segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Rip Curl Grom Search - Matheus Herdy se dá bem em Saquá


A família Herdy já tem garantida uma nova geração de sucesso no surf. Neste domingo, o catarinense Matheus Herdy, filho do big rider Alexandre Herdy e sobrinho do ex-top do WCT, Guilherme Herdy, reinou na 2ª etapa do 14º Rip Curl Grom Search, apresentado por Wizard, na Praia de Itaúna, em Saquarema/RJ.

Único a disputar duas finais, o atleta de Florianópolis garantiu 100% de aproveitamento, faturando a grommet (até 12 anos), já garantindo o título por antecipação, e na sequência a iniciante (limite de 14 anos).

A competição reuniu 105 atletas e nas duas categorias para surfistas com no máximo 16 anos, a mirim e a feminina, vitórias do também catarinense Ian Tavares, de Imbituba, e do talento local, Kayane Reis, que pelo segundo ano seguido faturou entre as meninas.

Realizada pelo quarto ano consecutivo, a etapa de Saquarema foi considerada novo sucesso, com ondas de até 1 metro, sol e praia cheia.

“A Rip Curl tem estrela aqui em Itaúna, porque sempre que traz campeonato, as coisas acontecem. Tivemos um evento sensacional, com a molecada fazendo bonito nas ondas.

Queremos agradecer ao pessoal que compareceu à praia, aos pais, alguns trouxeram seus filhos de longe, à Feserj, à Associação de Surf de Saquarema, ao público da internet, os patrocinadores, a Wizard, a Skull Candy e a Frooty Açaí e, claro, aos atletas, que deram um show”, destacou Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil.

O domingo começou após um dia de disputas fortes, com os paulistas Igor Moraes e Samuel Pupo como grandes destaques. Mas depois, quem brilhou foi Matheus Herdy.

Assim como na etapa de abertura, em Garopaba/SC, ele chegou em duas finais, mas desta vez levou as duas. Na iniciante, ele virou o resultado na última onda. Precisava de 3,46 pontos e tirou 5,35 para festejar o resultado e a liderança. Depois, dominou a grommet, para festejar o título, por antecipação.

“Foi irado. Ganhar duas categorias e já ser o campeão da grommet num campeonato tão forte como o Rip Curl Grom Search, ainda mais em Saquarema, foi show. Meu tio e meu avô me deram a maior força. Estou bem feliz. Espero que seja só o começo de muitas vitórias”, vibrou o grande destaque do evento.

Na feminina, a festa foi local, com Kayane Reis repetindo a vitória conquistada em 2012. No meio da bateria, ela garantiu 7,25 pontos para ficar tranquila na ponta e colocar uma mão na taça.

Já na última disputa do dia, a mirim, Andress Almeida, de Búzios, chegou empolgado, após derrotar o grande cotado, Igor Moraes, na semifinal. Chegou a estar em primeiro, mas Ian Tavares, com um 7,25, passou à frente, para vencer e assumir a liderança da classificação geral.

Outra disputa que chamou a atenção foi o Tag Team 900 Graus, disputa por equipes, com a vitória do time do Rio de Janeiro. Os resultados completos da etapa, bem como rankings estão disponíveis no link http://br.ripcurl.com/gromsearch2013-aovivo/, que transmitiu todo o evento ao vivo.

O circuito terá a terceira e decisiva etapa nos dias 23 e 24 de março, na Praia do Tombo, em Guarujá. Na ocasião, os outros três campeões serão definidos, sendo que na mirim e feminina, os campeões garantem vagas à final internacional do evento, em 2014, na Austrália, ganhando passagens aéreas, e intercâmbio cultural completo, em parceria com a Study Way e a Escola Holmes Institute, realizado na época da, junto com o Rip Curl Pro Bells, em Bells Beach.

Na areia

Junto às disputas no mar, o evento contou com várias atrações na areia, envolvendo atletas e o público, como a gincana ecológica Jandaia e a distribuição de mudas com o projeto Jardim de Itaúna, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente de Saquarema.

Outra ação, para a alegria da molecada, foram as pipas Rip Curl e a tradicional confraternização entre todos os competidores, após as disputas de sábado.

Também houve a degustação e distribuição de Açaí Frooty, brindes da Wizard e o artista Marcelo Macarrão fazendo pinturas nas pranchas dos atletas.

A Estácio de Sá, uma das principais universidades do Rio de Janeiro, esteve presente com alunos dos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Educação Física, da unidade Cabo Frio, colaborando com os atletas participantes com dicas de alimentação e como evitar lesões.

“Também temos de destacar a ação social com a arrecadação de alimentos de todos os competidores nas inscrições, doados ao Lar dos Idosos de Saquarema. Dessa forma, retribuímos à comunidade local que nos recebeu tão bem novamente”, complementou Fernando Gonzalez.

O Rip Curl Grom Search 2013 é apresentado pela Wizard e tem os patrocínios das lojas Sul Nativo, 900 Graus e Overboard. Apoio: Jandaia, Açaí Frooty, Skullcandy, Study Way, Holmes Institute, Sky Artes Gráficas do Brasil, prefeituras municipais de Garopaba, Saquarema e de Guarujá.

Colaboração da Fecasurf, Feserj e FPSurf, com supervisão da Confederação Brasileira de Surf. Realização da Rip Curl. A 2ª etapa teve ainda apoio da Pousada Espuma da Praia e Restaurante Casa da Praia e Associação de Surf de Saquarema.

Resultados da etapa

Mirim
1 Ian Tavares - SC
2 Andress Almeida - RJ
3 Gustavo Ramos - SC
4 Renan Pulga – SP

Feminina
1 Kayane Reis - RJ
2 Valentina Bertrando - RJ
3 Luara Thompson - RJ
4 Kristielle Kimerson - ES

Iniciante
1 Matheus Herdy - SC
2 Luan Eugênio – SP
3 Pedro Dib - SP
4 Lucas Leal - SP

Grommet
1 Matheus Herdy - SC
2 Lucas Vicente - SC
3 Leonardo Barcelos - SC
4 Daniel Templar - RJ

Tag Team 900 Graus - Equipe Rio de Janeiro

Ranking após duas etapas

Mirim
1 Ian Tavares – SC – 1.656 pontos
2 Andress Almeida – RJ – 1.556
3 Gustavo Ramos – SC – 1.539
4 Raul Reis PE/SP – 1.282

Feminina
1 Kayane Reis – RJ – 1.900 pontos
2 Sol Maria – SC – 1.260
3 Açucena Vaz – SP – 1.187
4 Sandra Maria – SP – 1.000

Iniciante
1 Matheus Herdy – SC – 1.810 pontos
2 Lucas Vicente – SC – 1.185
3 Giovani Pontes – SP – 1.182
4 Lucas Leal – SP – 1.159

Grommet
1 Matheus Herdy – SC – 2.000 pontos (Campeão por antecipação)
2 Lucas Vicente – SC – 1.800
3 Leonardo Barcelos – SC – 1.539
4 Daniel Templar – RJ – 1.385

FONTE: Fábio Maradei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...