domingo, 21 de abril de 2013

DOIS 900 E MUITO MAIS NO VERT




                            
Aguinaldo Melo/ESPNTom Schaar voltou um 900 nas alturas. Antes da competição ele disse que o best trick era o seu forte

Azul e verde. Esta era a paisagem no mirante das Cataratas do Iguaçu na tarde deste sábado. O local, um dos pontos turísticos mais conhecidos do país, foi escolhido para receber a competição do Vert nos X Games Foz do Iguaçu, a modalidade mais tradicional no evento.

Para abrir esta nova fase dos X Games muitas competições tiveram o seu formato mudado, uma delas foi o Vert.

Para vencer o skatista precisava ser o melhor em três fundamentos, a manobra na borda, linha e o best trick. O objetivo principal era incentivar a evolução do esporte.

“Me pergunte sobre o formato depois da competição. Todos teremos que redefinir as estratégias,” disse Andy MacDonald, um dos poucos skatistas que participou de todos os X Games.

Com um caixote devidamente instalado no topo do Half Pipe, a competição começou com um nosegrind de Marcelo Bastos. Marcelo estava muito afiado em suas manobras. “Se ele andar como ontem, certamente ele leva o ouro,” disse André Ciwinski, um dos juízes da competição.

Mas Marcelo estava inconstante. Era absurdo ver ele acertar uma linha perfeita e na hora “ do valendo” errar exatamente a mesma manobra. 

  Aguinaldo Melo/ESPNAndy Mac, McTwist Flip no Best Trick

“O importante é não deixar a manobra me vencer”, comentou Marcelo logo após a competição.”

O sol estava escaldante. Todos os skatistas andavam e procuravam um lugar na sombra para se refrescar. O público no gramado mostrava cartazes dos ídolos e torravam no sol. Mas a cada descida eles eram recompensados com muitas manobras.
   Aguinaldo Melo/ESPNSandro Dias comemorando o seu 900 no Best Trick

O calor estava tão forte que o sistema de notas travou. Os IPads e computadores não aguentaram o sol escaldante. Isso atrapalhou a competição, pois os atletas tiveram que aguardar o sistema voltar para o ar.

“Nossa está muito calor,” disse Bob Burnquist pouco antes da competição. Bob teve que esperar alguns minutos para descer e acabou desperdiçando suas tentativas de acertar uma manobra na borda.

Burnquist optou por abandonar a competição. O skatista cumprimentou cada um dos juízes e se despediu. Na transmissão, Bob reclamou do formato, falou que esperar o atrapalhou muito na fluidez das manobras. Bob também falou que o seu joelho não estava como deveria.

Com o sistema de volta no ar, cada skatista jogou uma linha mais insana que a outra. Andy voou muito, Marcelo foi para as manobras técnicas, mas errou bastante. 

                    Aguinaldo Melo/ESPNSandro Dias estava com muita energia. Foram muitas manobras e linhas excelentes

Bucky é um dos skatistas mais completos quando se fala em linha de 1 minuto. Sua volta foi impecável.

Para terminar a competição veio o Best Trick. Cozidos pelo sol, os skatistas poderiam ter pegado leve. Mas não foi isso que aconteceu.

Tom Schaar foi para a primeira tentativa, segunda, na terceira voltou um 900, perfeito, muito alto.

Marcelo estava em sétimo lugar. O brasileiro colocou um Backside hardheelflip 360°. Animal!

Sandro Dias dropou, pegou gás e partiu para o giro, 900 perfeito, um dos 900’s mais perfeitos que Sandro já fez.

Tom Schaar foi cumprimentar Sandro. Foi bonito ver o garoto abraçando um dos mestres do 900. Sandro ficou com a prata, Marcelo bronze e Bucky com mais um ouro. São sete em sua carreira de X Games.

“Eu gostei do formato,” comentou Bucky Lasek. “Só poderia ser mais curto”.

De listarmos todas as manobras feitas nesta tarde com o lindo visual das Cataratas do Iguaçu, a competição do Vert foi uma das mais técnicas da história.

Dois 900’s e muito mais...

540 body jars, nosegrinds reverse, hurricanes, sem contar o interminável número de manobras de flip.

Bucky com a medalha de ouro no pescoço sugeriu: “Talvez deveríamos ser um pouco mais old school. Esquecer IPads, computadores e confiar mais no papel”.

Como disse Rob Dyrdek, criador da Street League, formatos foram feitos para serem mudados. Foi uma tarde de muitas manobras e um alto nível de skate. Sandro Dias e Marcelo Bastos fizeram sua parte no show, mostrando que o Brasil continua mais forte do que nunca como uma potência mundial no skate vertical.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...