segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Maldivas, um verdadeiro paraíso do surf

Maldivas, um verdadeiro paraíso do surf

A República das Maldivas é um pequeno país situado no Oceano índico ao sul do continente Asiático, o seu território é compostos por 1196 ilhas das quais apenas 203 são habitadas. No idioma Malabar, Maldivas significa Mil Ilhas.

Outro fato muito curioso é que as Maldivas é o país com a mais baixa altitude do mundo. O ponto mais elevado está a 2,3 metros do nível do mar. A capital, Malé, está a 90 centímetros do nível do mar. Por lá vivem 100 mil pessoas.


Pessoas de todos os lugares chegam para surfar esta onda

Para os surfistas as ilhas Maldivas são um cardápio recheado de altas ondas. As opções para uma surf trip para lá são muitas. Desde se hospedar-se nos luxuosos resorts e surfar as ondas exclusivas para os hospedes ou então se aventurar pelo oceano a bordo de um barco atrás das ondas perfeitas.

No North Mael Atoll estão as ondas mais conhecidas como Lohis, Sultans, Jailbreaks, Honkys, Ninjas, Cokes e Chikens. Esta edição do “Secret Spot” irá falar de Cokes e Chickens, picos que oferecem uma mistura de esquerdas e direitas.

Estas ondas são perfeitas para um freesurf com uma mistura de direitas e esquerdas. Mas por lá pode se encontrar também ondas de alta performance. Em alguns picos as ondas chegam a quebrar com 8 pés perfeitos.





Cokes é uma direita perfeita que quebra sobre uma rasa bancada de corais com 3 seções de onda.


Tudo começa com um drop rápido e aí vem uma parede onde rola o tubo e termina com uma seção de manobras com um palmo de água.

Cokes é um sonho para qualquer surfista, com o visual ao fundo da pequena ilha com um vilarejo com muitos habitantes, a onda tem esse nome porque antigamente o depósito da marca de refrigerante era lá.

Cokes é uma das ondas mais constantes e bonitas da região.

No mesmo canal, que é bem profundo, a pouco mais de 500 metros de distância tem uma pequena ilha e o pico de Chickens.

Por lá temos esquerdas e direitas perfeitas. O drop de Chickens é lento, em seguida vem uma boa seção de tubo seguida de ondas para manobras.

A segunda seção é um pouco perigosa, devido as pedras, quando o swell entra de sudeste com pouco vento o pico vira um verdadeiro playground.

Na maré cheia Chikens funciona bem, e, Cokes funciona com as 2 marés.
Para o surfista comum pegar um bom dia de ondas é a melhor coisa do mundo

As Maldivas é uma surftrip dos sonhos, principalmente se estiver viajando de barco. O protetor solar é mais do que recomendável, além de se proteger do sol de todas as maneiras, quer seja usando chapéu, óculos, etc.

Em 2007 um Tsunami devastou as Maldivas, o país se foi reconstruído, mas ainda é possível ver rastros da destruição.

É muito importante respeitar a cultura local e a religião do local. Predominantemente mulçumana, a sociedade das Maldivas possuem algumas regras que devem ser seguidas. Se aquecimento global continuar a subir o nível dos mares, um dia esse paraíso irá deixar de existir.
Em momentos de maré seca o tubo fica mais largo

FONTE: ESPN SURF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...