terça-feira, 19 de junho de 2012

SAL no cinema, em Lisboa


Uma cena clássica do mestre McCoy, sempre impressiona.
Crédito da imagem: DaTela


O Surf at Lisbon Film Fest (SAL), é o primeiro festival internacional de cinema e surf que aconteceu em Lisboa, Portugal, previamente programado para acontecer entre os dias 14 e 16 de junho, no Cinema São Jorge. A idéia é divulgar a cinematografia do surf, apresentando algumas das produções internacionais mais importantes no contexto alternativo e artístico deste tema. Havia tantos filmes interessantes que abriram mais espaço. Estenderam a programação do SAL'12. Durante quatro dias de festa e celebração da cultura do Surf em Lisboa, a galera pode assistir algumas das produções mais interessantes.


Trinta oito filmes foram escolhidos de um total de quarenta e cinco candidatos da primeira edição do festival que contou com a participação de produções provenientes dos EUA, Reino Unido e Brasil.

Ricardo Gonçalves, diretor do SAL, sentia a falta de algo desse gênero no panorama cultural lusitano, por isso a idéia de realizar um festival de filmes de surf em Portugal pareceu-lhe lógica e viável, mesmo com todas as dificuldades.

O Júri da primeira edição do S.A.L. 12 - Surf at Lisbon Film Fest, reuniu, no Cinema São Jorge, uma galera que entende do assunto:

Prémio Longas-Metragem - Júlio Adler, Tito da Costa e Mário Patrocínio
Prémio Curtas-Metragens - João Valente, Miguel Pedreira e Nuno Jonet
Prémio Melhor Fotografia - Ricardo Bravo, João Valente e Júlio Adler


O resultado foi o seguinte:
Melhor Longa-Metragem - A Deeper Shade of Blue, de Jack McCoy
Melhor Fotografia - Uncommon Ideals, de Chris McClean
Melhor Curta Metragem - Uncommon Ideals, de Chris McClean.
Melhor Produção Nacional - Gasoline, dos realizadores portugueses Júlio Barreiros e Álvaro Teixeira
Menções honrosas para Doze, realizado por Office Film Stor3, Stoked and Broke, de Cyrus Sutton, Board Room, de Markus Davids e Manufacturing Stoke, de Pierce Kavanagh.

A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu na noite do dia 17 e contou com a presença e participação dos realizadores premiados. Esse festival deve rolar no Brasil em breve. Postei alguns teasers. Já assisti “A Deeper Shade of Blue”, de Jack McCoy, durante o WCT lá em Bells. O filme apresenta surfistas de todo o tipo começando pelos mais famosos como Jordy Smith, passando pelos surfistas desconhecidos do Havai. O objetivo do filme é valorizar o berço do surf, o Havai. Achei até um pouco longo, mas há cenas imbatíveis. Espero que chegue logo no Brasil.

Lost and Found, por exemplo, é um filme feito a partir da descoberta de 30 mil negativos encontrados em três caixas, num mercado de rua em Los Angeles, Califórnia. Ao longo dos três últimos anos Doug Walker viajou reunindo fotógrafos e surfistas com algumas das melhores imagens. É um filme feito verdadeiro com histórias contadas e captadas de uma forma inédita em filmes de Surf. Histórias não são contadas, serão esquecidas.


A Deeper Shade of Blue - Trailer 1   





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...