quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tiago Camilo perde para judoca grego e fica sem o bronze

Veja imagens do judô nesta quarta-feira (© Márcio Rodrigues/FOTOCOM.NET/Divulgação)

LONDRES - Pela primeira vez na carreira, Tiago Camilo encerrou uma Olimpíada sem medalhas no judô. Nesta quarta-feira, em Londres, pela categoria peso médio (até 90kg), o brasileiro passou arrasador pelas três primeiras lutas, vencendo duas delas por ippon, mas não conseguiu impor seu estilo contra o sul-coreano Dae-Nam Song, na semifinal, nem diante do grego Ilias Iliadis, na disputa pelo bronze.

Num confronto que envolveu três títulos mundiais - dois do grego, um do brasileiro - uma luta equilibrada, que só foi decidida nos minutos finais, quando o europeu passou a dominar a pegada. Para se defender, Tiago Camilo deixou de atacar e acabou advertido duas vezes por falta de combatividade, gerando um yuko para o grego, que acabou com a medalha de bronze.

Tiago Camilo podia se tornar o primeiro judoca brasileiro a colecionar três medalhas olímpicas e também o primeiro atleta da história do judô olímpico a subir ao pódio em três categorias de peso diferente. Isso porque ele faturou uma prata em Sydney/2000, entre os leves e um bronze em Pequim/2008, na categoria meio-médio.

As duas derrotas seguidas encerram os 100% de aproveitamento de Tiago Camilo em Olimpíadas. Até então, sempre que viajou para competir nos Jogos, voltou para casa com uma medalha no peito. Isso porque ele não foi a Atenas, em 2004. Na ocasião, tinha Flávio Canto como concorrente na categoria até 81kg. Na seletiva nacional, porém, ele foi derrotado. Até entrou na Justiça tentando reverter o resultado, mas não teve sucesso.

CAMPANHA EM LONDRES

Na estreia, Tiago Camilo venceu o ucraniano Roman Gontiuk, o 23.º do ranking olímpico, com um belíssimo ippon no terceiro minuto. Até então, os dois tinham um shido por falta de combatividade.

Depois, o adversário foi o italiano Roberto Meloni, rival que não deve gostar muito de brasileiros, tendo sido eliminado por Flávio Canto em Atenas/2004 e por Eduardo Santos em Pequim/2008. E a sina dele continuou contra Camilo, que mais uma vez começou a luta estudando o rival - o que promoveu punição a ambos. No meio do combate, conseguiu um yuko e, já no minuto final, mais um belo ippon para avançar às quartas de final.

Contra o usbeque Dilshod Choriev, medalhista de bronze no Mundial de 2009, e terceiro cabeça de chave em Londres, mais uma vez só deu Tiago Camilo. O brasileiro não deixou o rival acertar a pegada, procurou a vitória o tempo todo, e venceu por conta de duas advertências a Choriev, o que configurou um yuko para Tiago Camilo.

Na semifinal, contra o coreano Song, conseguiu aplicar um wazari que por pouco não se transformou em ippon. Com ampla vantagem, o asiático marcou bem a manga esquerda de Tiago Camilo e se defendeu dos principais golpes do brasileiro que, tão perdido, chegou a ser punido por falta de combatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...