sexta-feira, 19 de abril de 2013

Mini Rosa: Fotos, Como Cultivar, Adubar, Regar e Podar

mini rosa coral Mini Rosa: Fotos, Como Cultivar, Adubar, Regar e Podar

Linda e delicada, a mini rosa está sempre florida e mostrando sua beleza em miniatura. Com nome científico Rosa Chinensis a mini rosa ou rosa miniatura é da família das rosáceas, originária da Asia – China. A mini rosa alcança de 20 a 40 cm de altura e tem vida longa e duradoura.

A mini rosa apresenta folhas serradas e mais escuras nas bordas. As flores são de cores variadas entre rosa claro a escuro, vários tons de vermelho, branca, amarela, lilás e muitas outras combinações resultantes de enxertos. Floridas sempre, a mini rosa está presente o ano todo, principalmente na prinmavera e verão. A mini rosa tem caule fino e com espinhos.

O local ideal para se plantar mini rosa são lugares com sol pleno ou meia-sombra, manter o solo úmido com regas duas vezes por semana. O clima indicado para a mini rosa é quente, úmido e ameno.

Para cultivar a mini rosa é necessário um solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem. A mini rosa é resistente a ventos fortes, uma boa mistura para plantá-la é partes iguais de composto orgânico, terra vegetal e terra comum de jardim.

A fertilização deve ser feita 3 x ao ano, com NPK 06-12-06, torta de mamona ou farinha de osso e adubos orgânicos. Em lojas de artigos para jardinagem encontramos produtos indicados para adubagem. A mini rosa podem ser plantadas em vasos, jardineiras canteiros e jardins.

                                                 As mudas da mini rosa é alcançada por estaquias ou enraizamento de galhos.

Veja como fazer mudas de mini rosa:
Cortar um galho com + ou- 15cm, que acabou de florir e está saudável, cortar em viès os dois lado. Tirar as folhas inferiores da estaca. Fazer a mistura para o plantio e preparar um vasinho com a mistura, molhe e introduza o galho na parte sem folhas.
Envolva o vasinho em um plástico transparente como se fosse uma estufa e mantendo a umidade. Coloque os vasinhos cobertos com o plástico transparente num lugar com 50% de sombra.Após 30 dias, o galhinho estará enraizado e com pequenos brotos e possível folhas novas. Neste estágio, a planta já poderá ser aclimatada ao sol aos poucos e podendo ser mudadas para vasos maiores ou o local escolhido.

Quando adultas as roseiras miniaturas ou mini rosa deverão ficar no sol.

Como podar
As podas da mini rosa devem ser feitas de preferência no final do inverno, procurando manter a forma mini, limitando o crescimento dos galhos, principalmente em jardins. Logo após a primeira florada, é faça uma poda total, para a emição de brotos e formação de copa.As próximas podas serão somente para retirar os cachos de rosas que já floriram.

FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...