domingo, 10 de junho de 2012

Por favor, parem de comparar Neymar a Messi. Respeitem Neymar


Quantas vezes será necessário que Messi enfrente Neymar, seja pelo Barcelona ou vestindo a camisa da Argentina, para que os "pachecos" de plantão se convençam do óbvio? Se convençam de que comparar os dois é o que de pior podem fazer com o brasileiro.

A cegueira motivada por um pseudo-patriotismo rasteiro motiva pessoas e personagens a forçarem a barra na tentativa de convencer alguém daquilo que evidentemente não é a tradução da realidade. Com qual objetivo? O que eles pretendem com isso?

Pelé, ou melhor, Édson, é um dos que de vez em quando aparecem para repetir que Neymar é melhor do que Messi. Será que usa esse discurso para descartar outra discussão — bem mais séria —, sobre a possibilidade de ele mesmo ser superado pelo atual 10 argentino?

Neymar pode, um dia, se igualar ao barcelonista como jogador de futebol, talvez o supere, sei lá. Só o tempo dirá. Mas hoje, aos 20 anos, com o argentino às vésperas do 25º aniversário, o brasileiro só tem a perder com a comparação, especialmente se alguém o convencer de que (já) é melhor.

Vamos parar com isso. Basta de frases feitas como as de Edson, o Pelé, talvez tentando fazer média com a torcida do Santos ou com os "pachecos". O torcedor santista e da seleção brasileira com o mínimo de equilíbrio e sensatez não precisa desse tipo de discurso.

Da mesma forma, Neymar não precisa ser melhor do que Messi para nos convencer de que é um jogador espetacular, possível melhor do planeta no futuro, evidente melhor do Brasil no momento. Vamos respeitá-lo, por favor.

PS: a defesa da seleção de Mano Menezes não será a deste sábado, do meio para a frente o time evolui e as alternativas aparecem, a equipe encerra o ciclo de quatro amistosos melhor do que quando começou. Neymar não decidiu contra a Argentina, mas jogou bem, participou de dois gols e assumiu a responsabilidade, se portou como protagonista, até lateral bateu. Mas o melhor de tudo, teve mais uma lição "in loco" do melhor jogador do planeta. Bom aluno, aí ele só tem a ganhar.


Neymar em ação contra a Argentina: mais uma exibição decisiva de Messi, 
o melhor, é óbvio Crédito da imagem: divulgação/CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...