sábado, 28 de setembro de 2013

10 usos inusitados para a cebola

10 usos inusitados para a cebola 10 usos inusitados para a cebola

Muito utilizada na alimentação, como tempero e para complementar os mais diversos tipos de pratos, a cebola possui muitos antioxidantes, o que faz dela uma aliada poderosa no combate a doenças como o câncer. As propriedades dessa leguminosa, no entanto, vão muito além do mero uso culinário.

1 – Repelente

Os repelentes comercializados nas farmácias e supermercados nem sempre funcionam como seria esperado. Além disso, algumas pessoas podem ter alergia a algum dos componentes da fórmula. Por que não tentar algo mais natural? Esfregar cebola na pele é uma forma eficaz de manter os insetos afastados, desde que você não se incomode com o cheiro.

2 – Anti prurido

Se a picada de inseto já aconteceu, não há motivo para pânico. Esfregar a cebola sobre a pele também pode ajudar a diminuir a coceira causada pelos bichinhos. Nesse caso, restrinja a aplicação à área afetada.

3 – Remédio para a garganta

Se você nunca ouviu falar do chá de cebola, pode estar tomando antibióticos à toa. A bebida é muito recomendada para o tratamento de dores e inflamações de garganta. Para prepara-la, basta usar as cascas de meia cebola para cada xícara de água, ferver tudo e retirar as cascas antes de ingerir o chá.

4 – Polidor de metais

A dica serve para todo tipo de metal, desde a prataria da cozinha até suas joias ou bijuterias. Basta cortar a cebola e, em seguida, esmaga-la com um pouco de água. Na sequência, utilize um pano limpo e seco para aplicar a misturinha sobre a superfície a ser polida, esfregando-a. Para finalizar, passe um outro pano limpo e seco.

5 – Limpador de grelhas e grill

Esfregar pedaços de cebola sobre a grelha da churrasqueira ou mesmo sobre a chapa do grill da cozinha é bastante eficaz para retirar a sujeira. Você pode realizar o procedimento utilizando um pano ou mesmo um garfo, que servirão para esfregar a cebola nos lugares desejados.

6 – Remédio para a hemorroida

Para quem sofre com a temida hemorroida, a cebola pode trazer alívio da dor e até melhora do quadro de inflamação. Nesse caso, deve-se preparar um banho de assento com o vegetal, colocando vários pedaços de cebola em uma bacia com água previamente fervida. Deixe por alguns minutos e realize o banho de assento, sempre tomando cuidado e esperando a água esfriar para evitar queimaduras.

7 – Remédio para a frieira

Se você não sabe como lidar com as frieiras, experimente friccionar alguns pedaços de cebola sobre as feridas. A dor para quase que imediatamente e, em alguns dias, a frieira seca.

8 – “Salvador” de arroz queimado

Para não ter que jogar fora aquela panela de arroz que ficou tempo demais no fogo, corte uma cebola ao meio e coloque uma das metades sobre o arroz, com a casca para cima. A cebola absorve todo o gosto de queimado e você pode servir o arroz normalmente.

9 – Conservante para abacate

Após cortar o abacate, se quiser impedir que ele escureça, basta coloca-lo em um plástico com meia cebola, fechando bem o pacote. Essa dica funciona melhor com a cebola roxa.

10 – Receita rápida de cebola com ovos

Corte a cebola em fatias, de modo a obter anéis. Após coloca-los na frigideira com um fio de óleo até que um dos lados doure levemente, quebre o ovo no meio dos anéis. Jogue um pouco de água no fundo da frigideira e tampe-a, aguardando até que os ovos estejam no ponto de sua preferência.

FONTE: DICAS DE MULHER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...