domingo, 25 de novembro de 2012

Sebastian Ziets é campeão em Haleiwa. Alejo surfa na final

Praia lotada no último dia de competições em Haleiwaa

Zietz surpreende John John na final que tinha Fred Patacchia e Alejo Muniz, em sua primeira final no Havaí. 

John John dominou toda a etapa Prime “Reef Hawaiian Pro”, a não ser na final de ondas fracas onde Sebastian Zietz, do Kauai, venceu com mérito. Ganhou 40 mil dólares, uma Harley Davidson customizada e pulou da 46ª para 21ª colocação no World Ranking que classifica os 10 primeiros para a elite em 2013. Alejo, que andava com a autoestima baixa, fez uma grande apresentação, levou 10 mil dólares e pode pensar na Tríplice Coroa.

O mar reagiu para o último dia de competição em Haleiwa, mas as séries demoravam. Problema, especialmente se você não surfa esse pico com regularidade. É muito difícil encontrar o lugar certo lá fora. Na 3ª bateria do round dos 32, as duas primeiras haviam rolado dias atrás, Sunny reclamou, mas passou. Depois de liderar toda a disputa e ser ultrapassado nos minutos finais pelo 9.5 do Wilko.

Gabriel Medina não chegou na final, mas voou em Haleiwaa



Ainda vai dar o que falar
Na sequência Kelly pegou uma onda [6.13], muito fluido e preciso. Cory estava na frente. Nos últimos segundos entrou uma seriezinha. Cory foi na primeira e aumentou a diferença. Kelly ficou fundo demais e foi rabeado por Brett Simpson, que não havia surfado nehuma onda acima de 0.87.

Patrick Gudauskas surfou uma só [2.50]. Fora do mar Kelly ouviu frustrado que Brett saiu da 4ª para a 2ª colocação, somando 6.94. Os juízes entenderam que Kelly não passaria aquela última onda e Brett fez os pontos para eliminá-lo. Três resultados ruins para Kelly, na sequência. Portugal, Santa Cruz e agora Haleiwa. Kelly foi polido, disse que não era seu dia. Não criticou o fato de colocarem as baterias no mar naquela hora, mesmo comentando que ainda havia muito tempo e poderiam ter feito baterias com 30 minutos e não 25. Porém, mantendo o sorriso, não deixou de declarar que, na visão dele, Brett cometeu interferência clara. O Triple Crow fica mais longe para ele. Falando em sorriso, Parko deve estar com um discreto no canto da boca. 

Alejo Muniz voando alto de frontside

O round foi assim: quem pegou a boa venceu. Havia poucas à disposição. Como sempre, John John pegou várias e detonou. Sem esforço chegou à 16.77, melhor do round, seguido por Dusty Payne, com 14.77. Dane Reynolds marcou 1.10. Até Kekoa Bacalso foi melhor. Nada de ondas até os 10 minutos finais da 6ª bateria, quando Alejo Muniz surfou uma boa [6.33], mas Whitaker encontrou uma melhor [7.00]. Os dois dominaram, com mais uma onda cada um. Alejo venceu. Willian Cardoso e Nathan Hedge boiaram. O australiano Bede venceu os havaianos, deixando Ezekiel Lau em segundo numa disputa animadinha. Na 8ª e última bateria Gabriel mandou um bom aéreo, mas insistir nas esquerdas não foi boa ideia. Tudo bem, Jadson André passou, mesmo com um surf um tanto enganchado. Ele precisa desses pontos desesperadamente.

Charles Medina, Heitor Alves e Gabriel Medina assistindo a competição em Haleiwaa

O vento criou estrias na parede das ondas, dificultando ainda mais o trabalho dos atletas. O surf limpo, eficiente e solto do havaiano do Kauai, Sebastian Zietz, venceu o peso das patadas de Sunny, que apesar da falta de cintura, superou Jeremy e Brett, que erraram muito.

Kelly perdeu nas oitavas

Quartas de Final

O vencedor Fred P. escolheu as ondas certas e foi vertical, Kolohe estava à vontade, quase se divertindo em seu caminho para as semis. Wilko sempre vem com alguma surpresa e quilhas para fora da onda, mas foi só uma. Cory não parecia pertencer a essa turma.

John John tinha a melhor nota da bateria e foi ampliando com seu arsenal diversificado de manobras . Melhor atleta do evento disparado.

Alejo tinha a segunda melhor, tentou sem parar e a briga ficou entre ele e Ezekiel. Alejo levou a melhor, fazendo sua melhor bateria até aqui. Jadson realmente não se entendeu com as ondas e somou 2.80.


Jadson não se entendeu com as ondas

Até a metade da bateria Payne parecia o cara mais decidido, ou ao menos sabia onde arrumar uma onda. Outra bateria com poucas ondas. No fim da disputa Tom Whitaker soube fazer o básico para garantir pontos numa boa. Briga apertada, notas mirradas. Bede, no apagar das luzes, foi às semis com Tom.

Praia lotada no último dia de competições em Haleiwaa

Semifinais

Metade é local. Dois australianos e um brasileiro. Três garotos. Alejo, Florence e Kolohe.


A 1ª bateria pegou fogo no final. Na falta de ondas Sebastian tentou construir seu score no que havia, mas a paciência e conhecimento de Sunny lhe renderam uma onda melhor e a tradicional patada layback [7.43]. Mandou outra parecida, mas a cintura travou seu cutback e ele perdeu uma boa chance de nota. Sebastian manteve seu jogo. Foi mais veloz, radical [7.50] acertando outra na sequência. Muito solto e escolhendo com cuidado fez [7.93] enquanto o único goffy, Fred P., marcava outro 6.00 e 7.50, além de protagonizar uma disputa de onda séria com Sunny, que caiu para 3º. Virou bate-boca. Kolohe se apagou.

A 2ª bateria das semis foi a melhor do evento até ali. John John abriu com 9.00, demolindo a direita com um surf elétrico e firme. Alejo também destruiu, mandando até aéreo 8.10. Parecia um duelo de gerações. Bede respondeu com pauladas sólidas 7.17, assim como Whitaker [8.10]. John John estava inspirado e mandou um tubo seguido carving tipo Reynolds [7.83].

Tom começou a parecer cansado, errando suas rasgadas. Alejo foi cuidadoso na escolha. Esperou e achou a onda para mandar duas rasgadas de responsa, invertendo tudo [9.60] para liderar a bateria, mesmo com a resposta de Bede com dois arcos poderosos [9.57]. Em outra boa Bede aplicou suas rasgadas amplas e finalizou bem, mas pareceu menos agressivo e ficou mesmo com a 3ª colocação. John John melhorou ainda mais sua performance, somando 18 pontos.

Praia Lotada na Final

“Creio que será difícil pegar alguma da série com esse três [havaianos] no mar”, disse rindo o estranho no ninho, Alejo, antes de ir para sua primeira final nas Ilhas. Também foi a 1ª final do Fred e do Zietz ali. John John foi de carona no jet-ski para o outside. Não espere justiça ou regras rígidas no Havaí. Será que um dia isso vai mudar?

O mar degradou-se com o vento e Zietz mandou um aéreo rodando, mais ou menos [6.33]. Acertou duas com velocidade e força, mas errou a finalização, mesmo assim marcou 8.33. Faltando 15 minutos Alejo entrou noutra merreca. 11 minutos, John John entra no que parecia uma da série, ela desmancha para a esquerda, ele não acredita, Não consegue encontrar uma onda.

Florence venceu todas, menos a final

Fred, que já tem 4.50 tenta uma aéreo de back rodando. Nada, mas está em segundo. Entrando no jogo do inside Florence pega uma pequena para mandar uma grande rasgada e um reverse capotado [9.20]. Pega outra e troca a menor nota [5.5]. Zietz consegue duas rasgadas invertidas e expressivas [7.50]. Alejo vai numa da série, mas consegue só uma manobra, layback. Fred acerta três boas, mas Zietz está conectado com as ondas e solta três bombas para virar em cima de Florence e fechar a fatura com mais 9.43. Zebra? Nem tanto, ele vinha impressionando desde o início. John John estava visivelmente abatido.

Zietz do Kauai vence e lidera Triple Crown

FONTE: Edinho Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...