domingo, 31 de março de 2013

Dicas para manter o jardim bonito

dicas para manter jardim bonito Dicas para manter o jardim bonito

Para manter o jardim bonito, é preciso ter alguns cuidados para que as plantas cresçam fortes e saudáveis em qualquer estação do ano. Além disso, reservar um momento em contato com a natureza pode ser uma ótima alternativa para ter uma vida mais tranquila.

A primeira dica é montar um kit jardinagem contendo utensílios básicos como luvas, regador, mangueira, tesoura para podar, rastelo e pá para ajudar na manutenção do jardim.


Retire os restos de folhas, gravetos secos e outros resíduos que impedem a ventilação das plantas e da grama, principalmente em dias de baixas temperaturas e ventos intensos. Elimine também as folhas secas e ervas daninhas sobre as plantas e apare a grama caso estiver muito alta.

A altura ideal do gramado para deixar o jardim mais limpo e organizado é de 5 a 9 centímetros. Um gramado muito alto pode deixar o quintal com uma aparência de desleixo.

O melhor horário para regar as plantas é pela manhã, logo ao nascer do sol ou ao anoitecer. Evite molhá-las quando o sol estiver forte e certifique-se de que a terra está afofada, assim a água penetra mais facilmente e colabora com o crescimento delas.

Para que folhas e frutos cresçam fortes e saudáveis, as árvores e plantas de porte grande precisam ser podadas somente durante a primavera, isso evita que elas fiquem secas nos dias mais frios.

Na temporada de inverno, regue as plantas usando menos água e proteja as folhas das geadas. No verão, devido ao clima muito quente e com pouca umidade, as plantas necessitam ser hidratas com bastante água e é necessário eliminar as folhas e galhos secos.

O jardim deve ser adubado duas vezes por ano, de preferência nos meses que antecedem o inverno e o verão. Você pode fazer seu próprio composto orgânico, usando cascas de frutas, folhas caídas de árvores, restos de alimentos industrializados ou não. Se preferir utilizar adubo químico, o jardim pode ser tratado a cada três meses.

Tanto o adubo orgânico como químico não devem ser despejados em apenas uma área do jardim. O ideal é misturar o composto com a terra e distribuir de maneira uniforme pelo jardim todo.
FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...