atlanta-1996: Nigéria 3 x 2
Mundial Sub-20 de 2005: Argentina 2 x 1
Jogos Olímpicos de Pequim-2008: Argentina 1 x 0

Copas do Mundo
EUA-1994: Argentina 2 x 1
Coreia e Japão-2002: Argentina 1 x 0
África do Sul-2010: Argentina 1 x 0

FONTE: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...