domingo, 27 de janeiro de 2013

Com direito a jogadaça, Djokovic bate Andy Murray e faz história na Austrália

tênis novak Djokovic australian open (Foto: Agência AP)

Novak Djokovic mostrou que gosta mesmo de jogar em Melbourne. À vontade na Rod Laver Arena, o sérvio venceu o Aberto da Austrália pela quarta vez (2008, 2011, 2012 e 2013) e fez história na competição. Ele é o primeiro tricampeão consecutivo do torneio na Era Aberta (a partir de 1968, quando o esporte virou profissional). Antes disso, só o australiano Roy Emerson levou a taça cinco vezes seguidas. O número 1 do mundo precisou de 3h40m para derrotar Andy Murray na final, de virada, por 3 sets a 1 (6/7, 7/6, 6/3 e 6/2) e chegar ao sexto título de Grand Slam na carreira.

E o título ainda veio com direito a uma jogadaça do melhor tenista do mundo. Ainda no primeiro set, Djokovic se jogou para salvar uma bola e caiu em quadra após um ataque no fundo de Murray. Mesmo no chão, conseguiu devolver, se levantar e ter forças para matar o ponto e o game.

- É uma sensação maravilhosa estar segurando esse troféu de novo, estar pisando nessa quadra. Muito obrigado por essas duas semanas. Vocês merecem tanto quanto eu. Até ano que vem! - comemorou o sérvio ao receber o troféu de campeão. Ele também leva uma bolada de R$ 5,26 milhões.

O jogo

Djokovic se joga no chão para pegar bola na final da Austrália (Foto: Agência EFE)

Game a game, tudo igual, jogadaça do sérvio e, por fim, vitória britânica. Assim se resume o primeiro set. Djokovic confirmava seu serviço, e Murray também. Djoko fechava o game com um ace, e o rival fazia o mesmo. No sexto game, Murray salvou quatro chances de quebra para empatar. Fora isso, apenas uma jogada destoou o tênis dos dois jogadores antes de a parcial ser decidia no tie-break. Ou melhor, "a jogada".

O campeão olímpico atacou no fundo, o sérvio correu para alcançar, caiu e, mesmo no chão, conseguiu devolver. Ele se levantou e atacou para fazer 30/15 e depois fechar o sétimo game. No entanto, a jogadaça de nada adiantou. No tie-break, o número 1 do mundo errou muito, e o britânico não teve problemas para fechar o set em 7/6 (7/2) e fazer 1 a 0.

tênis andy murray australian open (Foto: Agência Reuters)

O segundo set parecia que seria diferente, dessa vez com Djokovic salvando um triplo break point ainda no segundo game. Mas a sequência do jogo se mostrou uma cópia do que ocorrera até agora. Cada um confirmando o seu serviço, sem quebras. O lance inusitado ficou por conta do sérvio, que deu um chutão e jogou a bolinha para o alto após errar um ataque, devolvido por Murray. No tie-break, a história se repetiu, só que dessa vez mudou de lado. Quem errou foi Murray, e Djoko se aproveitou, fechando o set em 7/6 (7/3) e empatando a partida em 1 a 1.

Daí em diante o número 1 do mundo acordou e tomou conta do jogo. No oitavo game do terceiro set, Djokovic teve três chances de quebra e não desperdiçou. Perdeu a primeira. Perdeu a segunda. Mas na terceira foi fatal e fez 5/3, com a primeira quebra do jogo. Depois foi só confirmar seu serviço para fazer 2 a 1.

Melhor em quadra e controlando as jogadas, Djokovic teve sangue frio para salvar um break logo no início do quarto set. O sérvio envolveu o britânico e deu o bote no terceiro game, quebrando o rival e abrindo vantagem de 3/1. Djoko ainda conseguiu mais uma quebra e caminhou tranquilo para fechar em 6/2, o jogo em 3 a 1, e fazer história.

O caminho até o título

O sérvio começou sua campanha rumo ao tetracampeonato em Melbourne com uma vitória sobre o francês Paul-Henri Mathieu. Na segunda rodada, não teve problemas para passar pelo americano Ryan Harrison. O tcheco Radek Stepanek foi o próximo a ficar pelo caminho. Até então, vitórias por 3 a 0, sem perder sets. Foi aí que Djokovic teve que encarar uma "guerra" de mais de 5h contra o suíço Stanislas Wawrinka. De virada, venceu e foi às quartas pegar outro tcheco, Thomas Berdych. Na semifinal, não teve problemas para superar o espanhol David Ferrer, cabeça de chave 4.

Irmãos Bob e Mike Bryan, campeões do Aberto da Austrália 2013 (Foto: Agência EFE)

Duplas masculinas

No sábado, os irmãos Bob e Mike Bryan se tornaram a maior dupla de todos os tempos ao vencerem o Aberto da Austrália pela sexta vez, conquistando, assim, o 13º título de Grand Slam da carreira. Os gêmeos americanos superaram a marca histórica dos australianos John Newcombe e Tony Roche, detentores de 12 Slams. Bob e Mike derrotaram os holandeses Robin Haase e Igor Sijsling na final, por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4).

FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...