sábado, 31 de agosto de 2013

COI vê Rio despreparado e Olimpíada de 2016 corre 'sério risco', diz jornal



Os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro correm sérios riscos. Segundo relatório do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao qual o jornal Estado de S. Paulo diz ter tido acesso, o atraso de obras e de planejamento e a falta de dinheiro preocupam, e muito, a realização da Olimpíada.

A três anos da realização dos Jogos, apenas metade das obrigações do Rio de Janeiro estão em dia. O informe técnico classifica os 44 capítulos em cores. Apenas 22 deles está com o verde, que significa um bom andamento.

Em amarelo, que indica que inspira cuidados, aparecem pontos como segurança, transporte, comunicação, controle de doping e evento-teste. Em vermelho, que indica atrasos que podem comprometer a realização dos Jogos, estão intens mais que importantes: locais de competição, infraestrutura geral, acomodação e finanças

O que mais preocupa o COI é a infraestrutura, que é um capítulo que está inteiro classificado com a cor vermelha. O Comitê pede até um "acompanhamento muito cauteloso" nas obras de transporte, que já estão todas atrasadas. Há ainda a preocupação de que a frota de ônibus da cidade não seja suficiente para o evento.

Outro item em vermelho é o relativo à rede hoteleira. Até agora só foram contratados 19,2 mil dos 45 mil quartos que o COI estima que precisará para o evento. Além disso, os contratos com os navios que seriam usados como hotéis ainda não foram acertados. E, para piorar, as obras no porto, essenciais para os navios-hotéis, estão classificadas em amarelo.

Mas o que mais preocupa mesmo são as instalações esportivas. "Ainda existem muitas e frequentes mudanças de locais e incertezas sobre a localização e especificações das instalações", critica o COI no relatório. O Comitê ainda alerta para os processos que o Maracanã enfrenta na Justiça, o que poderia atrapalhar no uso do estádio.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...