quinta-feira, 7 de junho de 2012

VCT FIJI - Ondas a caminho de Tavarua

ESPN.com.br/EXPN
Visual em Fiji Foto: Kirstin/ASP
O tempo mudou. Nuvens escuras e um vento mais forte trazem o recado. O mar vai subir. Tensão no ar? Não. Muito embora eu esteja apreensivo com o potencial dessa ondulação para o fim de semana, os surfistas e a maior parte da equipe técnica que trabalha no Volcom Fiji Pro parecem fazer o que sempre fazem.
Tranquilos. Para os surfistas é dia de treino leve, nadando ou pegando as ondas que sobraram em bancadas no meio do nada. Sim, há ondas que surgem em bancadas de corais distante das ilhas, que já são bem distantes de tudo. Surf no meio do mar.
Talvez o que mais me remete ao fato de estarmos aqui para uma competição é o jogo de xadrez psicológico que acontece entre alguns atletas. Kelly parece não dar nem bom dia para o Mineiro desde aquela derrota em Portugal, seguida do discurso que o deixou sem fala.
Parko não pode encontrar com Jordy sem que role aquela cara de paisagem por parte dos dois. Taj está em outra ilha [Namoto], assim como Medina, mas Gabriel vem para Tavarua todos os dias, jogar futivolei e se divertir com a galera. Taj, ainda não vi por aqui.
Tudo isso pode parecer conversa de revista de fofocas, mas a real é que vitória ou derrota dependem de equações que vão além de pranchas e ondas. A cabeça é arma poderosa. 
Tavarua
Tavarua - Foto: Kirstin/ASP
Gostei de ver Mineiro, sem leashe [cordinha] naquela bancada no meio do nada. Inspiration, é o nome do pico, veio bem a calhar. “Não vou dar aéreos. Só fazer um surf na boa”, disse ele minutos antes de voar com sua prancha uns 2 metros de altura para fora do lipe.
Depois de ir buscar a prancha lá no meio do que parecia ser uma lagoa na banca, resolveu que acertaria um aéreo rodando de back. Tentou, nadou, tentou, nadou... até que acertou. Esse estado mental faz toda a diferença durante uma bateria.
Previsão do Surfline
Previsão das ondas para Tavarua - O campo em roxo indica uma ondulação gigante se aproximando da ilha. -  Foto: Surfline.com
Cerimônia Kava em Tavarua
Cerimônia Kava em Tavarua - Crédito da imagem: Kirstin/ASP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...