sexta-feira, 26 de julho de 2013

Fagner no Vasco, André Santos no Flamengo: alas que precisam de proteção especial como laterais


É quase unanimidade entre os treinadores: o maior problema na base dos clubes brasileiros é não formar laterais que apoiem, mas também saibam marcar em uma linha de quatro defensores. Dificuldade até cultural, já que no país os jogadores valorizados na posição são os que chegam à linha de fundo, dão assistências e fazem gols. Mesmo que deixem generosos espaços às costas.

Flamengo e Vasco foram ao mercado e trouxeram de volta dois laterais que se encaixam perfeitamente neste perfil.

Fagner

André Santos é indicação de Mano Menezes, comandante na melhor fase da carreira, no Corinthians campeão paulista e da Copa do Brasil em 2009. Dois anos depois, o reencontro na seleção, mas as atuações foram não mais que razoáveis durante a Copa América e infeliz a cobrança na derrota para o Paraguai nos pênaltis e a eliminação nas quartas-de-final.

André Santos está próximo de ser anunciado pelo Flamengo

Na primeira passagem pelo Fla em 2005/06, pouco brilho e bom desempenho apenas atuando como ala em sistema com três zagueiros sob o comando de Celso Roth. Na incrível arrancada com Joel Santana que garantiu a permanência na Série A, revezou com André Lima com a ordem do treinador para descer menos e liberar Leonardo Moura do lado oposto.

Com Joel Santana no time que salvou o Flamengo em 2005, André Santos atuava mais preso liberando Léo Moura para o apoio.

Oito anos depois, a tendência é alternar o apoio com o agora veterano camisa dois. No Arsenal e no Grêmio, porém, os bons momentos no ataque foram esporádicos e as dificuldades defensivas aumentaram.

Em resposta ao nosso Mauro Cezar Pereira em Volta Redonda, Mano admitiu a necessidade de montar um esquema especial de cobertura com o auxílio do paraguaio Cáceres, o volante mais plantado. Na prática, porém, a missão de cobrir diretamente o novo lateral será do lento Marcos González. O custo/benefício só valerá se André Santos resgatar o futebol dos tempos de Corinthians.

Olho Tático
Em 2013, André Santos deve alternar o apoio com Léo Moura e contar com a cobertura de Cáceres e González no 4-4-2 / 4-2-3-1 de Mano Menezes.

No Vasco, a coincidência de outro reencontro depois de 2009. Dorival Júnior e Fagner conquistaram o título da Série B, mas o lateral direito, irregular e com seguidas lesões, não foi o titular absoluto. Disciplinado taticamente, Paulo Sérgio atuou mais vezes, até para compensar a pouca combatividade de Ramon do lado oposto.

Fagner se firmou mesmo em 2011, nas ótimas campanhas no Brasileiro e na Copa Sul-Americana - no título da Copa do Brasil, uma contusão afastou o lateral, substituído por Allan. Beneficiado por uma proteção especial. "Ele teve a felicidade de jogar com o Dedé, isso fazia com que pudesse ter mais liberdade e tranquilidade pra atacar. A boa cobertura é a melhor maneira de protegê-lo", explica Cristóvão Borges, treinador vascaíno na melhor fase do lateral.

Olho Tático
No Vasco de 2011, Cristóvão Borges contava com a cobertura de Dedé para liberar Fagner.

O time atual não tem mais Dedé. O responsável pela cobertura deve ser Renato Silva, com o auxílio de Sandro Silva. Se este permanecer entre os titulares com o retorno de Juninho Pernambucano e a chegada de Guiñazu. Ofensivamente o ganho será considerável, já que Elsinho e Nei estão longe da qualidade do velho/novo reforço, contratado por empréstimo ao Wolfsburg. É a chance também de recuperar Eder Luís e reeditar a dupla veloz e entrosada de dois anos atrás.

Olho Tático
Uma formação possível para o novo Vasco de Dorival Júnior, com Fagner descendo e contando com a cobertura de Renato Silva e Sandro Silva.

A princípio, a contratação vascaína parece mais promissora. Mas André Santos entra em time mais organizado e qualificado. Certo mesmo é que os laterais ofensivos, alas por características, vão precisar de ajuda para que seus setores não se transformem em "avenidas" para os rivais.

Típico do futebol brasileiro.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...