sábado, 24 de maio de 2014

'Esperando o impossível', Bélgica tem um time inteiro jogando na Inglaterra

Seleção belga está repleta de jogadores em boa fase

"País pequeno, grandes jogadores; Um time, um sonho; Espere o impossível." Esse é o slogan que estampa o ônibus da seleção da Bélgica, apontada por muitos como a maior candidata à zebra na Copa do Mundo de 2014. A nova geração de ouro, liderada por Courtois, Kompany e Hazard, acredita na possibilidade de fazer história e superar sua melhor participação em Copas.

Uma característica do elenco que chama a atenção é a quantidade de jogadores que disputam a Premier League, considerada a melhor liga do mundo na atualidade. Ao todo, são 11 dos 24 convocados pelo técnico Marc Wilmots - um dos quatro goleiros será cortado - atuando na Inglaterra. Ao menos seis destes 11, devem ser titulares da equipe.

Agência EFE
Hazard é o principal nome da Bélgica

Os "ingleses" da Bélgica são os seguintes:Mignolet, do Liverpool; Vertonghen,Dembélé e Chadli do Tottenham; Vermaelen, do Arsenal; Kompany, do Manchester City;Fellaini e Januzaj, do Manchester United; Hazard, do Chelsea, e Mirallas e Lukaku, do Everton, este último, emprestado pelos Blues.

O número poderia ser ainda maior caso o atacante Benteke, que tinha a convocação assegurada, não tivesse sido cortado após sofrer uma contusão nos treinos do Aston Villa. Quem também não entra na contagem, mas poderia, é o goleiro Courtouis, que, apesar de atuar pelo Atletico de Madrid desde 2011, pertence ao Chelsea.

A última, e talvez única, boa fase da Bélgica teve início em 1980, quando a equipe foi vice-campeã da Eurocopa e se destacava mais pelo físico do que pela técnica, ao contrário da seleção atual. A partir de então, o país emplacou uma sequência de seis Copas disputadas em sequência, tendo sido quarta colocada em 86, sua melhor campanha em Mundiais, e chegado às oitavas em 1990, 1994 e 2002. Durante esses anos, os destaques foram principalmente os goleiros Jean-Marie Pfaff e Michel Preud'homme, o lateral Eric Gerets, o meia Jan Ceulemans, o craque Enzo Scifo e o atacante Luc Nilis.

Getty Images
Bélgica foi eliminada pelo Brasil em 2002

Nas eliminatórias europeias para a Copa, os "Diabos Vermelhos", como são chamados, foram sensação ao saírem invictos da competição, com oito vitórias e dois empates, tendo desempenho inferior apenas ao da Alemanha e da Holanda. A campanha serviu para trazer a seleção de volta a uma Copa após 12 anos. Na última oportunidade em 2002, caiu para o Brasil nas oitavas, marcando o término de outra boa geração, que tinha como capitão justamente o atual técnico, Marc Wilmots, e tinha nos atacantes Mpenza e Sonck seus grandes destaques.

Curiosamente, na última Copa disputada pelos belgas em 2002, eram 15 os convocados atuando em seu próprio país. Em 2014, serão apenas três. Naquela ocasião, os "estrangeiros" eram poucos, e a liga inglesa cedeu apenas um jogador à seleção, Branko Strupare, que jogava no Derby Country, rebaixado na edição de 2002 da Premier League.

Atualmente os "ingleses" são destaques das maiores equipes do país. Mignolet foi titular absoluto do Liverpool vice-campeão nacional, Kompany é capitão - assim como na seleção - e levantou a taça pelo Manchester City. Vertonghen e Dembélé têm moral no Tottenham, Januzaj passou de promessa a realidade no Manchester United e, apesar de poder escolher entre outras cinco seleções, optou em defender a seleção belga, e Hazard é um dos principais nomes do Chelsea.


Os belgas que atuam em terras inglesas, são avaliados em cifras milionárias. Eden Hazard, por exemplo, foi comprado pelo Chelsea em 2012 por 40 milhões de euros (aproximadamente 100 milhões de reais). O atacante do Chelsea é constantemente envolvido em especulações, e o PSG já teria se mostrado disposto a gastar 60 milhões de euros em sua contratação.

Além dos "ingleses" que formam a base da equipe, os "Diabos Vermelhos" possuem outros jogadores em boa fase. Casos do já citado Courtouis, além de Alderweireld, lateral que aparece com certa frequencia na defesa do Atletico de Madrid, o volante Witsel do milionário Zenit da Rússia, Mertens, atacante do Napoli, e De Bruyne, meia do Wolfsburg (também emprestado pelo Chelsea).

Com essa forte equipe, os belgas são cabeça-de-chave do grupo H na Copa ao lado de Rússia, Argélia e Coreia do Sul. Teoricamente um grupo mais fácil, que pode dar a chance da seleção chegar com moral na segunda fase. Caso se classifique em primeiro, deve pegar o segundo colocado do Grupo G, que conta com Alemanha e Portugal, além de Gana e Estados Unidos. A partir daí, a experiência dos jogadores em grandes ligas pode fazer a diferença para a Bélgica brigar com as seleções mais fortes e assim, tentar "realizar o impossível".

Veja a lista completa dos 24 convocados:

Goleiros: Thibaut Courtois (Atlético de Madrid-ESP), Simon Mignolet (Liverpool-ENG), Koen Casteels (Hoffenheim-ALE) e Sammy Bossut (Zulte-Waregem-BEL) - este convocado posteriormente para substituir Silvio Proto (Anderlecht-BEL), cortado após fratura.

Defensores: Vincent Kompany (Manchester City-ENG), Thomas Vermaelen (Arsenal-ENG), Jan Vertonghen (Tottenham-ENG), Toby Alderweireld (Atlético de Madrid-ESP), Daniel van Buyten (Bayern Munich-ALE), Nicolas Lombaerts (Zenit-RUS), Anthony Vanden Borre (Anderlecht-BEL) e Laurent Ciman (Standard Liege-BEL).

Meio-campistas: Marouane Fellaini (Manchester United-ENG), Axel Witsel (Zenit-RUS), Steven Defour (Porto-POR), Moussa Dembelé (Tottenham-ENG), Kevin de Bruyne (Wolfsburg-ALE) e Nacer Chadli (Tottenham-ENG).

Atacantes: Romelu Lukaku (Everton-ENG), Eden Hazard (Chelsea-ENG), Dries Mertens (Napoli-ITA), Adnan Januzaj (Manchester United-ENG), Kevin Mirallas (Everton-ENG) e Divock Origi (Lille-FRA).

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...