quinta-feira, 25 de abril de 2013

De família esportista, Lewandowski é o 'Beckham da Polônia' e usa karatê da namorada em campo; conheça



Robert Lewandowski se tornou a celebridade do momento no futebol europeu. Afinal, não é sempre que se marca quatro gols. Ou melhor, quatro gols na semifinal da Champions League e diante de nada menos que o Real Madrid. O feito histórico só foi alcançado pelo polonês por conta da paixão e dedicação dele pelo esporte. Algo que o atcante tem de quem puxar.
O pai do atacante, Krzystof, que morreu quando o filho tinha apenas 15 anos, era um judoca e também se aventurou no futebol profissional. A mãe, Iwona, seguiu para o vôlei, assim como sua irmã, que atuou pela seleção polonesa sub-21. Assim, o atacante não teve como não se apegar aos esportes. 

Ele desenvolveu certa habilidade no atletismo, mas, por sorte da seleção de seu país e do Borussia Dortmund, Robert seguiu para o futebol. Afinal, não podia ser diferente, se tratando de alguém que “sempre colocou o futebol em primeiro lugar”, como aponta o site oficial do Borussia Dortmund.

Um bom exemplo disso é que por conta de um jogo de Robert, o pai dele chegou a pedir para o padre encurtar a missa da Primeira Comunhão de seu filho para que ele pudesse ir a tempo para uma partida de futebol.

Assim, o futuro dele já estava desenhado.

Como profissional e dono de um talento natural, o atacante resolveu adotar técnicas extravagantes para se destacar. Isso porque ele chegou a aprender com a namorada, medalhista de bronze na Copa do Mundo de caratê de 2008, algumas lições da luta para aplica-los em seu jogo, como desenvolver habilidades no jogo aéreo.

Polonês aterrizou a defesa do Real Madrid no Signal Iduna Park

A tática parece ter ajudado. Lewandowski, além de saber fazer gols com os pés e fugir dos marcadores, é frequentemente acionado no alto pelos seus companheiros e costuma, muitas vezes, fazer jogadas como pivô.

Além de famoso pelos esportes, o casal é conhecido como “Beckhams da Polônia”, uma alusão à ex-cantora Victoria e o astro do Paris Saint-Germain David Beckham.

Porém, se era celebridade na Polônia, Lewandowski fez o sucesso chegar à Alemanha com sua ida do Lech Poznan ao Borussia Dortmund, em 2010, por 4,75 milhões de euros. O atacante iria ao time aurinegro para ser reserva de Lucas Barrios. E foi exatamente isso o que ocorreu no título da Bundesliga de 2010/11.

Porém, na temporada seguinte, ele aproveitou a oportunidade que teve de começar a campanha como titular por conta da lesão de seu concorrente. Com gols e mais gols, deixou Barrios no banco de reservas, mesmo quando o argentino/paraguaio se recuperou. Lewandowski começava a se destacar como um dos protagonistas do time. Foram 22 gols no Alemão, que influenciaram para o bicampeonato.

Mas ele não pararia por aí. Ainda mais decisivo, o atacante é o atual principal marcador desta edição da Bundesliga com 23 gols. Com isso, as especulações de uma possível transferência para Manchester United e Bayern de Munique se tornaram frequentes. A fama de Lewandowski passou da Alemanha para a Europa.

Porém, nesta quarta-feira, o sucesso do jogador ganhou proporções mundiais ao marcar os gols da vitória do Borussia Dortmund sobre o Real Madrid por 4 a 1, que aproximou o time alemão à final da Champions – algo que só aconteceu em 1997 e poderia se tornar mais uma de tantas histórias na carreira do polonês de apenas 24 anos.


FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...