segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Carcinoma


Dentre tantas doenças, o carcinoma é sem dúvida uma das maiores causas de mortes em todo o mundo. (Foto: Divulgação)

Existem tantas doenças conhecidas popularmente, mas nem sempre conhecidas como deveriam. Algumas doenças são conhecidas com outros nomes, mais populares, é o caso do Carcinoma, mais conhecido como câncer.

Ao visitar um médico ou assistir programas relacionados à saúde, ou até mesmo séries e novelas, o termo ‘carcinoma’ é usado, mas nem sempre entendido. As vezes, se esclarece e sua definição é dada, as vezes não, e aí que fica a questão. O que é o Carcinoma? De onde surge? Como previne? Como tratar?

Dentre tantas doenças, o carcinoma é sem dúvida uma das maiores causas de mortes em todo o mundo. Saiba mais sobre essa doença, o que é, o tratamento e maneiras de preveni-la.

Carcinoma: O que é, tratamentos e prevenção

O que é

O carcinoma é o tipo de câncer que surge quando uma célula epitelial qualquer sofre transformação maligna. Por exemplo, se a célula que sofreu mutação é uma célula epitelial do rim, o câncer que surge dela é o carcinoma de células renais; se a origem do câncer for a célula epitelial do fígado, conhecida como hepatócito, o câncer se chamará hepatocarcinoma.

Nem todo carcinoma tem sua origem facilmente reconhecida. Alguns deles sofrem uma mutação tão grande, que perdem totalmente as características da célula original. O patologista consegue reconhecer que o tumor veio de um epitélio, mas de qual é impossível afirmar. Estes tipo de célula maligna recebe o nome de carcinoma indiferenciado ou carcinoma anaplásico.

Um mesmo órgão pode ter mais de um tipo de carcinoma e mais de um tipo de câncer.
Prevenção

Evitar contato com carcinógenos (substâncias que causam câncer), por exemplo, evitar o contato, sem proteção, com alguns solventes utilizados na indústria, para prevenir câncer de pulmão, orofaringe (boca e garganta) e bexiga.

Modificar hábitos de dieta ou de vida que alterem uma predisposição genética a um determinado tipo de câncer, por exemplo, evitar o fumo (uso de tabaco) em qualquer uma de suas formas ou a ingestão de grandes quantidades de bebida alcoólica, para prevenir câncer de pulmão, esôfago e orofaringe;

Evitar uma exposição ambiental que esteja relacionada a uma maior incidência de um determinado tipo de câncer, por exemplo, evitar a exposição ao sol nos horários em que os raios ultravioleta estão mais fortes, como das 10 às 16 horas, para prevenir câncer de pele.

Alterar o efeito de determinada substância sobre um determinado órgão que poderia estar relacionada a um determinado tipo de câncer, por exemplo, o uso de antiestrogênios, para prevenir câncer de mama.

Tratar lesões pré-malignas, por exemplo, retirar lesões do colo uterino antes que se tornem malignas, para prevenir câncer de colo uterino.
Tratamento

O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.


FONTE: MULHER BELEZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...