terça-feira, 7 de agosto de 2012

anetti faz história e conquista ouro para o Brasil nas argolas

 Zanetti comemora medalha de ouro

A última esperança brasileira de medalhas na ginástica artística na Olimpíada de Londres estava em um jovem estreante que era forte canditato ao pódio: Arthur Zanetti, vice-campeão mundial nas argolas, chegou à final com a quarta melhor nota (15.616) - e, nesta segunda-feira, com a última apresentação entre os oito ginastas finalistas, fez história para o Brasil. Com a nota de 15.900, o brasileiro levou o ouro no aparelho e garantiu a primeira medalha do país na ginástica em todas as edições dos Jogos.

O desempenho de Zanetti surpreendeu até mesmo o chinês Chen Yibing, que foi campeão olímpico em Pequim e iniciou a final das argolas no mais alto nível, já impondo sobre seus adversários uma nota bem difícil de ser superada: 15.800. Com uma apresentação praticamente impecável, Chen defendeu seu título com categoria e só estava esperando os outros sete ginastas encerrarem suas participações para confirmar seu segundo ouro no aparelho.

Mas o que o chinês não esperava era que, depois de seis apresentações piores que a sua, o último ginasta da final iria superá-lo. Arthur Zanetti subiu nas argolas com um exercício com o mesmo grau de dificuldade do de Chen - 6.800 - e teve 0.100 a mais do que o campeão de Pequim na execução, ficando com o lugar mais alto do pódio.

Zanetti exibe a medalha de ouro

Se no Mundial de Tóquio, no ano passado, Zanetti perdeu o ouro nas argolas justamente para Chen, os Jogos Olímpicos de Londres foram a chance de revanche do brasileiro. Depois das medalhas de prata naquele Mundial e também no Pan-Americano de Guadalajara, Arthur Zanetti tornou seu currículo mais dourado nesta segunda-feira e ainda deixou seu nome marcado na história da ginástica brasileira. Mais do que isso, ele se tornou o primeiro ginasta latino-americano da história a conquistar uma medalha em Olimpíadas.

Chen Yibing acabou apenas com a prata, enquanto o experiente italiano Matteo Morandi, de 30 anos, que também fez uma boa apresentação com a nota de 15.733, ficou com o bronze.

Um momento especial das argolas nesta segunda-feira foi a apresentação de Iordan Iovtchev, o búlgaro de 39 anos que disputa em Londres sua quinta Olimpíada. O ginasta fez uma boa apresentação, mas acabou caindo no fim e ficou com a nota de 15.108, em penúltimo lugar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...