segunda-feira, 16 de junho de 2014

Afiado: cobranças de faltas viram nova arma no repertório de Neymar

Neymar no treino do Brasil em São Paulo (Foto: Getty Images)

Quem acompanha o dia a dia da Seleção na Granja Comary vem reparando, diariamente, a evolução de Neymar nas cobranças de faltas. Desde a época de Santos o camisa 10 sempre arriscou seus chutes. O atual aproveitamento nos treinos, no entanto, impressiona. Na última quarta-feira, por exemplo, véspera da abertura da Copa do Mundo, o craque acertou cinco em seis tentativas (veja no vídeo ao lado).

O talento de Neymar indiscutivelmente nasceu com ele. O sucesso nas cobranças de faltas, no entanto, é fruto de muito treino. O próprio craque admite a evolução.

- Sempre treinei, desde o primeiro dia de profissional. Sempre cobrei faltas e venho cada vez mais me aperfeiçoando – disse Neymar

- No Santos, Neymar não era especialista em faltas diretas para o gol. No início, sequer era o cobrador oficial. Mas ele nunca deixou de treinar o fundamento, pois dizia querer melhorar. Lembro de vê-lo sempre após o fim das atividades no CT Rei Pelé cumprindo o ritual de cobrar bolas paradas. Por várias vezes acertava a barreira, mas com o tempo foi evoluindo. Marquinhos, Elano e Marcos Assunção, entre outros, cada um na sua época, batiam com mais frequência – revelou Marcelo Hazan, repórter do GloboEsporte.com, que acompanhou Neymar no Santos enquanto o craque defendia o clube da Vila Belmiro.Desde o início da carreira profissional, Neymar nunca escondeu que gostaria de evoluir no quesito. Porém, tanto no Santos quanto no Barcelona, nunca foi o cobrador oficial. Na Vila Belmiro, conviveu com as concorrências de Marquinhos, Elano, Marcos Assunção e Montillo. Ciente de que as faltas não eram sua especialidade, deixava as oportunidades para os companheiros. Mas nunca deixou de treinar.


Por vezes, na Vila Belmiro, era comum, depois dos treinamentos, Neymar competir com o então auxiliar técnico do Santos, Marcelo Fernandes, para ver quem acertava mais bolas no travessão. A brincadeira, certamente, o ajudou a afiar a pontaria do atacante.

A evolução fica clara na seleção brasileira. Dos oito gols de falta que Neymar marcou na carreira, cinco foram com a camisa amarela (veja alguns de falta do craque no vídeo ao lado). O primeiro na carreira foi pela Seleção sub-20, no Sul-Americano da categoria, contra o Chile no Peru. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, marcou contra a Bielorrúsia. Com a equipe principal, todos os gols do atacante em cobranças de falta foram sob o comando de Felipão: Itália e Coreia do Sul em 2013, e Panamá, no início desse mês.

Mas até mesmo na Seleção Neymar demorou a se firmar como cobrador oficial de faltas. Na era Mano Menezes, Daniel Alves e, posteriormente, Ronaldinho Gaúcho eram os donos das bolas paradas. Hoje, o craque divide a função especialmente com David Luiz, responsável pelas cobranças de longa distância.


No Barcelona, no entanto, as oportunidades ainda são raras. Messi é o cobrador oficial de faltas. Quando ele não está em campo, Xavi assume a função. Até por isso, o brasileiro ainda não marcou em cobranças de faltas pelo clube catalão.

FONTE: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...