sábado, 29 de setembro de 2012

Damas de honra

damas de honra Damas de honra

Damas de honra, normalmente crianças pequenas entre três e oito anos; ou maiores, entre 14 e 23 anos de idade, seguem o pajem – que carrega as alianças -, e portam consigo uma cesta para espalhar rosas durante o cortejo da cerimônia de casamento. Todavia, podem também carregar uma única flor ou um buquê, que irá combinar-se ao buquê da noiva.

Entretanto, algumas crianças sentem-se inseguras e desconfortáveis na “hora H”, pouco antes de adentrar à igreja. Aí está a importância de selecionar mais de uma dama de honra, caso seja preciso substituir a criança na hora do casamento, sempre conversando com a mesma, explicando sua importância com antecedência, minimizando a pressão.
Para tranquilizá-la, contudo, é sempre aconselhável que os pais se posicionem à sua frente, para que a criança se concentre e seja incentivada por seus sorrisos, motivação e descontração. Logo, as damas de honra devem se sentar junto aos pais após passarem pelo cortejo; as mais velhas podem ficar no altar.

Damas de honra adultas têm como responsabilidade, segundo a tradição, ajudar na escolha dos vestidos das madrinhas, tal como estar presente em eventos pré-nupciais, servir como testemunha durante a assinatura e auxiliar na entrada e saída da noiva, assim como cuidar das madrinhas e afins. Contudo, tais afazeres podem basear-se somente nas necessidades previstas pelo casal.
Vestidos para damas de honra

O vestido ideal para a dama de honra não deve necessariamente ser uma réplica do vestido da noiva, pois há uma infinidade de modelos que irão harmonizar-se ao todo. Portanto, meninas menores de seis anos podem sentir-se incomodadas com vestidos muito longos ou saias muito cheias, o ideal são modelos até os joelhos. Para meninas acima desta idade indica-se, por exemplo, o uso de vestidos estilo princesa ou modelos tomara que caia.

O tecido, entretanto, pode variar, sendo leve, caso o casamento seja realizado pela manhã ou à tarde, ou mais elaborado para cerimônias noturnas, porém sem exageros. Logo, deve acompanhar o estilo do vestido da noiva, assim como a cor e a adaptação do corte. A diferença deve estar contida nos detalhes, sem exageros na aplicação de adornos ou babados.

De maneira geral, damas de honra vestem trajes brancos, pérola ou em tons pastel, em tecidos fluidos como o algodão e o tule, ou ainda no tafetá, organza ou cetim detalhados em rendas e fitas, e em veludo durante o inverno. Todavia, podem contrastar detalhes previstos no vestido da noiva ou buquê.

Para damas de honra entre três e oito anos, sugere-se sempre optar por vestidos que garantirão primordialmente seu conforto, levando em conta que não as apertem, piniquem ou que possam tropeçar. Contudo, damas de honra maiores vestirão peças compatíveis ao vestido da noiva, assim como as daminhas, o que também se estende aos penteados e acessórios escolhidos, como arranjos de cabeça e luvas.

Segundo regras de etiqueta, a noiva deve fornecer os buquês às damas de honra, assim como luvas e arranjos. Entretanto, os pais das daminhas e pajens arcam com as despesas da roupa. Atente para que tudo fique devidamente esclarecido ao realizar o convite, para que participem dando aos pais a chance de recusar o mesmo. Logo, nada impede que os noivos cubram tais despesas, se assim desejarem.

   
 


Para crianças, o ideal são modelos de vestidos até os joelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...