domingo, 16 de dezembro de 2012

Joel Parkinson campeão do mundo, venceu e convenceu

Joel Parkinson (Foto: Kirstin Scholtz / ASP Images)

O australiano Joel Parkinson foi campeão mundial pro Junior em 1999 e 2001, vice-campeão mundial profissional quatro vezes, em 2002, 2004, 2009 e 2011. É tricampeão do Triple Crown. Foi quatro vezes vice-campeão em etapas do WCT 2012 e, finalmente, aos 31 anos, na última etapa, pode festejar seu primeiro título mundial, antes mesmo de fazer sua quinta final do ano em Pipeline. Melhor, dessa vez ele venceu a etapa.

Depois de 11 anos tentando Parko merecia esse título. Mas, não me convenceria sem a ótima vitória sobre Josh Kerr, na final. Parko, mesmo com uma apresentação impecável durante todo o evento, enfrentou uma chave de baterias mais fácil do que Slats, que nas quartas de final fez a disputa mais dura e empolgante do evento contra seu amigo Shane Dorian [18.73 X 18.20]. Dois 40tões.

Na semifinal contra Damien Hobgood, Parko estava perdendo. No meio da bateria errou uma onda que poderia ser nota dez. Achei que fosse amarelar psicologicamente, mas conseguiu reverter a situação de forma devastadora nos três minutos finais. Aquilo foi uma virada de campeão. Josh, com a única onda que apareceu na bateria, havia derrotado Slater na segunda semifinal, o que deu o título ao seu conterrâneo. Estava surfando muito, mas Parko não deixou dúvidas sobre sua segunda vitória num Pipe Master. Título consolidado, selo de garantia no caneco. Sua estrela brilhou indicando o caminho do pódio. Várias baterias deixaram os atletas na mão por falta de ondas. Parko estava com o imã de ondas ligado.

“Nesse momento, Pipe Master, título mundial... parece tudo surreal”, declarou Parko no pódio e completou: “Vi que seria tudo na pressão, como alguns anos atrás. Sabia que não poderia fazer nada sobre isso. Era algo sobre o que eu tinha que fazer e não o que ele [Slater] tinha que fazer. Pensei, ele está no embalo por conta daquela bateria com o Dorian e sei que Kerr será um perigo para ele. Quando Kerr pegou aquela onda senti como se fosse vomitar. Não conseguia controlar minhas emoções naquele momento”.

Slater também fez uma campanha e tanto, mas aquele tubo, filho de mãe solteira, de Josh Kerr, logo nos primeiros minutos da semi, acabaram com as esperanças do Kelly e o levaram à final, onde fez o melhor resultado de sua vida. Slater se arrepende de não ter tomado, via snake, aquela onda. “Poderia ter dado a volta no Josh e ficado com aquela onda, mas seria uma maneira feia de começar uma bateria”, declarou o melhor surfista de todos os tempos. Mas há outros motivos para que o título de 2012 não esteja em sua prateleira como de costume.

PArko bebe em comemoração.

Além das ondas ou da falta delas, nesse Pipe Master, Slater sofreu uma espécie de síndrome “verdeamarela” durante o ano. Slater deu W.O. na etapa do Rio de Janeiro. Daí, em Teahupo’o, perdeu para Ricardinho dos Santos, no 3º round. Em Portugal, no pior momento do mar em todo evento, perdeu para Raoni Monteiro, também no 3º round. Em Santa Cruz foi vítima do Adriano de Souza, no 5º round. Será que foi mandinga? As ondas o abandonaram? Bom, ele levou três eventos esse ano e só faltou ter ido à final para fazer desse título de Parkinson algo ainda mais reluzente.
Tudo bem. Ao menos Joel Parkinson poderá dizer aos netos: Fui campeão mundial, enquanto Slater ainda competia! Talvez ele complete sua narrativa contando como Slater voltou ao planeta de onde veio quando o WCT mudou de formato... mas isso é outra história. Parabéns, Parko. Venceu e convenceu. O mundo do surf agradece.

Sorriso e expressão de alívio de Parko após ver Slater perder para Kerr.

Josh Kerr tomou altas vacas e estava com o pescoço machucado. Mesmo assim, cumpriu sua missão e venceu Slats dando o título ao aussie.

Slater encara a primeira semi final e seca Joel, mas seu olhar fulminante não funcionou dessa vez.

Mick Fanning também brigava pelo título mas foi eliminado no round 3. Mas comemorou com seu amigo Parko.

Shane Dorian travou a melhor bateria do dia com seu amigo Kelly Slater. Dois 40tões.


Joel Parkinson (Foto: Kelly Cestari / ASP Images)

Joel Parkinson - Foto: ASP




FONTE:  Edinho Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...