domingo, 16 de dezembro de 2012

Operários corintianos e estrelas do Chelsea duelam pelo título mundial



20, 25, 30 milhões. O tamanho da torcida varia segundo pesquisas e a cada declaração de um corintiano apaixonado. 20, 25 mil, a quantidade de ‘loucos’ nos estádios do Japão é mais apurável, mas também não é precisa. Todos esses alvinegros estarão acordados a partir das 8h30 deste domingo, horário de Brasília, para ver o Corinthians buscar o segundo título mundial da sua história, o primeiro fora do Brasil. O título de 2000 foi conquistado diante do Vasco, no Maracanã. 

O adversário será o milionário Chelsea, campeão europeu e financiado pela fortuna do magnata russo Roman Abramovich. Dinheiro que enche o time inglês de estrelas a cada temporada. Petr Cech, Ashley Cole, Ramires, Oscar, Hazard, Juan Mata e Fernando Torres. Todos eles estarão de azul diante dos 11 de Tite no gramado do Estádio Internacional de Yokohama, Japão.

A equipe do aplicado treinador gaúcho trabalha há cinco meses pensando nessa partida. Diferentemente de outros campeões da Libertadores, o Corinthians de Tite não se acomodou no segundo semestre do ano. “A melhor forma de se preparar é mantendo a intensidade”, cansou-se de repetir o técnico, que estimulou seus jogadores a ponto de depois do título sul-americano eles conseguirem a segunda melhor campanha do turno final do Campeonato Brasileiro.

E é justamente no trabalho coletivo que os corintianos se apegam para superar a individualidade do Chelsea. “A gente conseguiu marcar o Neymar, que na minha opinião é um grande jogador. Com o esquema bem montado e posicionamento em campo acho que podemos barrá-los”, lembrou o zagueiro Paulo André, citando o confronto das semifinais da Libertadores deste ano, contra o Santos.

Guerrero faz o gol da vitória corintiana na estreia do Mundial

“A ideia é limitar os espaços. As linhas têm que estar muito próximas para não permitir que eles tomem velocidade. Com ou sem a bola. Diminuindo o espaço para os dribles a gente consegue compactar e roubar a bola”, explica. "O trabalho será feito pelas formiguinhas para que os outros possam brilhar, que seja o Paulinho, o Jorge, o Douglas...”

Representante ‘europeu’ do elenco corintiano, o atacante peruano Guerrero, formado nas categorias de base do Bayern de Munique, pede que seus companheiros não tratem o Chelsea como um time de outro mundo.

“O Corinthians tem que pensar que o Chelsea comete erros como as outras equipes e que a gente tem que aproveitar, jogar de igual pra igual. Tem que estar tranquilo, não cometer erros, porque sabemos que no último jogo - semifinal do Mundial, contra o Al Ahly - cometemos. Eles são como nós. Temos muita qualidade no time e sabemos que podemos ganhar.”
Os brasileiros admitem que têm que ser bem melhores do que na semifinal do Mundial, contra o Al Ahly, para vencer o Chelsea. Tite credita a atuação irregular da estreia ao nervosismo do primeiro jogo. Ainda assim, ele deve fazer uma mudança para a grande decisão.

“Há uma possibilidade de jogar com mais um de velocidade. Eu posso mudar na linha de três. Um jogador de mais de velocidade e na transição”, disse o técnico corintiano depois de ter visto a vitória do Chelsea sobre o Monterrey na outra semifinal.

Time do Chelsea para a estreia no Mundial contra o Monterrey

O sacrificado deve ser o meia Douglas. Jorge Henrique é o mais cotado para começar jogando.

Os jogadores do Chelsea assistiram ao jogo do Corinthians e mostraram conhecimento sobre o adversário. Fernando Torres citou o fato de o adversário não atuar como costumam atuar os brasileiros, de forma ofensiva e de ser uma equipe mais organizada taticamente. Cech chamou a atenção para Paulinho.

David Luiz, Ramires, Oscar e o jovem reserva Lucas Piazon estão em contato com o técnico Rafa Benitez para alertá-lo sobre os perigos do Corinthians. “O Corinthians eu já conheço, é um time muito forte taticamente. Sabemos que não fizeram um bom jogo contra o Al Ahly, mas o time egípcio era bom também, tocava bem a bola. Agora final é final. Eu conheço eles (Corinthians) e sei que vão dificultar”, disse Oscar.

A equipe inglesa também deve ter mudanças para este domingo. Ramires não jogou contra o Monterrey e pode voltar ao time titular. David Luiz foi improvisado como volante diante dos mexicanos e pode voltar à defesa.

FONTE: Lucas Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...