quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Resumo das eliminatórias: México avança à fase final, Japão encaminhado e Austrália sem vencer


A rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo ainda não definiu nenhum classificado ao Mundial que será disputado no Brasil, mas mostrou a força - e as falhas - de algumas seleções consideradas favoritas para desembarcar em território brasileiro daqui menos de dois anos.

O México, sempre candidato à vaga na disputa válida para América Central, do Norte e Caribe, venceu a quarta partida seguida e se garantiu no hexagonal final. Na Ásia, o Japão ganhou do Iraque, de Zico, e seguiu bem, enquanto a Austrália ainda não venceu. Na Oceania, quem segue absoluta é a Nova Zelândia, que aplicou uma goleada. Veja a situação das disputas:
Getty
Chicharito é abraçado após o gol; México venceu a Costa Rica e avançou
Chicharito é abraçado após o gol; México avançou


Concacaf
- Depois de perder para a Jamaica na sexta-feira, os Estados Unidos deram o troco em cima do mesmo rival e venceram por 1 a 0 na noite desta terça, chegando aos mesmos sete pontos de Guatamela e da própria Jamaica. Restam dois jogos, e os dois primeiros vão ao hexagonal final (Antígua e Barbuda segura a lanterna com um ponto).

No grupo B, o primeiro classificado à fase final. O México recebeu a Costa Rica, venceu por 1 a 0 com gol de Chicharito e chegou aos 12 pontos em quatro jogos, garantindo a primeira posição e um lugar no hexagonal decisivo. El Salvador tem cinco pontos, Costa Rica quatro e Guiana é a lanterna, com um.

No grupo C, os dois primeiros são Panamá, que bateu o Canadá e tem nove pontos, e Honduras, que venceu Cuba e tem sete junto dos canadenses. Os cubanos perderam os quatro jogos e não têm mais chances de ir à Copa.
Getty
Zico durante a partida
Japão e Zico: rivais em jogo pelas eliminatórias

Ásia - No reencontro com o ex-técnico e ídolo Zico, o Japão venceu o Iraque por 1 a 0, gol de Ryochi Maeda, e ficou mais perto da Copa do Mundo de 2014. Agora, em quatro de um total de oito jogos, os japoneses têm 10 pontos e estão confortáveis no grupo B.

Na luta pela segunda vaga, a Austrália completou o terceiro jogo sem vitória ao cair para a Jordânia por 2 a 1. Agora, a situação no grupo é a seguinte: Japão (10), Jordânia (4), Austrália (2), Iraque (2) e Omã (2).

Na outra chave, a Coreia do Sul só empatou com Uzbequistão por 2 a 2, mas a derrota do Irã para o Líbano manteve os sul-coreanos na ponta com 7 pontos. Os dois primeiros de cada grupo vão direto ao Mundial, enquanto os terceiros jogam um playoff para ver quem avança à repescagem contra o quinto colocado da América do Sul.
Getty
Phil Walters e Rojas comemoram um dos gols da Nova Zelândia sobre as Ilhas Salomão nas eliminatórias
Nova Zelândia atropelou as Ilhas Salomão


Oceania - A Nova Zelândia espantou qualquer chance da seleção das Ilhas Salomão aprontar alguma surpresa no grupo único da terceira fase das eliminatórias da Oceania. Em jogo disputado nesta terça-feira, a equipe que esteve na última Copa do Mundo fez 6 a 1 para liderar a chave.

As duas seleções que completam o grupo são Taiti e Nova Caledônia. Após as seis partidas (ida e volta dentro da chave), o campeão joga por um lugar no Mundial contra o quarto colocado da Concacaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...