sábado, 22 de março de 2014

Cuidando da água do planeta



Um dia desses tivemos um problema no registro aqui de casa e só saía um fiozinho de água da torneira da pia. Assim que o Theo viu a cena, se desesperou:

"Mãe, tá acabando a água do planeta?"

Na hora eu ri, expliquei de leve o que estava acontecendo. Mas só de leve. Não tirei totalmente da cabeça dele que a água do planeta estava acontecendo. Porque está.

E se ainda vai demorar um tempinho pra vivermos uma seca generalizada, em São Paulo ela já chegou. Nesta semana, o volume de água nos reservatórios do Sistema Cantareira bateu um triste recorde, 14,9%, o mais baixo desde a sua criação, há 40 anos.

Em alguns bairros da capital e em diversas cidades do Estado, a falta de água já é uma realidade.

Então, enquanto o governador paulista conversa com a presidente sobre medidas para evitar o racionamento geral de água no Estado, que tal fazermos a nossa lição de casa (junto com as crianças)?


Afinal, ensinar nossos filhos a economizar água é uma boa não apenas em época de racionamento. É algo que eles vão levar pra vida - e, claro, o planeta e a conta no fim do mês agradecem!

Falando de sustentabilidade e meio ambiente, acho que, aqui em casa, fazemos algumas coisas razoavelmente bem (como reciclar todo o lixo) e outras nem tanto, como é, justamente, o caso da economia de água. Dá pra melhorar, com certeza.

Então, reuni aqui numa listinha medidas simples pra gastar menos água em casa e pra ensinar para os pequenos:

Reusar a água: Esse é um hábito que está começando a se consolidar aqui em casa. Sabe aquela água que sai gelada do chuveiro antes de esquentar de vez? Basta colocar um balde e usá-la para, por exemplo, regar as plantas.

Banheirinha: Recuperar aquela banheira que seu filho usava quando bebê pode ser uma boa alternativa - se ele ainda couber nela, claro. A criança toma um banho tranquilo e sem o desperdício do chuveiro ligado por muito tempo. 

Banheirinha 2: Uma amiga adotou uma ótima prática - depois do banho nos filhos, reusar essa água para, por exemplo, lavar o quintal. 

Dentes branquinhos: Para conquistar os seus, não é preciso manter a torneira aberta durante a escovação. Só reabri-la na hora de enxaguar gera uma baita economia de água! Vale ter em mente que manter a torneira aberta enquanto se escova o dente gasta-se até 25 litros de água limpa. 

Chuveiro: Nada de ficar cantarolando dentro do box. Banhos rápidos economizam MUITA água. A dica é fechar a torneira ao se ensaboar - algo complicado no frio, mas até que tranquilo nesse verãozão.

Na cozinha: Na hora de lavar a louça, uma ideia é lavar tudo de uma vez, fechando a torneira ao ensaboar e voltando a abrir só na hora de enxaguar. 

Mangueira: Precisa mesmo lavar a calçada, a área ou o quintal com a esguichando água com a mangueira? Será que só uma boa vassourada não basta? Vale pensar... Se precisar mesmo (até pra lavar o carro), um balde com água ajuda a evitar o desperdício.

Roupas: Essa também é algo que conseguimos colocar em prática aqui - acumular roupas para lavar na máquina de uma só vez.

FONTE: ESTILO MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...