domingo, 23 de dezembro de 2012

Os favoritos, as histórias e as curiosidades dos confrontos das oitavas-de-final da Champions League


Os vacilos de Arsenal, Milan e Real Madrid, segundos colocados em seus grupos da primeira fase, abre um precedente perigoso. São três clássicos. Ou seja, três clubes grandes, entre Arsenal, Milan, Real Madrid, Bayern, Barcelona e Manchester United, serão eliminados.

Nas quartas-de-final, dos grandes, haverá os três vencedores dos clássicos e a Juventus. Claro que pode haver Borussia Dortmund, Porto e Paris Saint-Germain, menos badalados, mas também fortes concorrentes. Mas é fato que o sorteio das oitavas aumentou a chance de times menos badalados chegarem à reta final.

Abaixo, relembre os confrontos, a história e veja se concorda com os favoritos. Em fevereiro, a Champions .


ARSENAL x BAYERN

O Bayern, líder da Bundesliga com nove pontos de vantagem, hoje é mais forte do que o Arsenal, quinto colocado da Premier League, 15 pontos abaixo do líder. O Bayern tem Mandzukic, Ribéry, Thomas Muller e a tentativa de quebrar um tabu para a Alemanha. Desde 2001, clubes da Itália, Inglaterra, Espanha, Ucrânia, Portugal, Rússia e Holanda venceram as competições europeias. Nesse período, a Alemanha não ganhou nada.
FAVORITO – Bayern
História – Quatro jogos, 2 vitórias do Bayern, 1 empate, 1 vitória do Arsenal.

MILAN x BARCELONA
O Milan de El Shaarawy pode não ter Pato nem Robinho em fevereiro. Está renovado e enfraquecido. Em menor grau, esse já era o cenário das quartas-de-final da temporada passada, quando o Milan endureceu – e perdeu. O Barcelona tem a melhor campanha da história do futebol espanhol, mas não se sabe como lidará com a perda momentânea do técnico Tito Villanova, substituído por Jordi Roura, enquanto se recupera de câncer.
FAVORITO – Barcelona
História – 6 vitórias do Barcelona, 4 empates, 3 vitórias do Milan

CELTIC x JUVENTUS

A Juventus perdeu duas das quatro partidas que disputou contra o Celtic. O retrospecto dos escoceses contra italianos é bom. Mas a Juve hoje é muito forte. Joga no 3-5-2 e tem jogadores como Pogba e Pirlo. Falta o atacante, que pode ser Drogba, com quem a Juve negocia. Com um centroavante, o cenário é totalmente favorável à Juve. Sem ele, o equilíbrio aumenta.
FAVORITO – Juventus
História – 4 jogos, 2 vitórias da Juventus, 0 empate, 2 vitórias do Celtic

SHAKHTAR x BORUSSIA DORTMUND
Mircea Lucescu é mais experiente do que Jürgen Klopp, no duelo dos treinadores. O Shakhtar é forte, mas alguns dos sinais de sua força, como a invencibilidade em casa, diminuíram. A derrota para a Juventus, na última rodada da fase de grupos, é um deles. Derrota que provocou a queda para o segundo lugar e o consequente cruzamento com o Borussia. Atenção a Lewandowski, Gotze, mas também à defesa. O Borussia tem a terceira melhor defesa, abaixo de PSG e Juventus.
FAVORITO – Borussia Dortmund
História – 2 jogos, 2 vitórias do Borussia, 0 empate, 0 vitória do Shakhtar

REAL MADRID x MANCHESTER UNITED
O melhor ataque sobrevivente, o Real Madrid só marcou menos gols do que o Chelsea (incrível!). Tem o artilheiro da competição, mas uma crise no vestiário escancarada todos os dias pelas matérias do diário espanhol El Pais. E tem José Mourinho, ainda sonhando em ser o único treinador campeão três vezes, por três clubes diferentes. Isso igualaria o recorde de Bob Paisley, marca que Alex Ferguson também pode igualar com seu terceiro título. O Manchester é líder do Campeonato Inglês, com seis pontos de vantagem. Tem Rooney e Van Persie arrebentando, mas seu meio-de-campo parece mais comum do que em outros tempos. Pode ser sua desvantagem.
FAVORITO – Manchester United
História – 8 jogos, 2 vitórias do Manchester United, 3 empates, 3 vitórias do Real Madrid

PORTO x MÁLAGA
Vice-líder do Campeonato Português, com um jogo a menos do que o Benfica, o Porto é mais forte do que o Málaga em história e em paz de espírito. A data de 31 de outubro, dia das bruxas, é emblemática para os espanhóis. Era o dia dos árabes, proprietários do Málaga, depositarem os 10 milhões de euros devidos aos jogadores desde a temporada passada. De lá para cá, o Málaga venceu só três das 11 partidas que disputou. Atenção à dupla colombiana do Porto: Jackson Martínez e James Rodriguez.
FAVORITO – Porto
HISTÓRIA – Não houve encontros.

VALENCIA x PARIS SAINT-GERMAIN
O Paris Saint-Germain teve a melhor defesa da primeira fase. O ataque é fraco? Claro que não. Tem Ibrahimovic. Isso é suficiente para tornar a equipe de Carlo Ancelotti, que sofre no Campeonato Francês – líder empatado com Olympique de Marselha e Lyon – favorito contra o Valencia, modesto 11º colocado na Espanha, 25 pontos atrás do Barcelona. O Valencia terá nas oitavas o técnico Ernesto Valverde, substituto do demitido Mauricio Pellegrino.
FAVORITO – Paris Saint-Germain
HISTÓRIA – Não houve encontros

SCHALKE x GALATASARAY
O Galatasaray tem o pior ataque da primeira fase da Champions League e ao mesmo tempo um resultado impressionante: a primeira vitória da história sobre o Manchester United. Verdade que o Galatasaray já havia eliminado o Manchester em uma Champions League, em 1995, mas com empates. Mas o Schalke é mais forte, apesar de ser sétimo colocado na Bundesliga, 17 pontos abaixo do Bayern. Vantagem do Galatasaray é jogar a primeira partida em casa. Uma vitória ampla pode tornar difíceis as coisas para o Schalke.
FAVORITO – Schalke
História – Não houve encontros

FONTE: PAULO VINICIUS COELHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...