domingo, 12 de agosto de 2012

Brasileiro Esquiva Falcão perde ouro no boxe após punição polêmica, mas conquista prata inédita


Foi por apenas um ponto, mas o brasileiro Esquiva Falcão perdeu a final dos médios do boxe - até 75kg -para o japonês Ryoto Murata e não conquistou o primeiro ouro da história olímpica do país na categoria. Ainda assim, Esquiva leva para casa uma também inédita prata. Abbos Atoev, do Uzbequistão e Anthony Ogogo, da Grã-Bretanha, foram bronze.

O japonês foi decretado vencedor por 14 a 13. Se o brasileiro não tivesse tido dois pontos descontados no terceiro round, o ouro seria dele.

"Olhei e não acreditei o ponto que o juiz tirou. Estavam os dois se agarrando, tinha que tirar um de cada e eu venceria. (O juiz) Favoreceu mais a ele, que era o favorito, medalha de prata mundial. É sempre assim, foi um pontinho que o 'chefe' me tirou", disse o brasileiro

"Mas estou com a cabeça em pé, porque eu sei que essa luta eu ganhei. Estudei bastante. Fiz o meu máximo, todo mundo me aplaudiu e eu tinha que vencer essa luta. Essa prata minha está valendo o ouro."

Esquiva Falcão com a prata, e o japonês Kyoto Murata ao fundo

O técnico de Esquiva também discordou da decisão da arbitragem e mostrou sua insatisfação se negando a cumprimentar o lutador japonês ao final da luta. Enquanto Ryoto estendeu a mão, o treinador apontou para a arbitragem, alegando que o resultado não foi justo.

A medalha de Esquiva é a terceira do boxe do Brasil em Londres. Ele se junta ao irmão Yamaguchi Falcão, bronze nos até 81kg e a Adriana Araújo, bronze nos até 60kg feminino. Antes deles apenas Servílio de Oliveira, bronze na Cidade do México, em 1968, havia subido no pódio no boxe olímpico pelo Brasil.

Esquiva e Yamaguchi repetiram o feito dos irmãos norte-americanos Leon e Michael Spinks, medalhistas no boxe na Olimpíada de Montreal-1976, os dois com o ouro.

Mais ouros

Outras quatro finais do boxe foram disputadas neste sábado. Nos até 49kg, Shiming Zou, da China levou o ouro em cima de Kaeo Pongprayoon, do Coreia do Norte. O atleta da casa Luke Campbell superou o irlandês John Joe Kevin, prata nos até 56kg.

O cubano Roniel Iglesias Sotolongo foi campeão contra o ucraniano Dennys Berinchyk na categoria até 64kg. A Ucrânia foi à desforra nos até 91kg, com o medalhista de ouro Oleksandr Usyk. Clemente Russo, da Itália, ficou com a prata.

Esquiva Falcão morde a medalha de prata conquistada no boxe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...