sábado, 13 de abril de 2013

Matemática aponta: Bayern é favorito contra o Barça, e Dortmund vira azarão contra o Real; entenda


O Bayern é o grande favorito da Champions League, e o Borussia Dortmund, o principal azarão. É isso o que aponta o SPI (Soccer Power Index), um algoritmo exclusivo da ESPN, que conta com uma série de análises e combinações matemáticas e é usado para prever resultados de partidas de futebol.

O time de Munique aparece com 58,4% de chances de avançar contra o Barcelona, seu rival na semifinal. A porcentagem de classificação é a "pior" do Bayern na simulação. Em hipotéticos confrontos com Real Madrid e Borussia Dortmund, a equipe de Dante e Schweinsteiger levaria a melhor com mais folga, com 59,1% e 72,2%, respectivamente.
Se o Bayern é o maior cotado para os confrontos, o Dortmund é o menos. Em qualquer confronto, o time aurinegro entraria na condição de azarão. Diante do Real, seu adversário na semi, o estudo indica amplo domínio espanhol, já que os comandados de Jürgen Klopp têm 34,3% de possibilidade de passar.


ESPN.com.br
Veja como a matemática da ESPN prevê as semifinais e os duelos hipotéticos contra outros rivaisAo contrário do Bayern, a porcentagem contra o Real é a melhor do Dortmund na semi. Se o duelo fosse contra o Barcelona, o número cairia para 33,1%. Já se pegasse o rival alemão, a chance despencaria para 27,8%, o que seria a maior desigualdade nesta fase do torneio continental.

Como curiosidade, se o sorteio colocasse os gigantes espanhóis Real e Barcelona frente a frente, as condições seriam as mais equilibradas da simulação. Os catalães teriam ligeiro favoritismo, com 51%, contra 49% para os comandados de Mourinho.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...