domingo, 15 de junho de 2014

Engasgado, Portugal tenta quebrar rotina de derrotas para a Alemanha

Eduardo Portugal coletiva (Foto: Reuters)

O jogo de abertura do Grupo G já está quase virado rotina nas grandes competições. Não é para menos: o confronto da próxima segunda-feira entre Alemanha e Portugal será o quarto das duas seleções nos últimos cinco principais torneios da Fifa. E a partida vem estabelecendo uma freguesia recente. Na Copa do Mundo de 2006 e nas duas últimas edições da Eurocopa (2008/12), os germânicos saíram vencedores. Uma sina que Cristiano Ronaldo e companhia esperam encerrar em solo brasileiro.

O assunto tem sido tema recorrente nas entrevistas coletivas de Portugal em Campinas. Todo jogador que conversa com a imprensa tem de responder sobre o assunto. Não foi diferente com o goleiro Eduardo, que foi titular na África do Sul em 2010 e defendeu o Braga na temporada 2013/14. Ele fez questão de enaltecer o elenco português para lembrar que a Alemanha não terá vida fácil em Salvador.

Os jogos anteriores ficaram no passado. Chegou a hora de mudar isso. Temos certeza de que podemos, sim, vencer. Estamos confiantes. Cada jogo é diferente e tem sua história. Nosso time está preparado, e posso garantir que Portugal tem uma equipe de alto nível. Nossa qualidade também preocupa os adversários. Futebol é imprevisível. A Alemanha tem uma grande seleção e vai tentar controlar o jogo, mas temos que mostrar o motivo de estarmos aqui. Temos estudado o adversário, que tem pontos fortes e fracos. Estes que precisamos explorar. As derrotas serviram de aprendizado. Agora é uma nova etapa – frisou.

A única vitória de Portugal em grandes competições da Fifa foi na fase de grupos da Eurocopa de 2000: 3 a 0. No retrospecto geral do confronto, a vantagem também é da Alemanha: 10 vitórias, contra cinco da seleção lusitana e mais cinco empates. Nada, no entanto, que empolgue o técnico Joachim Löw.

Respeito: Löw ignora vantagem nos confrontos diante de um 
adversário mortal (Foto: Agência Reuters)

– Não estou pensando numa estreia com 4 a 1 como foi contra a Iugoslávia (1990), 4 a 2 na Costa Rica (2006) ou 4 a 0 na Austrália (2010). Portugal tem jogadores fantásticos e realmente será um grande obstáculo, como tem sido nos últimos anos. Se olharmos para os torneios anteriores, é uma seleção que sempre tem progredido em qualquer tipo de torneio. Na última Eurocopa caiu nos pênaltis para a Espanha, mas poderia estar muito bem na final. Existem muitas situações onde eles realmente são mortais: nos últimos 12 gols, dez foram de contra-ataque. Isso fala por si só – afirmou.

Alemanha e Portugal se enfrentam na próxima segunda, às 13h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. A partida abre o grupo G da Copa do Mundo.

FONTE: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...