domingo, 25 de novembro de 2012

Prodígios, Vettel e Alonso lutam para ser tri mais jovem da Fórmula 1



Os dois pilotos mais precoces da história da Fórmula 1 lutam, neste domingo, em Interlagos, por mais um recorde. Sebastian Vettel, de 25 anos, e Fernando Alonso, 31, disputam o título da temporada de 2012. Mais do que isso, tentam superar Ayrton Senna como o mais jovem tricampeão da categoria.

Vettel chega a Interlagos, última etapa do campeonato, com 273 pontos, 13 a mais que Alonso. Para chegar ao terceiro título em sequência, o alemão da Red Bull precisa apenas de um quarto lugar para sair de São Paulo com o título; ele larga justamente da quarta colocação e tenta ainda outra marca: até hoje, apenas Juan Manuel Fangio, na década de 1950, e Michael Schumacher, no início deste século, venceram mais de dois campeonatos em sequência.

Para Fernando Alonso, a matemática do título é mais complicada e permite apenas três combinações. O espanhol precisa vencer, desde que Vettel fique abaixo da quarta colocação; ficar em segundo, desde que o alemão não complete a prova entre os sete primeiros; ou ser o terceiro, se o rival náo marcar pontos. Campeão em 2005 e 2006, o asturiano chega à última etapa disputando o título graças a uma temporada de resultados consistentes, mesmo com um carro longe do ideal. Em Interlagos, ele larga e sétimo.

Vettel sorri após o treino de classificação em São Paulo

Fenômenos - Os rivais têm em comum muito mais que o fato de serem bicampeões. Vettel e Alonso são símbolos máximos da Fórmula 1 dos prodígios - pilotos que chegam jovens à categoria e quebram recordes de precocidade com poles, vitórias e títulos. Ambos já estão na história do Mundial. O GP do Brasil, com largada às 14 horas, será mais um passo rumo à consagração definitiva.

Desde que estrearam na Fórmula 1, os dois líderes do campeonato destruíram os recordes de precocidade da categoria. Em 2003, Alonso venceu o GP da Hungria aos 22 anos e 26 dias, tornando-se o mais jovem ganhador de um GP; o recorde foi quebrado por Vettel, que tinha 21 anos e 73 dias quando ganhou a etapa da Itália, em 2008, com a Toro Rosso.

O mesmo aconteceu com o recorde de mais jovem piloto a largar da pole. Em 2003, Alonso largou na primeira posição para o GP da Malásia aos 21 anos e 236 dias. Vettel, também na Itália, em 2008, tinha 21 anos e 72 dias. Nos mesmos finais de semana - Malásia-2003 e Itália-2008 - eles subiram ao pódio pela primeira vez. O espanhol estabeleceu o recorde, e o alemão bateu cinco anos depois. Também na Malásia, em 2003, Alonso tornou-se o mais jovem a liderar uma volta; Vettel quebrou a marca no Japão, em 2007, aos 20 anos e 3 meses.

A disputa dos dois pela condição de mais precoce chegou, também, aos títulos. Em 2005, Alonso tornou-se o mais jovem a conquistar o Mundial, com 24 anos e 2 meses. Na temporada seguinte, o bicampeonato aos 25 anos também entrou para a história.

Mas Alonso logo perderia o posto de campeáo mais jovem - em 2008, para Lewis Hamilton, quer seria superado em 2010 por Vettel. Em 2011, com o segundo título, aos 24 anos, o alemão tornou-se também o mais jovem piloto com dois títulos.

Alonso dá autógrafo para o senegalês Mokko em Interlagos

Lendas - Seja Vettel ou seja Alonso, o vencedor da temporada de 2012 da Fórmula 1 entrará para um grupo seleto: o de pilotos tricampeões mundiais, juntando-se a Jack Brabham, Niki Lauda, Jackie Stewart, Nelson Piquet e Ayrton Senna. Três integrantes deste clube de privilegiados; para todos eles, o novo integrante, seja quem for, será muito bem-vindo.

"Vettel é o favorito, mas os dois merecem muito entrar nesse grupo dos tricampeões. Acho que, seja quem for o campeão, ele fará justiça a esse status", disse o austríaco Niki Lauda, vencedor do campeonato em 1975, 1977 e 1984. Para Nelson Piquet, vencedor das temporadas de 1981, 1983 e 1987, ambos merecem chegar onde chegaram.

"Os dois estão muito preparados para entrar nesse grupo dos tricampeões. O Vettel tem mais pontos e é o favorito, mas o Alonso também tem chances. Os dois merecem", disse o brasileiro. O australiano Jack Brabham, por email, deu opinião parecida, embora tenha citado sua preferência por Alonso. "Os dois são muito bons e merecem ser tricampeões. Mas acho Alonso melhor, porque manteve as chances de título com um carro mais fraco", disse o campeão de 1959, 1960 e 1966.

Caos x tranquilidade - Os 13 pontos que separam Sebastian Vettel de Fernando Alonso, além das posições dos dois pilotos no grid, fazem do alemão o grande favorito ao título em uma corrida que tenha condições normais e pista seca. É por isso que Vettel torce neste domingo. "Tenho apenas que fazer minha prova. Espero que seja uma prova normal, sem nada de caótico", disse o alemão, logo depois de assegurar uma posição na segunda fila do grid de largada.

Fernando Alonso, que se classificou em oitavo e ganhou a sétima colocação após uma punição a Pastor Maldonado, da Williams. Para o espanhol, apenas uma corrida fora dos padrões pode manter suas chances de título.

"É incrível que largando em sétimo ou oitavo ainda estejamos na briga pelo título. Falta uma corrida só, não vamos nos render. Com a pista molhada, iremos mais rápido. Amanhã há a possibilidade de chuva, mas não sabemos se será constante. Mas quanto mais bagunça, melhor. Porque se a corrida for com pista seca é impossível acabar no pódio”, disse.


Sebastian Vettel acelera; líder está perto do tricampeonato


FONTE: Thiago Arantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...