sexta-feira, 28 de junho de 2013

Onda Limpa - Rico conhece o programa que irá beneficiar praias da Baixada Santista

Quebra de record de maior número de pessoas surfando uma onda no Festival Ecovia

Na minha última viagem a São Paulo, fiz uma visita à Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) e conheci um projeto de limpeza e saneamento muito ousado, provavelmente um dos maiores do Brasil, que será iniciado no segundo semestre desse ano. 

Ele se chama Programa Onda Limpa e vai ter um grande impacto na recuperação ambiental do litoral sudeste do país.

O objetivo do Onda Limpa é despoluir praias e facilitar o acesso a sistemas de coleta e tratamento de esgoto em diversos municípios da Baixada Santista.

Soube nessa minha visita que o projeto pretende beneficiar três milhões de pessoas, entre população local e turistas, das regiões de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Bertioga.

Todos essas são praias excelentes para a prática do surf - exceto Cubatão – e com certeza a balneabilidade da água vai melhorar nesses picos após a implementação do programa. No Guarujá, por exemplo, o pessoal que surfa na Praia do Tombo, Pitangueiras ou no Maluf será beneficiado com uma água mais limpa.

A vizinha Santos, também terá reflexos positivos no Quebra-mar e Canal 1, onde eu e minha equipe realizamos o Festival de Praia Ecovias, que acontecerá esse ano no Dia das Crianças, 12 de outubro.
Na praia do Quebra Mar em Santos, durante quebra de recorde do maior número de pessoas surfando uma onda, no Festival Ecovias de 2012. Uma nova tentativa de quebra acontecerá no evento desse ano, em 12 de outubro. Foto: Divulgação Festival Ecovias.
A primeira etapa da obra vai ser concluída ainda em 2013, e tem patrocínio do Governo do Estado de São Paulo. 

Nessa primeira fase, foi investida a cifra de R$1,5 bilhão para que sejam construídas sete estações de tratamento de esgoto, duas estações de “precondicionamento” de esgotos, o emissário submarino de Praia Grande (com 4 quilômetros de extensão) e ainda, a ampliação do emissário submarino de Santos em 425 metros.

Os números são todos superlativos: serão construídos 865 novos quilômetros de redes coletoras, 47 quilômetros dos chamados “coletores -tronco”, 87 estações elevatórias, e em torno de 80 mil novas ligações domiciliares, para atender a essa demanda de coleta e tratamento de esgoto da população da Baixada Santista.




Mapa da Baixada Santista e os municípios beneficiados pelo Programa Onda Limpa. Foto: Divulgação Novo Milênio
A segunda estapa do projeto está prevista para ter início em 2015, e a conclusão é estimada para 2016. Fiquei satisfeito em conhecer o Onda Limpa pois entendi que seu objetivo é, além de fornecer um sistema de saneamento mais adequado para a população envolvida, é evitar que muito do esgoto produzido nesses locais seja despejado nos rios, e no mar dessa região tão privilegiada pela natureza.

O litoral da Baixada Santista tem picos com altas ondas e é emoldurado pela Mata Atlântica, um ecossistema que merece todo o nosso respeito e cuidado.

A contaminação, especialmente em locais de baixa renda, acontece pela falta de planejamentos estruturais como esse. Estou positivo de que o Onda Limpa será bem-sucedido e aprovado pela galera do surf. O programa tem potencial de se tornar um exemplo para outros governantes, e um modelo para a conservação de nosso belo litoral!

Aloha e boas ondas!


FONTE Ricosurf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...