sábado, 29 de março de 2014

Descubra quais Alimentos Ajudam a Espantar a Tristeza!


Será que pode-se curar a depressão através da alimentação saudável?

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde a OMS o Brasil possui 13 milhões de pessoas sofrendo de depressão. No mundo são 340 milhões de pessoas e cerca de 850 mil suicídios ao ano provocados pela depressão.

Um grupo de pesquisadores de Londresprovou que a comida processada e rica em gordura saturada aumenta o risco de depressão em 58%. Já a alimentação saudável com uma dieta rica em vegetais, frutas, peixes e exercício físico minimizam as chances de se apresentarem os sintomas.

Alguns alimentos, acompanhados de exercício físico podem promover a sensação de bem estar devido aos componentes nutricionais, como vitaminas e aminoácidos presentes. Podemos chamá-los de alimentos da felicidade, sobretudo se você os consumir com uma boa frequência e combinando uns com os outros.

Tais alimentos da felicidade podem beneficiar a todos nós, mas principalmente a pessoas que sofrem de depressão ou que estão passando por um momento de tristeza e consumindo os “alimentos antidepressivos” podem auxiliar a minimizar ou prevenir que essa tristeza se prolongue muito se transformando em depressão.

Quais são os alimentos da felicidade ou alimentos antidepressivos?

Aminoácidos: triptofano
O triptofano é um aminoácido aromático essencial na produção do neurotransmissorserotonina, que regula o humor. Pesquisadores britânicos descobriram que tomar 1 grama de triptofano 3 vezes ao dia auxilia a melhorar o humor.

Onde encontrar: chocolate amargo, grão-de-bico, banana, romã, morango, abacate, mamão, manga, laranja, tâmaras, uvas, amoras, pêssegos, amêndoas, pistaches, avelãs, castanhas, nozes, salmão, pimenta malagueta, feno-grego, gergelim, linhaça e outros.

Quanto consumir por dia é necessário consumir entre 250 e 350 miligramasatravés dos alimentos.
Capsaicina

Capsaicina é o principal componente ativo da pimenta.

A ingestão de pimenta, (do tipo de cheiro, malagueta ou outra), aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas porque ele estimula a produção de endorfinas, que são comumente conhecidos como “hormônios felizes“.

Gengibre pode utilizar-se a raiz fresca que pode ser adicionada aos alimentos ou chás.
Quanto consumir por dia alguns pesquisadores recomendam uma dose de 3 gramas como pimenta.
Cúrcuma

A cúrcuma é também conhecida por gengibre dourado, açafrão da terra ou açafrão da Índia, estudos científicos concluíram que a cúrcuma é um antidepressivo natural,deve ser utilizado ​​em pessoas com depressão, depressão sazonal ou distúrbios de humor.
Quanto consumir por dia pesquisas indicam entre 1 ou 2 colheres de chá.

Ômega 3

Estudos clínicos têm mostrado que os ácidos graxos ômega 3 além de proteger o coração contra as doenças cardiovasculares também fortalecem o sistema imunológicoe ainda auxiliam no tratamento contra depressão. Pessoas que receberam doses de ômega 3 apresentaram melhora nos sintomas de depressão.

Fontes de ômega 3: salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta, óleos de peixe, de canola e sementes de linhaça.

Quanto consumir por dia é recomendado 5 gramas. Comece por comer pelo menos duas refeições por semana peixes. Pode acrescentar linhaça moída nas saladas, iogurte ou feijão.

Vitaminas do complexo B

Existe uma correlação entre algumas vitaminas do complexo B e a depressão. Pesquisadores da Harvard University descobriram que 15 a 38 % das pessoas com depressão têm deficiência de folato. Embora ninguém saiba ao certo se esta causa depressão, sabemos que a falta de folato pode atrasar o alívio dos sintomas de antidepressivos.

Fontes de vitamina B6 encontram-se nas carnes, peixe, ovos, fígado, em quantidades ainda razoáveis, amendoins, batatas, couve lombarda, ervilhas, gérmen de trigo, farelo de trigo, couve de Bruxelas, banana, manga...

Fontes de ácido fólico (vitamina B9) encontra-se no fígado, mariscos no vapor, ostras cozidas, arenque, caranguejo, truta cozida, salmão, legumes de folha verde escura (espinafres, brócolos, couves, etc.), nos cereais enriquecidos, frutos secos e leguminosas.

Quanto consumir por dia vitamina B6 a dose recomendada é inferior a 100 microgramas; em doses acima de 200 microgramas pode ser tóxica.
Quanto consumir por dia vitamina B9 a dose recomendada é inferior a 3 miligramas.

Se ainda tiver dúvidas, procure o seu médico ou profissional da nutrição e não se esqueça de realizar o check-up periódico.

FONTE: gulosoesaudavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...