segunda-feira, 31 de março de 2014

Como Manter o Cabelo Liso

Dicas e truques para manter o cabelo alisado. Foto:Divulgação

FONTE: Por: Nicole Friedrich

Por mais que seja tendência deixar o cabelo com aspecto natural ou até mesmo enrolado ou ondulado, a maioria das mulheres está disposta a enfrentar grandes desafios para manter os cabelos lisos, seja pela facilidade com a manutenção ou até mesmo por pura estética.

Para que o cabelo seja mantido liso depois de escovado ou tratado, há várias recomendações que podem ser seguidas a fim de manter o efeito do salão. Porém, tudo depende do tipo de cabelo de cada pessoa, sendo possível obter o resultado dos fios lisos com produtos, hidratações ou até cuidados simples na hora de escovar e lavar os cabelos.

Alisar o cabelo e mantê-lo com esse efeito. Foto:Divulgação

Comprimentos

Apesar de parecer que todas as escovas e técnicas de alisamento funcionam para cabelos de todos os tamanhos, o comprimento influencia na disposição dos fios, maciez e o efeito final do alisamento. Cabelos bem curtos — até a altura do ombro — são, na maioria das vezes, mais macios e sedosos, já que o corte ajuda a manter os fios cuidados. Para eles, o alisamento é mais propício a continuar firme depois de um longo tempo.

Os cabelos de comprimento médio também são mais fáceis de lidar com relação ao alisamento, considerando que ainda estão mais favoráveis à hidratação e ao toque sedoso. Já os cabeloscompridos são um pouco mais complicados, analisando a propensão de serem talvez quebradiços ou pouco estruturados.


Tipos de cabelo

É notável que cada cabelo necessita de um cuidado básico, haja vista que para tipos diferentes há reações diferentes entre produtos e químicas às quais o cabelo é exposto. A recomendação de diversos profissionais é que para o cuidado, o essencial é tratar cada um individualmente, utilizando os produtos corretos e priorizando a hidratação dos fios. A maneira como o cabelo é seco e escovado também faz diferença no efeito que ele terá depois.

Cabelos crespos, ondulados e enrolados tendem a ficar rebeldes com a ação do vento e umidade, então para deixá-los lisos, o importante é hidratar em um salão ou em casa e apostar no secador. É possível finalizar com a chapinha, entretanto, para um efeito mais leve, o somente o uso do secador com uma escova é suficiente. Antes de secar, a dica é preparar os fios com um protetor térmico.

Os cabelos lisos mantidos com cuidados básicos. Foto:Divulgação


Cabelos que são parcialmente lisos são mais fáceis de tratar quanto a manter o cabelo liso. O tratamento indicado para este tipo de fio é o alisamento, já que o mesmo possui tendência de estar liso. Em cabelos desse tipo, também é necessário aplicar um termoprotetor antes de secar, entretanto, o uso da chapinha é quase desnecessário. Tudo vai depender do tipo de fio, se for grosso ou fino, com tendência mais forte para ondular ou não.



Os cabelos de origem afrodescendente são ao mais complicados na hora de alisar. Escovas definitivas ou progressivas precisam ser feitas com qualidade para um efeito bonito. A química utilizada sobre esses cabelos combinada com a ação térmica do secador e da chapinha faz o cabelo ficar mais ressecado e quebradiço, sendo fundamental uma hidratação constante.

Como manter o efeito dos processos de alisamento

Dicas importantes para manter o efeito liso dos cabelos raramente são lembradas, porém, são muito importantes. Os cabelos precisam de atenção, por isso, um aspecto fundamental é manter o cabelo bem cortado. Não mexer muito com a mão para não passar oleosidade para os fios e lavar regularmente de acordo com o tipo de cabelo e o comprimento fazem com que os efeitos do cabelo liso durem por mais tempo.

Com relação ao secador, os cabelos secos em camadas proporcionam um efeito mais liso. Não deixar vestígios de umidade e usar produtos favoráveis para o tipo de cabelo, que mantenham a harmonia entre cuidados e tratamentos e estar preparada para o clima do ambiente em que vai expor os fios são alguns dos fatores mais importantes na hora de manter o cabelo liso depois de uma escova.


Os cabelos lisos mantidos com cuidados básicos. Foto:Divulgação

Cabelos longos e sedosos com escovas. Foto:Divulgação
Cuidados com o alisamento

Hidratação contínua: A dica para que os cabelos não se quebrem com facilidade e mantenham um aspecto sedoso é realizar hidratações constantes nos cabelos. Seja feita em casa ou no salão, a hidratação também contribui com o alisamento dos fios.

Proteção do fio: A proteção antes de qualquer processo térmico é um aspecto fundamental de cuidado com os fios para ajudar a mantê-los lisos e saudáveis. As escovas de alisamento geralmente contém produtos que hidratam o cabelo, entretanto, para um bom resultado posterior, a proteção térmica com cremes e emulsões é fundamental.

Tipos de escova de cerdas: As escovas de cabelo precisam estar de acordo com o tipo de cabelo, apesar de não parecer fundamental. As escovas do tipo raquete são boas para juntar vários fios dos cabelos compridos, já as escovas redondas e pequenas, são boas para comprimentos curtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...