segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Vídeo e Galeria - Leo Neves fala sobre projeto com a molecada de Saquá


Quase todos os dias de manhã encontro com o surfista profissional ex-WCT e bicampeão brasileiro Leo Neves em Itaúna, sempre rodeado por uma gurizada da pesada.

Uns já estão sendo treinados por ele em seu projeto, tem resultados expressivos e uma melhora visível nas competições. A boa performance na água é evidente.

Existem também outros atletas que ele acompanha e aguarda para dar uma chance de entrar nos treinos.

Leo apoia todos dentro do possível. Por ser um cara da paz, corre atrás de ajuda e apoio para se estruturar e poder encaixar todos eles no projeto e, consequentemente, acelerar a formação de campeões do surf nas ondas perfeitas de Saquarema.

O surf tem dessas coisas, não precisa de sol e nem debaixo de chuva deixa de acontecer. Quando o mar está de ressaca o coro come e na areia a molecada se diverte.

Num dia desses quebravam altas ondas e eu fazia uma sessão de fotos da areia ao lado dos meninos. Coloquei minha barraca ao lado da deles e pude saber mais detalhes do trabalho.


Leo orientando a molecada. Foto: Luciano Santos Paula.

Leo pegou meu gravador e disparou a falar sem pestanejar. Teve visão e agarrou a oportunidade de conseguir ajuda para o projeto. O cara tem amor ao esporte e adora crianças.

Por ser um competidor nato, é muito focado e tem ótima referência em radicalidade. Durante o treino, com uma prancheta em mãos, Leo ia faltando e anotando o que os moleques faziam na água.

A Tatiana, esposa dele, acompanhava tudo, registrando as ações para depois partirem pra segunda bateria do dia, para rever o treino da manhã em vídeo junto com os atletas, detectar os erros, direcionar o trabalho onde existe a necessidade e definir o próximo treino dos meninos.

É uma bela técnica e os meninos aprendem se divertindo. É muito prazeroso ver essa nova geração com um brilho nos olhos e com a esperança de poder seguir uma carreira brilhante.

Leia o relato do Leo Neves sobre a carreira como surfista profissional e o Projeto Futuros Campeões do Surf.


Leo é bicampeão brasileiro e ex-integrante do WCT. Foto: Luciano Santos Paula.

“Meu nome é Leo Neves, sou morador de Saquarema e em 15 anos de carreira eu nao vi o surf carioca passar por um momento tão difícil. Quase todos os surfistas do Rio que competem estão sem patrocínio.

Se eu for falar o nome deles a lista vai ser muito grande. Sem o Circuito Brasileiro e sem patrocínio, me vejo sem possibilidades de competir no circuito mundial.

Sem a nossa principal fonte de renda que era o circuito brasileiro profissional e o carioca, não temos como competir e nem aparecer para nossos futuros patrocinadores e o pior de tudo, não ter a premiação dos eventos para poder investir em campeonatos internacionais e seguir adiante como um surfista profissional.

Foi com essa realidade e a grande dificuldade que meu ocorreu a ideia de realizar um outro grande sonho meu: viabilizar um projeto que tenho em mente desde moleque.

Quando eu fazia parte de uma equipe, comandada pelo Jackson, tínhamos o melhor parceiro de todos os tempos, o já falecido Caio Monteiro. O Caio acabou virando meu técnico até o fim da sua vida.

O último grande resultado que tivemos juntos foi quando conquistei o título de Campeão Brasileiros pela primeira vez na Prainha. Eu conquistei isso com Caio na areia fazendo seu trabalho técnico. Esse projeto que faço atualmente é em homenagem ao Caio Monteiro por tudo o que ele fez por toda a minha geração de surf Carioca e Brasileira.

O meu objetivo é formar uma equipe aqui em Saquarema de atletas bons que tenham chance de correr o circuito mundial e serem campeões. Prepará-los psicologicamente e fisicamente para serem vencedores, assessorá-los em equipamentos e com o patrocínio.

Acho que o principal objetivo desse projeto e conseguir um espírito de equipe com os atletas, como eu tive com os meus melhores amigos no circuito mundial, Raoni Monteiro, Eric Rebiere e João Guttemberg.


João Vitor Chumbinho. Foto: Luciano Santos Paula.

Creio que um dos motivos de nossos êxitos durante a nossa carreira do circuito mundial, foi por formarmos uma equipe que levava o nome de "Encabeça Geral", na intenção de entrar para o WCT encabeçando entre os tops.

Conseguimos esse objetivo. Lembro que o único que não conseguiu, infelizmente, foi o João, não por falta de talento, mas sim por falta de patrocínio. Mas ainda assim ficou a uma vaga de entrar no WCT e por uma contusão durante uma competição, acabou se distanciando dos eventos.

Um dos meus objetivos no projeto é também dar retorno de mídia para os patrocinadores. Esse é o foco desse projeto, produzir um site em que possamos mostrar todos os atletas de Saquarema e tudo que a gente esta fazendo aqui, registrando imagens dos surf treinos e divulgando o trabalho nos principais meios de comunicação do país, como revistas, o Ricosurf e também outros veículos especializados.

Com isso visamos trazer ajuda das marcas do Rio de Janeiro e São Paulo, para que venham a apoiar o projeto, promover seus produtos e obter retorno com os atletas de Saquarema.

A meta do projeto também é preparar os atletas para qualquer tipo de onda e competição. A maior dificuldade aqui em Saquarema é o apoio para os atletas. Hoje as marcas estão longe e não apoiam os nossos competidores. Aqui não tem muita competição, mas o circuito local ajuda bastante.


Leo e os atletas Daniel templar e Kayane Reys. Foto: Luciano Santos Paula.

O F.C.Surf oferece uma equipe com trabalho técnico de suporte diferenciado, nos moldes dos já existem na Austrália e na Califórnia com Julian Wilson, Kolohe Andino e até com o Gabriel Medina e o Miguel Pupo (que tem o pai que é um ex top no circuito brasileiro).

Essa é a estrutura nova que a galera do surf esta usando pelo mundo afora, fornecido pela experiência de alguns atletas profissionais que viveram muitos anos da competição para ajudar os que estão começando a carreira a conquistar títulos e futuramente serem campeões mundiais.

O projeto esta bem no início, mas já tem os melhores nomes do surf envolvidos, como os irmãos João Victor e o Lucas Chumbinho, Daniel Templar, Carol Fernandes, Kayane Reis, Valentim Neves e Kauai Marinho.

Infelizmente ainda não contamos com um apoio mais forte para agregarmos mais atletas, pois tem várias promessas aguardando para entrar. A única marca que esta nos apoiando até agora é a Academia Mitra, que esta acreditando no nosso trabalho desde o início e vem nos ajudando a captar mais patrocinadores.

Queremos o apoio de quem quiser investir e incentivar o esporte com os grandes nomes envolvidos no surf e nas ondas e Saquarema. O F.C.Surf é um projeto bem legal com os valores bem realistas, não é uma coisa que queremos ganhar dinheiro, o foco é formar uma equipe aqui em Saquarema e conseguir manter a tradição de ter campeões locais.



Eu fui bicampeão brasileiro aqui em Saquarema, fiz minha carreira de surfista profissional morando aqui e colhi muitos frutos dessas ondas boas. O Raoni Monteiro também é um atleta que defende há muitos anos a bandeira de Saquarema. A Taís de Almeida no feminino está há muito tempo também desenvolvendo esse trabalho, mas infelizmente não tem tantas competições e ela também está sem patrocínio.

Nós três estamos sem patrocínio principal e representamos a cidade no circuito profissional. Temos essa nova geração que está vindo agora com o suporte do Projeto dos Futuros Campeões e outros nomes daqui da cidade que tem grandes chances de fazerem parte, conforme o projeto for crescendo e tiver condições de suportar mais atletas.

No projeto as crianças não gastam dinheiro e têm técnico e videomaker acompanhando todos os treinos. Depois, todos nós assistimos as imagens e fazemos análises, vendo os defeitos e os erros para podermos corrigi-los.

Fazemos também um trabalho em cima das pranchas deles (pranchas de quatro quilhas, estilo fish com o bico mais arredondado, mais larga e grossa etc). Todos fizeram pranchas novas desde que começamos o trabalho e eles evoluíram bastante. Acho que isso é um pouco da experiência que eu posso passar dos circuitos mundiais e brasileiros.

Atualmente continuo competindo nas poucas etapas do circuito brasileiro e em algumas no circuito mundial, mas está falando apoio para eu realmente ter chance de voltar a elite do mundial.

Leo Neves. Foto: Luciano Santos Paula.

Em 2011, último ano que competi mais forte nas etapas do mundial, terminei na 55ª posição. Agora já estou entre os 90 e a cada dia que passa vai ficando mais difícil. Mas não desanimei e continuo treinando bastante com os moleques e fazendo um trabalho físico forte na academia Mitra.

Essa é uma ótima oportunidade para empresários e o comércio local investirem em um projeto se surf que não visa só fazer competição, colocar grana aqui na cidade e a galera levar embora.

O apoio ao projeto ficará circulando aqui na cidade e vai garantir a criação de futuros campeões, além de dar a chance de outros atletas participarem, pois quanto mais ajuda o projeto tiver, mais atletas poderão fazer parte do time, porque o grande objetivo é não cobrar nada dos atletas e sim fazer um trabalho social.

Queria agradecer aos meus co-patrocinadores por acreditarem no meu projeto e no meu trabalho. Madness Wetsuits, Moor Surfboards, Power Horse Drink Energy, 900 Graus e o apoio da Academia Mitra no Projeto F.C.Surf!”


FONTE: RICOSURF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...