quinta-feira, 26 de julho de 2012

Antes da Copa em casa, futebol masculino estreia em Londres para finalmente encerrar obsessão olímpica


Obsessão antes da Copa do Mundo em casa. O ouro olímpico é o título que falta na vasta colocação da seleção brasileira masculina de futebol, que inicia os Jogos de Londres nesta quinta-feira, em Cardiff (País de Gales), contra o Egito, às 19h35 no horário local (15h45 de Brasília).

Não foram poucas as decepções da equipe canarinho em busca da primeira colocação na Olimpíada. São duas medalhas de prata consecutivas em Los Angeles-1984 e Seul-1988, a queda na prorrogação para a Nigéria na semifinal em Atlanta-1996, a eliminação traumática para Camarões - com dois jogadores expulsos - nas quartas de Sydney-2000, além da derrota para a Argentina por 3 a 0 em Pequim-2008

Já ameaçado em caso de novo fracasso em Jogos Olímpicos, o técnico Mano Menezes evitou colocar a pressão em cima de seus jogadores ao garantir que eles não têm nada a ver com tal histórico.

“Essa seleção não tem nada a ver com medalhas que não foram conquistadas, ela só pode conquistar uma. É um grupo de qualidade, pode jogar um futebol capaz de nos colocar nesse momento final. Mas você não conquista nada na primeira rodada, nem na fase de grupos. Temos uma etapa importante para conquistar a classificação, depois pensaremos mais na frente”, afirmou o treinador.

“Ninguém começa competição como campeão, quem pensa assim esta perto de errar. Você se torna campeão durante a competição, e temos um caminho a ser percorrido ainda”, falou.
Rafael Ribeiro - CBF

Oscar, Neymar e Ganso, jovens promessas com nova chance de provarem valor A seleção terá os três jogadores acima dos 23 anos como titulares – Thiago Silva, o capitão, Marcelo e Hulk – além de Oscar como camisa 10 e Neymar como principal estrela. No entanto, poucos dias antes da estreia, o Brasil teve a baixa do goleiro titular Rafael Cabral, do Santos, que lesionou o cotovelo e foi cortado. Gabriel, do Milan, será o primeiro reserva, Renan Ribeiro (Atlético-MG) é o segundo, e Neto, que pouco atuou na última temporada pela Fiorentina, assume como titular.

“São os percalços para os quais temos que estar preparados sempre. Estar preparado sempre significa que já temos um novo goleiro titular, Neto. O fato de não ter jogado é circunstancial. Nossa preferência por relação a ele é que o ritmo de jogo pelo Santos o favorecia. Neto está acostumado com a seleção, não vai mudar absolutamente nada na equipe”, garantiu Mano Menezes.

Além da seleção brasileira, Espanha, Uruguai e México também aparecem como favoritos ao ouro em Londres. Os espanhóis apostam em Jordi Alba e Juan Mata, além de jogadores campeões europeus sub-21. Já o Uruguai tem Luis Suárez e Edinson Cavani como força do ataque. Já o México tem evoluído em suas categorias de base e foi campeão sub-17 há pouco tempo.

Mano Menezes, porém, evita falar em favoritismo. “Teremos que mostrar no campo, que é o que importa. É só ver o caso da Holanda, que entrou como favorita na Eurocopa deste ano e falhou em atingir o mata-mata da competição”, analisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...