sábado, 15 de setembro de 2012

Bellucci sofre, mas vence Gabashvili e deixa Brasil a uma vitória da elite da Davis



Foi mais sofrido do que o esperado, mas Thomaz Bellucci deixou o Brasil a apenas uma vitória de retornar à elite da Davis após nove anos. Depois de 3h18 de jogo, o paulista derrotou o russo Teymuraz Gabashvili por 3 sets a 1, parciais de 6-3, 4-6, 6-0 e 7-6(4). Mais cedo, Rogerinho já havia contado com a desistência de Igor Andreev para garantir primeiro ponto do Brasil na competição.

Com isso, neste sábado, basta a dupla Marcelo Melo/Bruno Soares vencer a parceria adversária para selar o retorno do país ao Grupo Mundial. A previsão é de que eles enfrentem Alex Bogomolov Jr. e o jovem Stanislas Vokv.

No entanto, como Vovk não tem experiência na Davis, é possível que outro jogador entre em seu lugar para o jogo – os treinadores podem mudar a escalação para os duelos até uma hora antes do início da partida, marcada para 15h.

Foi a segunda vitória de Bellucci sobre Gabashvili, apenas o 163º do ranking da ATP. Mas o triunfo foi sofrido, apesar da margem de dois sets. Logo na primeira parcial, o brasileiro disputou um game de 20 minutos antes de confirmar uma vantagem de 2 a 0. No restante da parcial, ele controlou bem o jogo, com 89% de aproveitamento de pontos com o primeiro saque, contra apenas 50% do adversário.

No segundo set, o brasileiro caiu de produção. Com Gabashvili sacando melhor, o brasileiro não conseguiu sequer uma chance de quebrar o saque do adversário – o russo converteu uma em três oportunidades que teve.

Na terceira parcial, a postura do brasileiro foi bem diferente. Mais agressivo, ele precisou de 28 minutos para aplicar um ‘pneu’ no rival. E o saque, novamente foi fundamental: 100% de aproveitamento de pontos com o primeiro serviço em quadra e três breaks convertidos em quatro chances. Gabashvili, acuado, não teve nenhum break a favor.

No quarto set, os dois conseguiram manter os respectivos serviços. Com o 6-6, o jogo foi para o tie-break. Levando vantagem, Bellucci rapidamente se impôs e, apesar de erros em algumas trocas mais longas, fechou o jogo com 7-4.

"Foi uma dia bom, tanto eu como o Rogério fizemos a lição de casa. Agora é conseguir o tão almejado lugar no Grupo Mundial", comentou o brasileiro ao final da partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...