quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Brasil vence jogo histórico com gols de Damião e Pato e ameniza pressão sobre Mano


A seleção brasileira conseguiu um de seus objetivos nesta quarta-feira, no Estádio Rasunda, em Estocolmo. O time comandado por Mano Menezes venceu a Suécia por 3 a 0 e, se ainda não conseguiu apagar a imagem deixada com a derrota na Olimpíada, pelo menos voltou ao caminho das vitórias e deu um tempo na crise.
Os gols da partida foram todos marcados por centroavantes. Leandro Damião abriu o placar aos 31 minutos da primeira etapa, e Alexandre Pato - que entrou no segundo tempo - marcou aos 38 e aos 40 do segundo tempo.

Pato abraça Daniel Alves em comemoração de gol contra a Suécia

A vitória, por mais que o jogo fosse amistoso, tem uma importância acima da média para o treinador Mano Menezes. Ele chegou a Estocolmo pressionado devido à perda da medalha de ouro olímpica, o único título que falta à seleção. Durante toda a semana, o treinador e os jogadores usaram um discurso de "página virada" e "bola pra frente", tentando colocar a decepção olímpica em segundo plano.

A partida desta quarta-feira foi importante para ajudar nesse processo, mas foi especial, também, por um motivo histórico. O estádio Rasunda foi palco da final da Copa do Mundo de 1958, justamente entre Brasil e Suécia. A arena será demolida no início de 2013, dando lugar a um conjunto de prédios.

Os brasileiros deveriam ter entrado em campo com uma réplica da camisa usada no título de 58. No entanto, os jogadores alegaram que o modelo, feito de algodão, era muito pesado e acabaram entrando com a camisa número dois, azul, atual. Assim, eles apenas adentram ao gramado com o modelo antigo, mas não utilizaram o uniforme na partida.

Antes do início do duelo, 12 jogadores que estiveram naquela final foram homenageados. O Brasil foi representado por Pelé, Zito, Mazzola e Pepe, enquanto a Suécia teve oito atletas remanescentes daquele duelo. No centro do gramado, eles receberam placas comemorativas e aplausos das 33 mil pessoas presentes ao Rasunda - todos os ingressos foram vendidos.

Coube a Pelé, que foi coroado Rei do futebol aos 17 anos, no estádio sueco, dar o pontapé inicial do confronto, em um momento de muita emoção. A partida, no entanto começou bem menos emocionante.

O primeiro lance de perigo só aconteceu aos 13 minutos, quando Neymar cruzou para David Luiz, que cabeceou para fora. Cinco minutos depois, Neymar chegou a balançar as redes, após chute de Leandro Damião que pegou na trave - o santista estava impedido.

Damião e Neymar durante amistoso do Brasil contra a Suécia

Aos 29 minutos, a seleção brasileira voltou a levar perigo, mais uma vez com Neymar. O atacante aproveitou grande passe de Paulinho e cruzou para o centro da pequena área, mas um desvio da defesa impediu que Thiago Silva concluísse.

O gol brasileiro amadurecia, e aconteceu aos 31 minutos, depois de mais uma jogada de Neymar. depois de uma cobrança de lateral, o santista levantou na área para Leandro Damião marcar, de cabeça, o oitavo gol dele pela seleção - o atacante do Internacional foi o artilheiro da Olimpíada, com seis gols marcados.

No fim do primeiro tempo, os suecos tiveram duas boas chances para empatar o duelo. O goleiro Gabriel, que fazia sua primeira partida como profissional, apereceu bem para impedir o que seria o gol de empate.

No segundo tempo, a seleção brasileira conseguiu retomar as ações ofensivas e teve chances de ampliar o placar - Neymar, Damião e Oscar tiveram pelo menos uma chance cada para aumentar a vantagem brasileira.

No fim, a seleção só voltou a marcar quando outro atacante entrou em campo. Coube a Alexandre Pato a tarefa de marcar o segundo e o terceiro gols brasileiros - o primeiro após um lance confuso na área; o segundo, cobrando pênalti.

FICHA TÉCNICA
SUÉCIA 0 x 3 BRASIL

Local: Estádio Rasunda, em Estocolmo (Suécia)
Data: 15 de agosto de 2012, quarta-feira
Horário: 15 horas (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)
Assistentes: Robert Kispal e Tibor Vamos (ambos da Hungria)
Cartões amarelos: Sebastian Larsson (Suécia); Thiago Silva (Brasil)

Gols: BRASIL: Leandro Damião, aos 31 minutos do primeiro tempo; Alexandre Pato, aos 38 e aos 40 minutos do segundo tempo

SUÉCIA: Andreas Isaksson; Sebastian Larsson, Andreas Granqvist, Jonas Olsson e Behrang Safari; Pontus Wernbloom, Rasmus Elm (Anders Svensson), Samuel Holmén, Christian Wilhelmsson (Alexander Kacaniklic) e Ola Toivonen; Marcus Berg (Tobias Hysén)
Técnico: Erik Hamrén

BRASIL: Gabriel; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dedé) e Alex Sandro; Rômulo, Paulinho (Sandro), Ramires e Oscar (Hulk); Neymar (Lucas) e Leandro Damião (Alexandre Pato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...