quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Arsenal dá o troco, 'silencia heavy metal' e vence o Dortmund na Alemanha



Depois de ter perdido em seu estádio por 2 a 1 no primeiro duelo, o Arsenal deu o troco no Borussia Dortmund nesta quarta-feira. O time inglês foi ao Signal Iduna Park e venceu por 1 a 0, pela quarta rodada do grupo F da Uefa Champions League. Aaron Ramsey fez o único gol da partida.

No confronto entre o heavy metal do Dortmund e a música clássica do Arsenal, como classificou as duas equipes o técnico do time alemão, Jurgen Klopp, o estilo mais silencioso e com o som mais limpo e suave levou a melhor.

Como Klopp - que voltou nesta quarta-feira após cumprir dois jogos de suspensão - falou, a equipe aurinegra foi intensa como sua analogia, porém, pecou nas conclusões. Já os ingleses foram precisos e, em sua primeira chance em uma hora de jogo, fizeram o gol com um cabeceio de Ramsey aos 17 minutos da etapa final.

Agora, com o resultado, o Arsenal lidera a chave com nove pontos ao lado do Napoli, que venceu o Olympique de Marselha. O Dortmund estaciona nos seis pontos e fica atrás na disputa por uma das vagas. Os franceses, zerados, estão eliminados.

As duas equipes voltarão a campo neste final de semana. No sábado, o Borussia Dortmund visitará o Wilfsburg na Volkswagen Arena, às 12h30 (de Brasília). Um dia depois, o Arsenal fará clássico com o Manchester United, em Old Trafford, às 14h10. Pela Champions, voltarão a campo no dia 26 de novembro (terça-feira), às 17h45. O Dortmund receberá o Napoli, e o Arsenal, também em casa, duelará com o Olympique de Marselha.

O jogo

Com estilos de futebol muito parecidos, as duas equipes se anulavam no começo de partida. Trocando passes com rapidez no meio de campo e forçando a marcação para cima do adversário, Dortmund e Arsenal não conseguiam finalizar as jogadas.

Neste cenário, a primeira chance veio por meio de uma bola parada aos 16 minutos. Reus cobrou falta na área, Bender desviou para o meio, e Subotic concluiu à direita da meta, rente à trave.

A tônica seria a mesma ao longo da etapa inicial. Em um jogo muito truncado, os mandantes criavam as únicas oportunidades da partida, mas não incomodavam o goleiro Szczesny. Já o Arsenal tentava trabalhar a bola no campo de ataque, mas não conseguia entrar na área - os Gunners terminaram o primeiro tempo sem dar um chute sequer contra seis do Dortmund, sendo um no alvo.

Com o passar do tempo, os alemães apostavam mais em contra-ataques velozes, encontraram mais espaços e quase abriram o placar aos 37 minutos. Mkhitaryan recebeu passe de Blaszczykowski na entrada da área e, com liberdade, finalizou à direita do alvo, perdendo grande ocasião de gol e evitando que o placar fosse aberto nos primeiros 45 minutos.

Na volta do intervalo, o ‘heavy metal' de Jurgen Klopp começou a tocar no Signal Iduna Park. Com seu jogo intenso e envolvente, o Dortmund superou as trocas de passes inofensivas dos ingleses e, em sete minutos, criou boas chances.

Primeiro, Szcesny teve de intervir para fazer grande defesa em cabeceio de Reus. Pouco depois, Mkhitaryan chutou por cima da meta. O time alemão até foi à rede em duas oportunidades com Reus e Schmelzer, mas havia impedimento nos dois lances.

Mesmo com o domínio do Dortmund, o Arsenal, em sua primeira oportunidade em uma hora de partida, abriu o placar. Aos 17 minutos, Ozil levantou da direita, Giroud escorou de cabeça, e Ramsey completou para o alvo.

A equipe alemã mostrou ter sentido o golpe e levou uma pressão nos minutos seguintes. Porém, mantinha sua postura ofensiva e também incomodava o adversário. Assim, o confronto ficou abertado e bastante agitado, com os dois times alternando ações ofensivas. Aos 29 minutos, Klopp decidiu colocar seu time ainda mais à frente. Saíram Blaszczykowski e Bender para as entradas de Aubameyang e Hofmann.

As substituições não mudaram o ritmo do jogo. O time alemão ia para cima, mas já não mostrava o mesmo poder ofensivo. Assim, Schieber foi a campo na vaga de Reus. Apesar das tentativas dos alemães, o Arsenal se defendeu com eficiência, contra-atacava com perigo e conseguiu manter a vitória até o apito final.

FICHA TÉCNICA:
BORUSSIA DORTMUND 0 X 1 ARSENAL

Local: Signal Iduna Park, em Dortmund, na Alemanha
Data: 6 de novembro de 2013, quarta-feira
Horário: 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel e Erwin Zeinstra (ambos da Holanda)
Cartões amarelos: Lewandowski (Borussia Dortmund); Arteta (Arsenal)
Gol: Ramsey, aos 17 minutos do segundo tempo

BORUSSIA DORTMUND: Weidenfeller; Grosskreutz, Sokratis, Subotic e Schmelzer; Bender (Hofmann) e Sahin; Blaszczykowski (Aubameyang), Mkhitaryan e Reus (Schieber); Lewandowski
Técnico: Jurgen Klopp

ARSENAL: Szczesny; Sagna, Mertesacker, Koscielny e Gibbs; Arteta e Ramsey; Cazorla (Monreal), Ozil e Rosicky (Vermaelen); Giroud (Bendtner)
Técnico: Arsène Wenger


FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...