terça-feira, 27 de agosto de 2013

Érika Miranda conquista a prata no Mundial de judô, e torcida brasileira vaia campeã; Chibana fica sem medalha


A brasileira Érika Miranda perdeu a final para Majlinda Kelmendi, do Kosovo, número um do mundo, nesta terça-feira à tarde, e conquistou a medalha de prata no Mundial de judô, que está sendo disputado no Rio de Janeiro. A judoca mineira, da categoria meio leve (até 52kg), contou com o apoio do público no Maracanãzinho, mas a torcida brasileira presente, pouco acostumada com a modalidade, vaiou a campeã após a luta e gritou "Ih, fora".

Érika buscava o ouro inédito para o judô feminino do Brasil em Mundiais, não conseguiu, mas obteve a sua primeira medalha na competição. Em duas edições anteriores, Rio-2007 e Tóquio-2010, ela ficou em quinto lugar. Em um duelo equilibrado na decisão, Kelmendi aplicou um wazari e depois imobilizou a brasileira no chão. Depois da vitória, apesar das vaias dos torcedores com o resultado, a judoca do Kosovo comemorou bastante o título, deu um abraço em Érika e levantou os braços da brasileira, reconhecendo o bom desempenho da também vitoriosa atleta da casa.

"Hoje a minha vitória foi muito pessoal, eu estou batalhando em Mundiais há um bom tempo, e hoje eu finalmente conquistei uma medalha. Meu choro é de tristeza, mas também de alegria. Judô é assim, você pode perder ou ganhar no último segundo", disse Érika, que não conteve as lágrimas após a luta decisiva.

As duas medalhas de bronze da categoria ficaram com Yuji Hashimoto, do Japão, e Marren Kraeh, da Alemanha. Antes da final, Érika tinha vencido quatro combates durante o dia. A brasileira entrou direto na segunda rodada e começou ganhando de Birgit Ende, da Holanda, com um ippon faltando 16 segundos para o fim. Depois, venceu a Natalia Kuziutina, da Rússia, em uma disputa difícil, que terminou com uma punição de diferença a favor da brasileira. Nas quartas de final, ela vai venceu Jaana Sundberg, da Finlândia, também com um ippon. Na semifinal, ela conseguiu um wazari contra a atleta da Romênia e depois administrou a luta, sem dar chances à adversária.

Chibana fica sem medalha - Pouco depois, o brasileiro Charles Chibana perdeu a disputa da medalha de bronze para o japonês Masaaki Fukuoka e terminou o Mundial fora do pódio, na quinta colocação a categoria meio leve (até 66kg entre os homens). Antes, ele havia sido derrotado na semifinal por Masashi Ebinuma, também do Japão.

Na final, Chibana acabou perdendo por um ippon para Fukuoka. Na semi, o brasileiro tomou um wazari já na parte final da luta e depois foi imobilizado por Ebinuma, que conseguiu o ippon. Nas quatro lutas anteriores desta terça, o brasileiro tinha conseguido a vitória depois de aplicar o ippon. Respectivamente contra Israel Verdugo, do Equador, Patrick Gagne, do Canadá, Tal Flicker, de Israel, e Mikhail Pulyaev, da Rússia.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...