quinta-feira, 19 de junho de 2014

Colombianos invadem Brasília e fazem promessa para chegar à final


Uma verdadeira invasão colombiana acontece em Brasília. Nos shoppings, na Catedral Metropolitana, na Explanada dos Ministérios ou na Praça dos Três Poderes... Em todos os principais pontos da cidade é possível encontrar grupos vestindo a camisa da seleção ou carregando a bandeira do país. Segundo a embaixada colombiana em Brasília, cerca de 10 mil colombianos vão apoiar a seleção contra a Costa do Marfim nesta quinta-feira, a partir das 13h, no estádio Mané Garrincha. Até o presidente Juan Manuel Santos estará presente na partida. Será a primeira viagem para o exterior do político após a reeleição do último domingo.

A Colômbia não participava de uma Copa do Mundo desde 1998, e os torcedores vieram em peso apoiar a seleção. Segundo a Fifa, os colombianos estão em quinto entre os estrangeiros que mais compraram ingressos para assistir aos jogos no Brasil. Só ficaram atrás de Estados Unidos, Argentina, Alemanha e Inglaterra (veja o infográfico abaixo).


E vale qualquer esforço para estar no Brasil. O desenhista Ramiro Lara, de 35 anos, veio de Bogotá a Brasília de moto: foram duas semanas na estrada e 11.500km de viagem. Tudo para festejar a volta da Colômbia ao Mundial. E o esforço até agora valeu a pena. Na estreia, a seleção tricolor venceu a Grécia por 3 a 0 e lidera o Grupo C.


Ramiro Lara (a direita), o amigo Mauricio e as motos que os trouxeram de Bogotá até Brasília (Foto: Diego Rodrigues)

– Vim de moto com um amigo que se chama Mauricio. Saímos de Bogotá e passamos por Equador, Peru e Bolívia antes de chegar ao Brasil. O trajeto foi todo percorrido sem problemas. Sempre encontrando com pessoas muito amáveis, em todos países. E vamos seguir adiante apoiando a seleção. Tudo pela Colômbia – disse Ramiro Lara, já revelando o próximo destino: Cuiabá, local do terceiro jogo da seleção na Copa, contra o Japão, dia 24.

E para presenciar a Colômbia ir longe nesta Copa do Mundo, vale até uma paradinha na Catedral de Brasília para uma promessa.

– Sei que Deus deve ter coisas mais importantes para fazer. Mas vai que dá certo. Depois da reza vamos até a final da Copa – disse Ramiro, brincando.

Ramiro aproveita a visita a Catedral de Brasília para pedir uma "força" para a seleção colombiana (Foto: Diego Rodrigues)

Maria Díaz, de 28 anos, veio de ônibus desde Belo Horizonte com o namorado. Ela também esteve no Mineirão e viu a primeira vitória da Colômbia. Feliz com o rendimento da seleção, está animada para o duelo contra a Costa do Marfim. Aposta em uma vitória por 2 a 1. Enquanto a partida não chega, ela aproveita para conhecer um pouco de Brasília.

– É uma cidade diferente por tudo o que vi até agora. As atrações e os shoppings são perto, e dá para conhecer tudo com mais facilidade. Mas o importante é a seleção vencer a Costa do Marfim e se classificar. Estou muito confiante – disse.

Maria Díaz promete apoiar muito a seleção colombiana contra a Costa do Marfim (Foto: Thiago Lavinas)

O trio de amigos Juan Felipe, Álvaro e Sérgio está no Brasil pela primeira vez. Eles economizaram dinheiro por cerca de um ano para realizar o sonho da primeira Copa. Também estão seguindo a Colômbia em todos os jogos na primeira fase, mas não sabem ainda se conseguirão permanecer caso a seleção siga no Mundial.

Trio de amigos colombianos chega a Brasília para apoiar a seleção (Foto: Thiago Lavinas)

– Esse clima aqui é incrível. Estamos muito felizes de estar no Brasil seguindo a seleção colombiana. É quase um sonho. E estamos bem. Vamos longe. Assim espero. Compramos ingressos só para os três primeiros jogos (da primeira fase). Depois só Deus sabe o que vai acontecer conosco – disse Álvaro, que mora em Bogotá e tem uma grande admiração pelo futebol brasileiro.

O apoio dos torcedores tem motivado a seleção colombiana. Na estreia contra a Grécia, o Mineirão recebeu milhares de colombianos. E como muitos brasileiros também foram à partida com a camisa amarela da seleção brasileira, a sensação era de que a Colômbia jogava em casa.

Torcedora colombiana no Mineirão na partida contra Grécia (Foto: AFP)

– Ver o estádio cheio e com muita gente do nosso pais nos apoiando nos deixou muito alegres. Não imaginava que tantos colombianos viriam ao Brasil. O estádio ficou todo amarelo. Foi uma emoção única – disse o zagueiro Cristian Zapata, do Milan.

O técnico argentino José Pekerman também se surpreendeu pela forma como os colombianos abraçaram a seleção.

– Fiquei realmente comovido. É algo que dá muita confiança para a equipe. O povo sempre demonstrou apoio, e os torcedores vieram em grande número para nos apoiar.

Um dos destaques do time, o jovem James Rodriguez, de 22 anos, também elogiou como os torcedores resolveram abraçar a seleção durante o Mundial.

– Ver o estádio cheio e com muita gente do nosso país sempre nos apoiando nos dá uma motivação extra. Tenho certeza de que vou sentir novamente o apoio dos torcedores nesta partida (contra a Costa do Marfim). Isso nos dará mais forças para vencer.

FONTE: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...