domingo, 23 de dezembro de 2012

Ao contrário de 2011, principais campeonatos europeus viram o ano sem equilíbrio



Com o futebol europeu tendo suas últimas partidas do ano neste final de semana – apenas a Premier League terá rodadas até o final de 2012 -, o que se vê nas quatro principais ligas (inglesa, alemã, italiana e espanhola) é um desequilíbrio com os favoritos ao título – em alguns casos apenas um – disparados na liderança de seus respectivos campeonatos, algo contrário ao que aconteceu em 2011.

Barcelona, de Messi, não é incomodado na liderança

Dos quatro campeonatos, o que está mais em aberto é a Premier League. O Manchester United lidera com 42 pontos, três a mais que os rivais do Manchester City, e ainda joga neste domingo pela 18ª rodada da competição, podendo abrir 6 pontos. O cenário que se desenhou até este ponto é que apenas os times de Manchester brigam pela taça, já que Arsenal, Everton e Tottenham (3º, 4º e 5º, respectivamente) possuem 30 pontos até aqui, 9 a menos que o City.
Em 2011, após 18 rodadas, o cenário era um pouco diferente. À época, Manchester United e Manchester City dividiam a ponta da Premier League com 45 pontos, enquanto o Tottenham tinha 41 pontos e estava em terceiro. A equipe londrina chegou a assustar os dois primeiros, mas perdeu fôlego e ficou apenas em quarto ao final do Inglês.

United ainda briga diretamente com o City pelo título

Já no Espanhol, o Barcelona lidera tranquilamente com 49 pontos, 9 de folga para o vice-líder Atlético de Madri, enquanto o arquirrival Real Madrid está longe do topo com apenas 33 pontos na terceira colocação após 17 rodadas. Em 2011, o Real ocupava a ponta na 17ª rodada com 43 pontos e fazia o duelo particular contra o Barça, que tinha 40 pontos à época.

Após 18 rodadas, o Campeonato Italiano encerra suas atividades em 2012 com a Juventus liderando com 44 pontos, 8 à frente da Lazio, segunda colocada. Inter de Milão (35), Fiorentina (35) e Napoli (34) fecham os 5 primeiros da competição, já distantes da Juve. 



Um ano atrás, apenas 6 pontos separavam a Internazionale de Milão (5ª colocada com 32 pontos) da então líder Juventus, que tinha 38. A Juve tinha apenas um ponto de vantagem para o segundo colocado Milan, que estava dois pontos à frente da Udinese, que por sua vez tinha dois pontos a mais que a Lazio.
Nesta temporada, a Bundesliga parece já estar nas mãos do Bayern de Munique, líder com 42 pontos, 9 a mais que o segundo colocado Bayer Leverkusen. Borussia Dortmund e Frankfurt (ambos com 30) também estão distantes do time de Munique.
E este cenário não é similar ao do ano passado, quando o Bayern virou o ano liderando com 37 pontos, à frente de Borussia Dortmund (34 pontos), Schalke 04 (34 pontos) e Borussia Monchendgladbach (33 pontos)

FONTE: Gustavo Faldon



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...