sábado, 9 de junho de 2012

Sharapova não dá chances a Errani e conquista Roland Garros, o Grand Slam que lhe faltava


Foi até mais fácil do que todos em Paris esperavam. Em sua primeira final de Roland Garros, Maria Sharapova encantou a todos, acabou com a semana mágica de Sara Errani ao ganhar por 2 sets a 0 (6-3 e 6-2) e conquistou o título do único Grand Slam que lhe faltava.

A russa de 25 anos iguala o feito obtido por outras nove tenistas na história: Maureen Connolly Brinker, Doris Hart, Shirley Fry Irvin, Margaret Court (essas antes da Era Aberta), Billie Jean King, Chris Evert, Martina Navratilova, Steffi Graf e Serena Williams.

Com a taça em Roland Garros, Maria Sharapova venceu uma vez em cada Grand Slam do circuito: Wimbledon-2004, US Open-2006 e Australian Open-2008. "Foi uma jornada e tanto. Demorei muitos anos para chegar a esse estágio", falou a musa russa.

 

A tenista russa fez uma campanha impecável em Paris, cedendo apenas um set nos sete jogos que realizou. Além disso, ao superar Petra Kvitova na semifinal, Sharapova reassumiu a liderança do ranking mundial, tirando a bielorrusa Viktoria Azarenka do posto que ocupava desde o Australian Open.

Já Sara Errani também teve feitos históricos e quase igualou o título conquistado pela compatriota Francesa Schiavone em 2010: a italiana venceu as ex-campeãs Ana Ivanovic e Svetlana Kuznetsova além de Samantha Stosur, vice-campeão do ano passado.

No entanto, Errani não deixará a capital francesa de mãos abanando. Na última sexta, ela conquistou a taça em duplas ao lado de Roberta Vinci, vencendo na final as russas Maria Kirilenko e Nadia Petrova.

Russa agradece aos céus após o título em Paris
Russa agradece aos céus após o título em Paris
Crédito da imagem: Reuters

Esse foi o 27º título de simples conquistado por Sharapova, que neste ano também foi campeã em Stuttgart e Roma. Já Errani buscava o seu sexto troféu no circuito profissional, mas não teve como segurar a força da adversária na decisão.

Para conquistar o último Grand Slam que lhe faltava, Sharapova aproveitou cinco das 13 chances que teve de quebrar o saque da italiana, que converteu dois de cinco break points. A russa ainda pôde se dar ao luxo de cometer 29 erros não-forçados, compensados com 37 winners, contra apenas 12 de Errani.

Mais eficiente no saque, com o qual fez seis aces, a russa ganhou 69% dos pontos que disputou quando encaixou o seu primeiro serviço, enquanto a italiana só ganhou 46 % na mesma condição. Desta forma, ficou em segundo plano o fato de Errani ter cometido apenas 11 erros não-forçados no confronto, já que Sharapova foi absoluta no duelo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...